x

SAQUE-ANIVERSÁRIO PODE MUDAR

Conselho Curador do FGTS deve restringir antecipação de valores do fundo com saque-aniversário

Com as regras atuais, trabalhadores conseguem fazer contratos com instituições financeiras para antecipar o valor do saque aniversário a ser recebido por vários anos, mas conselho visa reduzir prazo.

07/10/2025 10:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Conselho do FGTS deve restringir saque-aniversário antecipado

Conselho Curador do FGTS deve restringir antecipação de valores do fundo com saque-aniversário

O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) se reunirá nesta terça-feira (7) para discutir mudanças no saque-aniversário do fundo. O objetivo das alterações é restringir a antecipação de valores pela modalidade.

Segundo apurou a TV Globo, o governo quer estabelecer um limite para a antecipação do saque-aniversário do FGTS, com máximo de duas parcelas sendo antecipadas. Ou seja, só poderá ser antecipado o saque-aniversário de dois anos.

O objetivo é preservar as contas do fundo e também evitar que os recursos do trabalhador fiquem comprometidos em operações de crédito, reduzindo o valor disponível em sua conta de FGTS.

Com as regras atuais, os trabalhadores conseguem fazer contratos com instituições financeiras para antecipar o valor do saque aniversário a ser recebido por vários anos. Há casos em que os bancos oferecem o equivalente a 12 anos desses saques – mas com juros.

Atualmente também é possível que o trabalhador faça vários contratos de antecipação do saque aniversário com diferentes bancos. A medida também deve restringir a quantidade de operações usando o mecanismo.

Dos 42 milhões de trabalhadores ativos, pouco mais da metade (21,5 milhões) já aderiram ao saque aniversário.

Saque-aniversário na mira do governo

A modalidade do saque-aniversário do FGTS está na mira do governo desde o início do novo mandato e o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, já demonstrou seu interesse em encerrar a modalidade.

O saque-aniversário só pode acabar ou ser alterado se feito com alteração da legislação. Ou seja, depende de apoio no Congresso Nacional para aprovar um projeto de lei.

O governo sequer chegou a mandar uma proposta nesse sentido – de acabar com o saque aniversário.

No entanto, o Conselho do FGTS consegue mudar normas para que o uso da antecipação do saque aniversário fique mais restrita. Essa é uma proposta do Ministério do Trabalho.

A expectativa é que esse seja o primeiro item a ser votado na reunião desta terça-feira (7).

Com informações g1

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade