Trabalhadores que atuam sob o sistema da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) devem receber ainda nesta sexta-feira (19) o pagamento da segunda parcela do 13º salário de 2025.
O acerto do 13º salário, como previsto na CLT, pode ser feito em parcela única em novembro ou em duas cotas, sendo que a primeira parcela, sem qualquer desconto, deveria ter sido paga até 30 de novembro. Já a segunda pode ser feita até o dia 20 de dezembro, desde que a data caia em dia útil. Como neste ano a data cai em um sábado, o pagamento da segunda parcela deve ser feito obrigatoriamente ainda nesta sexta-feira (19).
Para quem recebe o pagamento em duas parcelas, vale lembrar que a segunda parcela paga hoje é sempre menor que a primeira, já que é nesse pagamento que incidem os impostos, como Imposto de Renda e contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Já o cálculo do valor total do 13º salário considera a remuneração integral do trabalhador e o número de meses trabalhados ao longo do ano. Para ter direito à gratificação completa, o empregado deve ter trabalhado durante todos os 12 meses do ano-base. Caso contrário, o valor é proporcional.
Além disso, empregados afastados por auxílio-doença ou licença-maternidade também recebem o benefício, com o valor sendo pago em conjunto pela empresa e pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), conforme o tempo de afastamento.













