x

Contribuintes do Simples ganham maior prazo

As microempresas inscritas no Simples terão um prazo mais longo para recolher os tributos. O vencimento passa do 10º para o 20º dia após o encerramento do mês.

17/08/2005 00:00:00

2,2 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

As microempresas inscritas no Simples terão um prazo mais longo para recolher os tributos. O vencimento passa do 10º para o 20º dia após o encerramento do mês. É o que prevê o texto substitutivo à Medida Provisória 252, também conhecida como "Medida Provisória do Bem" ou "MP do Bem". A nova versão da MP foi apresentada ontem pelo relator, deputado Custódio Mattos (PSDB-MG). Ainda estava em discussão na noite de ontem o adiamento dos prazos de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) , que passa do 7º para o 20º dia do mês. O novo texto continuou a ser discutido até altas horas da noite de ontem. O alongamento do prazo foi o mais recente dos vários aperfeiçoamentos incluídos pelo relator. A "MP do Bem" tem como ponto central a suspensão da cobrança das contribuições relativas ao Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre empresas novas que exportem pelo menos 80% da produção. Havia um pleito de se estender esse benefício para as empresas de energia, que não foi atendido. Em compensação, foi autorizado a elas que descontem mais rapidamente o valor das contribuições federais que vem embutido nos preços dos equipamentos por elas adquiridos. As empresas de energia também queriam voltar para a sistemática antiga de recolhimento da Cofins, pelo regime cumulativo. Essa mudança, porém, só foi aceita para as pequenas hidrelétricas e as usinas que geram energia a partir de biomassa e energia eólica.

Fonte: CRC-SP

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.