x

Tecnologia

Confira os melhores momentos do segundo dia da Conta Azul CON 2019

Conferência auxilia a simplificação de rotinas contábeis através de dicas em palestras e painéis.

28/10/2019 11:38:00

393 acessos

Nesta quarta-feira, 23, a Conta Azul realizou o segundo dia da ContaAzul [CON] 2019, considerada a maior Conferência de Contabilidade e Tecnologia da América Latina.

O evento que aconteceu entre os dias 22 e 23 de outubro, contou com mais de 50 palestras e cerca de quatro mil conexões, discutindo tendências de tecnologia e inovação para os negócios contábeis.

O segundo dia da conferência contou com mais de vinte palestras com grandes nomes do mundo da contabilidade. Entre eles, Geni Whitehouse, contadora e consultora norte-americana; Augusto Netto, Head Of Portfolio Management da Conta Azul, Vanessa Butalla, diretora jurídica da Serasa, Luiz Corrêa, sócio da Contabilidade Luiz Corrêa, e Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil.

A primeira palestra no palco central contou com a presença internacional da contadora norte-americana Geni Whitehouse, com a palestra O poder da segmentação para a escalabilidade do seu negócio. A consultora explicou as diferenças da contabilidade no EUA que trabalha, principalmente, com um mercado segmentado.

Segundo Whitehouse, clientes procuram solução para os seus negócios. E, ainda de acordo com ela, a segmentação permite que os contadores consigam auxiliar CEOs e gerentes em cada estágio das suas empresas, aproximando a relação cliente-contador e trazendo melhores resultados.

Augusto Netto, gerente de projetos da Conta Azul, explicou A gestão de projetos como caminho para a produtividade. Para ele, os contadores precisam acompanhar a velocidade da mudança. “É preciso entender o comportamento dos clientes, já que eles estão ficando mais exigentes e querem um menor prazo para a entrega de tarefas.”

Segundo Augusto, as mudanças não devem ser vistas como ameaça, mas como oportunidade de diferenciação e crescimento. “O escritório Contábil vai crescer, mas ele precisa ser ágil.”

Uma das mudanças previstas no mundo da contabilidade é a LGPD, tema que também foi abordado no Conta Azul CON. Para Vanessa Butalla, diretora tributária da Serasa, profissionais precisam se adequar desde já às novas normas que passarão a vigorar em 2020.

Segundo Vanessa, é preciso analisar quais informações as empresas contábeis vêm recebendo dos seus clientes em documentos como a folha de pagamento. “Os escritórios devem ter guardadas apenas informações realmente necessárias para a atividade da empresa. Assim, o prejuízo de vazamento fica menor.”

Luiz Corrêa, sócio da Contabilidade Luiz Corrêa, falou sobre a importância do BPO, que facilita o processo de gestão financeira. É uma modalidade crescente e cada vez mais buscada no mercado.

É a gestão de vários processos, como a de contas a pagar e receber, gestão de documentação e até conciliação bancária. Ele é capaz de tornar a rotina da empresa mais proveitosa e trazer melhores resultados.

O evento contou ainda com um painel abordando o Futuro do eSocial que contou com a participação de Alexandre de Carvalho, Ronaldo Dias Oliveira, Alexandre Saramelli e Jeziel Oliveira.

De acordo com Alexandre, os contadores devem ser respeitados e ouvidos. O que os profissionais precisam são mudanças que, de fato, simplifiquem tarefas e facilitem a rotina contábil.

Por fim, o ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, ministrou a palestra Contadores são Heróis. O professor comentou sobre as mudanças tecnológicas que têm ocorrido no Brasil.

“Toda mudança traz resistências, por isso, é importante que todas as decisões sejam tomadas em conjunto”, finaliza FHC.

 

MATÉRIAS RELACIONADAS
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.