Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 2.054

Contratação de veterinário por um Pet shop

TCHELER DE OLIVEIRA

Tcheler de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 2 agosto 2013 | 14:14

Boa tarde,

Tenho um cliente que tem um pet shop, e quer fichar a carteira de um veterinário na sua empresa,minha dúvida é com relação ao sindicato e o piso salarial, ela acordou com o mesmo de pagar 3 salários mínimos,eu dei uma olhada no sindicato dos veterinários do RJ, e o piso está fixado em 6 salários mínimos,pode ela fichar a carteira dele com esses 3 salários?? e a contribuição sindical anual referente a um dia de trabalho descontado desse funcionário será devido ao comercio sendo este o ramo de atividade desse meu cliente??

FABIO DOS REIS SILVA

Fabio dos Reis Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 2 agosto 2013 | 14:20

Tcheler,

Uma leve correção, vai registrar a CTPS e não "fichar".
Não pode, deverá usar o piso profissional que no caso é de 6 salários minimos. Aconteceu recentemente comigo na contratação de um arquiteto.
Quanto a Contribuição sindical deverá recolher ao sindicato no qual o mesmo está sindicalizado, não vejo problema em ser no sindicato do comércio que no seu caso está a maioria dos outros empregados.

Att.
Fabio Reis
Analista de RH
TCHELER DE OLIVEIRA

Tcheler de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 2 agosto 2013 | 14:38

Fabio,

Entendi, deixa eu lhe perguntar uma coisa, se assim proceder o registro desse funcionário com os 3 salários, poderá ocorrer problema na hora de homologar uma futura rescisão no sindicato do comercio ou uma provável reclamação trabalhista por conta desse funcionário??

TCHELER DE OLIVEIRA

Tcheler de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 2 agosto 2013 | 15:20

entendi Fabio,

Muito obrigado por esse esclarecimento, estou com uma dúvida num outro assunto, talvez você possa me ajudar, tenho um cliente que é CEI, qual o valor de Terceiros e Rat que ele deverá pagar?? pois estou preenchendo os dados deste CEI e está constando no meu sistema o código 99 para terceiros e uma alíquota de 4,5% e 2,00% para o Rat,onde eu posso conferir esses dados para confirmação?

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 10 anos Sexta-Feira | 2 agosto 2013 | 23:49

Verifique se a carga horária contratual é a limitada pelo Sindicato, e se este obsta redução da carga horária.

O piso salarial está limitado pela carga horária definida, pode não haver impedimento para redução da jornada com respectiva redução proporcional do salário.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.