Contábeis o portal da profissão contábil

1
Out 2014
11:17

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

Não cumprimento do Aviso Prévio

24   respostas
6.578   acessos

POSTS RELACIONADOS

Jaqueline Reis Monteiro

Usuário Iniciante

postada em: Quinta-Feira, 27 de dezembro de 2007 às 09:16:22
Bom dia!

Gostaria de tirar uma dúvida: Dei o aviso prévio para uma funcionária dia 26/12/2007 que deverá ser cumprido até dia 24/01/2008. Sendo que a funcionária tem em vista outro emprego e poderá ser chamada a qualquer momento. Ela optou por faltar 07 dias. Minha dúvida é: Se for chamada para o outro emprego no dia 02/01/2008, como fica o restante dos dias em que deveria cumprir o aviso? A data de dispensa muda? Se puderem, mandem alguma base legal.
Abraços e um Feliz Ano Novo a todos do Portal Contábeis!!!

Jaqueline
Esther Luiza Willumsen Zandona

Usuário 2 Estrelas de Prata

postada em: Quinta-Feira, 27 de dezembro de 2007 às 10:40:21
Olá Jaqueline,

Veja este site, ele possui um vasto material sobre Aviso Prévio

Atenciosamente,

Esther Luiza

Ajude o Fórum: Utilize-se sempre do campo Pesquisa antes de formular uma pergunta.
Persistindo dúvidas, você poderá tirá-las no mesmo tópico.

Rodrigo Mirandela Ferreira

Usuário Estrela Nova

postada em: Quinta-Feira, 27 de dezembro de 2007 às 13:47:36
Boa Tarde Jaqueline!!!

De acordo com a súmula 276 do TST, este é o único caso onde o funcionário pode renunciar ao aviso prévio. A funcionária deve comunicar que conseguiu outro emprego. Esta comunicação será acompanhada de carta em papel timbrado da empresa contratante, confirmando a contratação. O pagamento da rescisão será de 10 dias após o último dia trabalhado.

Atenciosamente,

Rodrigo Mirandela

Foco no resultado!
Jaqueline Reis Monteiro

Usuário Iniciante

postada em: Quinta-Feira, 27 de dezembro de 2007 às 15:06:32
Obrigada Esther! Adorei o site!

Olá Rodrigo! pelo que entendi o prazo é o mesmo do aviso indenizado. Mas como fica o Aviso? Não tem o cumprimento e a empresa indenizaria este aviso? ou simplesmente o funcionário não cumpre e não indenizaria a empresa?

Jaqueline

Usuário Estrela Nova

postada em: Quinta-Feira, 27 de dezembro de 2007 às 15:46:07
O Aviso fica suspenso. Nem a empresa, nem o funcionário precisa indenizar os dias restantes. Tanto os avos, quanto o saldo de salário serão contados até o último dia efetivamente trabalhado.
Mas é importante que a empresa fique bem documentada para no futuro poder comprovar que não pagou nem indenizou o aviso integral porque a funcionário conseguiu outro emprego. Como falei na resposta anterior, a base legal é a súmula 276 do TST.
Espero ter ajudado.

Abs!!!

Rodrigo Mirandela

Foco no resultado!
Jaqueline Reis Monteiro

Usuário Iniciante

postada em: Quinta-Feira, 27 de dezembro de 2007 às 15:50:48
Oi Rodrigo

Obrigada pela resposta!
Me esclareceu bastante

FELIZ ANO NOVO!! Paz, Saúde e Prosperidade!!!
Abraços

Jaqueline
Sandra Alves

Usuário Estrela Nova

postada em: Terça-Feira, 8 de janeiro de 2008 às 13:08:16
No caso... o trabalho foi dispensado sem justa causa e não quis cumprir o aviso prévio que terminou dia 30/12/2007... eu pergunto... qual será a data p/ homologação? Ou melhor qual seria a data p/ o pagto das verbas rescisórias?

Usuário Estrela Nova

postada em: Terça-Feira, 8 de janeiro de 2008 às 13:12:25
O pagamento da rescisão será de 10 dias após o último dia trabalhado.

Att,

Rodrigo Mirandela

Foco no resultado!
Claudia Dione Lazzarin

Usuário Ativo

postada em: Terça-Feira, 19 de fevereiro de 2008 às 17:02:45
boa tarde

teho uma funcionaria que foi dispensa e optou em cumprir o aviso prevido 23 dias - como ela conseguir um novao emprego parou de trabalhar - veio com a carta em maos da outra empresa - a minha duvida e o seguinte data do aviso foi 02/01/08 o termino seria 24/01/08 cumpria nomal e ganharia 30 dias de salarios 23 dias + 7 e agora que ela trabalhou somente até o dia 17/01/08 - como proceder com os caluculos dos dias sendo que lea trabalhou 8 horas diarias - nao posso simplesmente colocar 16 dias de aviso prevido trabalhado na rescisao - tem mais uns devido ela ter trabalhado 8 horas diarias
obrigada
Luciana dos Santos

Usuário Novo

postada em: Segunda-Feira, 10 de março de 2008 às 23:49:06
estou de aviso e fiquei doente ganhei 4 dias do medico
isso pode complicar alguma coisa por esta de aviso
Jaqueline Reis Monteiro

Usuário Iniciante

postada em: Terça-Feira, 11 de março de 2008 às 08:25:54
Luciana, bom dia!

Vc está em cumprimento de aviso prévio, mas o abono de faltas pelo médico é garantido, portanto, não interfere no seu aviso. Vale o prazo normal!

Jaqueline
Luciana dos Santos

Usuário Novo

postada em: Terça-Feira, 11 de março de 2008 às 11:51:33
muito obrigada Jaqueline
Rodrigo S. Cespede

Usuário Novo

postada em: Quinta-Feira, 13 de março de 2008 às 14:21:53
Olá..se possível esclarecerem-me, aguardo por gentileza a resposta.
No dia 25 de fevereiro/08 solicitei rescisão do meu contrato de trabalho para o dia 29 de fevereiro, através de carta escrita à empresa que aceitou e deu seu ciente, dando baixa em minha CTPS nessa data (29/02) que também foi o último dia de trabalho prestado. Disseram (não assinaram) que tudo bem, aceitavam.
Comecei a trabalhar em nova empresa no dia 03 de março/2008.
No dia 07 DEPOSITARAM em minha conta corrente um valor COM DESCONTO DE 30 DIAS DO AVISO..
Existe outras diferenças erradas..ao que reclamei..
Exigi o pagamento de multa por atraso de pagamento, porque, entendo que se descontaram 30 dias como multa, O AVISO FOI INDENIZADO, e teriam então 1 dia util para me pagaram à partir de 29 de fevereiro..ELES DIZEM NÃO.
Pergunto, tenho direito a essa multa? A empresa agiu corretamente, está certa?
Obs- até a presente data não fizeram a minha homologação..O QUE DEVO FAZER E O QUE POSSO PLEITEAR ?
Grato.
Rafael Dornelles

Usuário 3 Estrelas Novas

postada em: Quinta-Feira, 13 de março de 2008 às 15:36:14
CLT - Artigo 477
§ 6º - O pagamento das parcelas constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação
deverá ser efetuado nos seguintes prazos:
...
b) até o décimo dia, contado da data da notificação da demissão, quando da ausência do aviso
prévio, indenização do mesmo ou dispensa de seu cumprimento.

A empresa tem até dias para te pagar.
Rodrigo S. Cespede

Usuário Novo

postada em: Quinta-Feira, 13 de março de 2008 às 16:29:57
NÃO ENTENDI....DESCULPE...MAS NÃO ENTENDO REALMENTE DE LEI..EU JÁ LI ESSE ARTIGO NA CLT, E NÃO CONSEGUI ENTENDER..

O QUE SIGNIFICA ATÉ O 10º DIA CONTADA DA NOTIFICAÇÃO DA DEMISSÃO...
ESSA DATA DA NOTIFICAÇÃO É A DATA EM QUE EU ESCREVI A CARTA PEDINDO O AFASTAMENTO DA EMPRESA, OU A DATA EM QUE ELES DERAM A BAIXA NA MINHA CARTEIRA?

SE ELES CONCORDARAM EM ACEITAR MINHA DEMISSÃO, TERIAM O DIREITO DE DESCONTAR 30 DIAS?

EU TRABALHEI DO DIA 25 (data que entreguei a carta) até o dia 29...

QUERIA SABER SE TENHO DIREITO A PERPECPÇÃO DO PAGAMENTO DE UMA MULTA..PORQUE SE TIVER, OS 30 DIAS INDIRETAMENTE ESTARÃO SENDO DEVOLVIDOS...

GRATO....AGRADEÇO SINCERAMENTE SE PUDER ESCLARECER-ME MELHOR.

RODRIGO.

postada em: Quinta-Feira, 13 de março de 2008 às 16:40:45
Olá Rodrigo,

O que acontece é o seguinte.
Como foi você quem pediu demissão você teria duas opções:
- Trabalhar mais 30 dias para pagar o Aviso Prévio ou,
- Pagar o Aviso Prévio. Ou seja, ter um mês de salario descontado de sua rescisão.

Se vc chegou a trabalhar 4 dias, a empresa tem sim que pagar esses 4 dias, mas é somente isso. O restantela tem direito de descontar.

O artigo da CLT deixa claro que o empregador tem 10 dias para fazer o pagamento. Só não terá esses dez dias em caso de aviso prévio TRABALHADO ou no final de um contrato de experiência por exemplo.

Caso ainda tenha dúvidas, poste novamente.

Obs.: Evite mensagens em caixa alta.

Atenciosamente,

Esther Luiza

Ajude o Fórum: Utilize-se sempre do campo Pesquisa antes de formular uma pergunta.

Rodrigo S. Cespede

Usuário Novo

postada em: Quinta-Feira, 13 de março de 2008 às 17:55:33
Grato..mas poderia sanar apenas mais uma dúvida?

Eu pedi demissão no dia 25, ela deu ciente, e no dia 29 como solicitei no aviso, ela deu baixa na minha carteira..

Os dez dias para pagamento contam à partir da data da minha entrega da carta, ou da data que ela deu baixa..

(na carta de pedido de demissão do dia 25/02 eu pedia para rescindir meu contrato até 29/02, porque eu tinha um convite de uma outra empresa para início em 03/03)...

Ela fez um depósito em minha conta corrente no dia 07 de março, de um valor muito pequeno, acredito que tenha erros, mas o importante pra mim é saber em em que data ela deveria ter efetuado o pagamento e feito a homologação...
Obrigado...realmente grato.

postada em: Quinta-Feira, 13 de março de 2008 às 18:05:42
Olá Rodrigo,

São dez dias contados a partir do momento da rescisão. Se neste caso a rescisão se deu no dia 29, é a partir desta data que deverá contar.

Atenciosamente,

Esther Luiza

Rodrigo S. Cespede

Usuário Novo

postada em: Quinta-Feira, 13 de março de 2008 às 18:17:10
Olá Esther..

Muito obrigado Esther...realmente valeu muito obter os teus esclarecimentos, porque, eu poderia ser injusto com a empresa..

Claro que fico chateado, porque, eles concordaram em me dispensar, e não me avisaram que iriam descontar...e a gente,leigo como é, acaba perdendo e muito..

Eu pensei já que por terem descontado os 30 dias, então o prazo seria o primeiro dia útil do dia da baixa.. ou ainda, então, o 10º dia da data que dei o aviso..

Viu como é dificil a gente interpretar a lei quando não se é da área?
Grato por tudo../

Se um dia puder ajudar na minha área, conte comigo.
Atenciosamente,

Rodrigo
Marco Carvaho

Usuário Iniciante

postada em: Sexta-Feira, 30 de julho de 2010 às 11:58:20
Bom dia Senhores(as),
Estou com uma dúvida em relação ao pagamente de uma rescisão acontece o seguinte:
Amanhã dia 31/07 darei aviso indenizado a um funcionário.
Conforme a legislação eu tenho que pagar as verbas rescisórias em até 10 dias, no caso até dia 10/08. Porem o empregado também tem o direito de receber o salário do mês até o dia 5 do mês subseqüente, neste caso até dia 05/08.
O salário do funcionário é R$ 610,50. Foi admitido em 01/04/09
Pela lógica eu deveria fazer um recibo contendo o salário do mês 07/2010 e descontando o INSS para pagamento em 05/08, conforme abaixo, certo?
Verbas...................................Ref............................Provento....................Desconto
Salário do Mês......................30 dias.........................610,50
Salário Família.....................1 quota...........................19,19
INSS.......................................8%....................................................................48,84
Liquido.......................................................................................................... 561,66

E só depois pagar as verbas rescisórias até dia 10/08 conforme abaixo, certo?

Verbas...................................Ref............................Provento....................Desconto
Aviso Indenizado..................30 dias.........................610,50
13º Salário.................................7/12.........................356,13
13º Salário S/ Aviso..................1/12............................50,88
Férias Proporcionais..................4/12.........................203,50
Férias Aviso Indenizado............1/12...........................50,88
1/3 Ferias. ....................................1/3............................84,79
INSS............................................8%...............................................................48,84
INSS s/ 13º Sal.............................8%...............................................................28,49
Liquido.......................................................................................................... 561,66

Esses valores são calculados pelo meu sistema de Folha de Pagamento.

Porém na hora de recolher o INSS, devo juntar o Aviso Prévio e Salário do Mês na base de calculo e depois aplicar a tabela, no caso daria R$ 1221,00 x 9% (conforme tabela), mas se eu fizer em recibos separados o sistema calcula 8% pra cada recibo (e não me deixa corrigir manualmente), o que no final gera um erro.

Minha Dúvida:

No dia 05 ao invés de fazer um Recibo de Salário, descontando o INSS, posso fazer um Recibo de Adiantamento de Salário com o valor bruto do salário do mês e salário família e depois descontar isso na rescisão no dia 10/08, conforme abaixo:

Recibo de Adiantamento para pagamento em 05/08:
Adiantamento de Salário......30 dias.............................629,69
Liquido.......................................................................................................... 629,69

Termo de Rescisão para pagamento em 10/08:
Saldo de Salário....................31 dias.........................610,50
Salário Família ....................01 quota..........................19,19
Aviso Indenizado..................30 dias.........................610,50
13º Salário.................................7/12.........................356,13
13º Salário S/ Aviso..................1/12............................50,88
Férias Proporcionais..................4/12.........................203,50
Férias Aviso Indenizado............1/12...........................50,88
1/3 Ferias. ....................................1/3............................84,79
INSS............................................9%..............................................................109,89
INSS s/ 13º Sal.............................8%...............................................................28,49
Adiantamento.................................................................................................629,69
Totais .......................................................................1986,37........................ 768,07
Liquido........................................................................................................ 1218,30

Leila

postada em: Sexta-Feira, 30 de julho de 2010 às 12:00:30
Marco,

O pagamento do salário do mês de Julho será feito juntamente com a rescisão, até o dia 10/08.
Marco Carvaho

Usuário Iniciante

postada em: Sexta-Feira, 30 de julho de 2010 às 20:15:51
Mas o salário do mês não tem que ser pago até o dia 05 do mes subsequente?
O empregado não seria prejudicado nesse caso?
Eu realmente fiquei com muita dúvida neste caso, pois o empregano não pode ser prejudicado, mas a empresa tambem não tem condições de pagar tudo de uma só vez até o dia 05/08.
Sandra Alves

Usuário Estrela Nova

postada em: Segunda-Feira, 2 de agosto de 2010 às 08:36:35
Meu amigo Marco...

realmente o salário tem que ser pago até o 5º dia util, mas nesse caso o saldo de salario faz parte das verbas rescisorias e por lei vc tem o direito de pagar a rescisão até 10º dia, por ser aviso indenizado.

Espero que eu tenha ajudado

tenha um excelente dia

Sheila

Usuário Novo

postada em: Quinta-Feira, 3 de fevereiro de 2011 às 12:27:08
Boa tarde!

Minha empresa deu um aviso prévio, onde o empregado optou por não cumprir o aviso prévio (ele colocou no aviso). O prazo de pagamento seria em 10 dias? No TRCT coloco a data do aviso, e do afastamento sendo a mesma? Posso descontar o aviso prévio? Ou o pagamento seria no prazo de 30 dias?

Obrigada
Camila da Silva Costa

Usuário Novo

postada em: Segunda-Feira, 12 de março de 2012 às 23:54:05
Preciso de uma orientação urgente.Entrei em uma empresa no dia01/08/2011 e fui demitida com aviso prévio indenizado no dia 01/03/2012. Não assinei nenhuma rescisão, somente o comunicado de dispensa nesta data. A funcionária do DP me informou que as minhas verbas rescisórias iriam ser depositadas em até 10 dias corridos e que neste mês, o décimo dia cairia no final de semana e que deveria ser pago no dia útil anterior (09/03). Aconteceu que não foi depositado nenhum valor na minha conta no dia 09/03. Hoje (12/03), entrei em contato novamente com a funcionária da empresa informando que não havia nenhum valor em minha conta e indaguei sobre a multa. Ela confirmou que foi um erro no setor financeiro da empresa e que a verba rescisória ia cair na parte da tarde do mesmo dia. Já a multa só iriam depositar no prazo mínimo de 15 dias. Minhas dúvidas são:
Esta multa tem prazo pra ser depositada?? Quando eu for assinar a rescisão, deve constar qual data, a que deveria ter sido depositada ou a que realmente foi depositada a verba rescisória? Caso esteja incorreta a data, eu devo assinar a rescisão ou não? E quanto a multa, onde eu devo recorrer para que eles me paguem, ministério do trabalho ou um advogado trabalhista??
Fico no aguardo de um breve retorno.

Atenciosamente,

Camila.

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Receba Novidades

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 1.33 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César