Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 4.321

Recibo RPA professor de inglês

Larissa Maria S. Camrgo

Larissa Maria S. Camrgo

Iniciante DIVISÃO 2, Professor(a) Inglês
há 9 anos Quarta-Feira | 20 agosto 2014 | 23:29

Boa noite,

Sou professora de inglês e presto serviços a uma empresa - ME em São Bernardo do Campo - a qual está querendo que eu emita recibo de RPA. Li alguns fóruns, porém ainda tenho algumas dúvidas:
1. preciso ter um CNPJ ou posso usar somente meu CPF e PIS?
2. sou eu que faço a emissão ou seria a empresa pagadora / contratante? Se eu emitir, eu faço os recolhimentos, correto?
3. Gostaria de saber se, como pessoa física, recolho somente INSS e IPRF. A regra de recolhimento de IRPF é a mesma da CLT - o pagamento é feito somente para valor acima de R$ 2000,00?
4. Na cidade de São paulo incide ISS, mas a empresa é de São Brenardo do Campo. Pelos fóruns lidos, entendi que devo sim pagar. Está correto?

Agradeço a ajuda e atenção. Gostaria de fazer tudo corretamente para que não tenha problemas futuros.

Larissa

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 21 agosto 2014 | 11:48

Larissa, bom dia, respondendo;

1) Não há necessidade do CNPJ pode ser o CPF, informar também o número do PIS.
2) Você mesmo pode emitir, o recolhimento e a empresa que recolhe, isso porque você está descontando então cabe a empresa recolher.
3) Com relação ao INSS a empresa que recolhe idem ao I.Renda, (isso se estiver sendo descontado na RPA). O calculo do I.Renda segue a tabela atual.
4) Com relação ao ISS você precisa verificar na prefeitura da cidade onde irá prestar o serviço.

Acesse o link abaixo, irá calcular automaticamente
Todos os descontos e a cargo da empresa, ok...
Agora se você já prestou serviço neste mês a outra empresa e foi descontado o INSS, deverá somar (empresa atual + empresa anterior) e aplicar a tabela, deduzindo o que foi descontado na anterior, ok...

http://www.feesc.org.br/site/?pg=calculo-servico

(este calculo você deverá ficar atenta ao ISS).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.