Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 83

acessos 95.240

Retificar GFIP FPAS Errado

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 20 abril 2016 | 10:52

Olá Leonir Maia
Bom dia,

Segue orientações de acordo com o Manual SEFIP:

Exemplo n° 1: Retificação de um FPAS informado para um FPAS correto:

Foi transmitida GFIP/SEFIP para o estabelecimento 0001, a competência 08/2005, o código de recolhimento 115 e o FPAS 507, contendo 20 trabalhadores (Modalidade branco ou 1). Houve erro na informação do FPAS. O correto era o FPAS 515.
Para correção, deve ser transmitida uma nova GFIP/SEFIP, com a chave correta; ou seja, para o estabelecimento 0001, a competência 08/2005, o código de recolhimento 115 e o FPAS 515, contendo os 20 trabalhadores informados com a Modalidade 9.
Deve ser transmitido também um pedido de exclusão para a GFIP/SEFIP com o FPAS 507. O pedido de exclusão é feito no próprio SEFIP, em “Abertura do Movimento”, selecionando a opção “Pedido de exclusão de informações anteriores”. É necessário informar os dados da chave da GFIP/SEFIP a excluir: competência 08/2005, código de recolhimento 115, selecionando o estabelecimento 0001 para participar do movimento. Este estabelecimento deve estar cadastrado com o FPAS 507.


Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Leonir Maia

Leonir Maia

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 8 anos Quarta-Feira | 20 abril 2016 | 11:58

Vânia, bom dia!

Obrigada pelo retorno mas ainda tenho dúvidas, pois as GFIP's que estão com o FPAS errado (507) são as de recalculo de FGTS, sei que tenho de excluí-las mas a questão é que as guias do FGTS geradas através destas já foram pagas pelo meu cliente e, devo mesmo refazer as de 515 visto que elas já foram feitas em sua época e em dia?

Agradeço desde já.

Ivan Araujo

Ivan Araujo

Ouro DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 1 agosto 2016 | 21:25

Vitor Luiz Santanta Ferreira

Prezado

O certo é enviar uma exclusao de sefip e enviar uma nova sefip com fpas correto.


Abs.

Que seja de Paz e Bem os nossos pensamentos.
Reginaldo Tredezini

Reginaldo Tredezini

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 14 outubro 2016 | 13:56

reenvie 12/2014 e 13/2013 que falta ausência na receita, modalidade 9 e não exclui o anteior, so que um funcionário esta errado a data de admissão, que devo fazer, excluir o anteriores e fazer outro modelo 9.....

Leticia Oliveira

Leticia Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2017 | 08:21

Bom dia
Por favor alguém poderia me ajudar!
Foi enviado uma sefip com valores de remuneração incorretos, para retificar esta sefip errada eu preciso excluir as informações anteriores e egerar uma nova, ou é só emitir uma nova com as informações corretas que substitui a anterior, já que o código de fpas continua o mesmo?

Desde já agradeço!
Leticia

Priscila Petry

Priscila Petry

Bronze DIVISÃO 5, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 14:57

Boa Tarde Pessoal,

Eu não sei mais o que faço para a liberação da CND Federal de um cliente.
Já excluí Sefip, Reenviei, fui até a Receita Federal, fiz RDE na Caixa e nada.
No E-cac aparece:
12/2011 - 507 - R$ 59,95
- 515 - R$ 1.990,94

Foi dividido o valor da Guia paga em 2 FPAS diferentes, pois o valor da Guia já paga é de R$ 2.050,89 e o FPAS correto é o 507.
Não consigo retificar, o que será que estou fazendo errado?
Desde já obrigada pela ajuda.

Hugo Luciano Costa Guimaraes

Hugo Luciano Costa Guimaraes

Prata DIVISÃO 5, Agente Recursos Humanos
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 15:16

Boa tarde.

Priscila tive um problema igual o seu, o que eu fiz enviei Gfip pedindo exclusão uma com o código 507 e outra com o código 515, fui consultando no E-CAC até o dia que não constou mais o erro, depois enviei novamente a GFIP com o código e valores correto.

Reginaldo Tredezini

Reginaldo Tredezini

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2017 | 10:59

a entrega das gfip de 2011 a 2016 sem movimento gera multa.

pq segundo sindicato houve um processo judicial para anistiar mas 2009 a 2013, agora não sei.
segundo a receita tem que ter a liminar para poder impugnar essas multas.
procede?

SANTIAGO RAMOS SANCHEZ PALENCIA

Santiago Ramos Sanchez Palencia

Bronze DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Segunda-Feira | 6 março 2017 | 12:18

Boa tarde,
Foi efetuado o pagamento da GRF de todos os colaboradores com o FPAS 507 e código recolhimento 115, porém temos 2 colaboradores que são "Expatriados" onde o correto é utilizar o FPAS 590 e os demais colaboradores devem permanecer no FPAS 507.

Oque devo fazer para regularizar?

BIANCA YESHUA

Bianca Yeshua

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 10 maio 2017 | 16:30

Boa tarde!!

Gente me socorrem, claro quem puder!! Preciso excluir algumas gfips e retificá-las pois foram enviadas com erros de rat e fap. Para fazer a exclusão na sefip importo o arquivo da competência que farei a alteração, coloco a competência, cód. recolhimento 115 e marco o pedido de exclusão. Depois desses procedimentos faço o procedimento normal na Conectividade Social?

Bianca Yeshua - Depto Pessoal

"O dinheiro faz homens ricos, o conhecimento faz homens sábios e a humildade faz grandes homens."
Mahatma Gandhi
Hugo Luciano Costa Guimaraes

Hugo Luciano Costa Guimaraes

Prata DIVISÃO 5, Agente Recursos Humanos
há 6 anos Quarta-Feira | 10 maio 2017 | 16:38

Boa tarde Bianca!!!

Você pode importar se preferir ou somente digitar os dados da Empresa, no restante é isso mesmo, é como enviar uma gfip normal, eu só esperaria uns dias para cair no sistema e enviaria novamente a gfip com os dados corretos.

BIANCA YESHUA

Bianca Yeshua

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 12 maio 2017 | 14:49

Hugo Luciano Costa Guimaraes muito obrigada mas não entendi quando disse que esperaria cair no sistema por alguns dias...!!

Bianca Yeshua - Depto Pessoal

"O dinheiro faz homens ricos, o conhecimento faz homens sábios e a humildade faz grandes homens."
Mahatma Gandhi
Hugo Luciano Costa Guimaraes

Hugo Luciano Costa Guimaraes

Prata DIVISÃO 5, Agente Recursos Humanos
há 6 anos Sexta-Feira | 12 maio 2017 | 15:04

Sim Biana, quando me refiro a cair no sistema, é na receita federal/caixa econômica, órgãos que usam os dados enviados da gfip, porque não é uma coisa que você envie agora e já resolve, já tive casos aqui que chegou a demorar 10 dias para excluir no sistema.
Então quando peço exclusão, espero uns dias para enviar novamente.

VALERIA REGINA DE ASSIS

Valeria Regina de Assis

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar
há 6 anos Sexta-Feira | 26 maio 2017 | 10:27

Bom dia !!!!

No meu serviço fizeram GFIP de pro-labore com o PIS do sócio errado ( colocaram outro NIT de outra pessoa ), o pagamento da GPS foi feito e caiu p pagto da contribuição para esta pessoa errada, minha duvida , posso fazer retificadora da GFIP ? Terei multa ? eu não tenho mais esta GFIP pois é de 2014 e 2015.... posso gerar normal e fazer uma nova como retificadora ?
se eu tiver que fazer a exclusão para depois fazer retificadora esta retificadora terei multa ?

Maria Eliana de Carvalho

Maria Eliana de Carvalho

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 23 junho 2017 | 14:28

Boa tarde pessoal,

Descobri só agora que o FPAS informado na Gfip desde 2011 está errado, a empresa é optante pelo Simples e não possui empregados é necessário excluir e entregar novamente com o FPAS correto ?

Quais são as implicações de informar o FPAS errado ?

att.,

Hugo Luciano Costa Guimaraes

Hugo Luciano Costa Guimaraes

Prata DIVISÃO 5, Agente Recursos Humanos
há 6 anos Sexta-Feira | 23 junho 2017 | 14:56

Boa tarde Maria Eliana,

É através do FPAS indicado na GPS (Guia da Previdência Social) ou na GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência) que a Receita Federal do Brasil - entidade responsável pelo recolhimento, cobrança, arrecadação e fiscalização da contribuição social - saberá quais as entidades que vão receber as contribuições sociais.

A Empresa é optante pelo simples e se os recolhimentos batem com o que foi informado em GFIP, não vejo a necessidade de ser retificada por causa de FPAS errado.

Mas caso você decidir retificar a Gfip tem que enviar pedindo exclusão e depois entregar novamente para não ter duplicidade.

Eu por exemplo tenho empresa que é optante pelo simples, atividade fabricação de pães e estava usando o FPAS 515 e o correto é 507.

Att.

Maria Eliana de Carvalho

Maria Eliana de Carvalho

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 23 junho 2017 | 15:12

Hugo Luciano Costa Guimaraes,

Então empatamos né, rsrs . . .

Considerando que a empresa não possui empregados, e portando não contribui com outras entidades, não vejo necessidade de proceder retificação das Gfips já enviadas e sim corrigir o cod. FPAS de agora em diante, concorda ?

att.,

Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.