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Alterar cadastro empresa junto a Caixa/FGTS

luiz carlos

Luiz Carlos

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 27 abril 2015 | 15:34

Boa tarde,
Gostaria de um orientação de como proceder para fazer uma alteração nos dados cadastrais de uma empresa na Caixa, para retirar a certidão de regularidade do FGTS. Uma vez que esta saindo com nome e endereço anterior ao atual.
Att
Luiz

Maiara C.

Maiara C.

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 13 outubro 2015 | 17:24

Boa tarde.

Nunca me lembro de termos feitos esse procedimento de Alteração Cadastral na SEFIP.
Isso pois sempre que estamos fazendo a GFIP e importamos o arquivo gerado pelo programa de Folha, já está com os dados cadastrais corretos, então achava que com isso já seria automaticamente alterado.
Se consultar o Certificado de Regularidade do FGTS, bem como a certidão negativa do INSS (certidão federal) os dados estão corretos.
Porém, me chamou a atenção que ao tirar o extrato de um funcionário apareceu a razão social antiga.

Então pergunto, a alteração cadastral na SEFIP serve para alterar nome da empresa no cadastro que aparece no extrato do funcionário, ou isto não tem como alterar?
Se eu fizer a alteração cadastral na SEFIP isto pode ser feito em uma GFIP atual? Ou o correto é refazer a GFIP da competência em que houve a alteração dos dados?






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"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm)
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 13 outubro 2015 | 17:29

Maiara

Mesmo vc enviando a GFIP com os dados corretos isso não altera no sistema, é preciso enviar uma alteração cadastral, só assim irá alterar as informações.

Pode efetuar a alteração na GFIP da folha de outubro quando vc for fechar, ou se for urgente, reenvie a de setembro todos na modalidade 9.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Mara

Mara

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 13 outubro 2015 | 17:39

Boa tarde,

Tive um caso parecido, onde alterei o cadastro da empresa pelo Sefip, mas nos extratos dos funcionários continuava a puxar o nome antigo.
Fui a agencia da Caixa e me disseram ,que para alterar eu teria que emitir uma nova Chave PRI, pois o cadastro da Chave PRI é que estava com o nome errado, o mesmo acontece com o certificado Digital.

At,

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 13 outubro 2015 | 17:43

Mara

Eu consegui efetuar a alteração pelo SEFIP sem ter que fazer outro certificado...apenas enviei a alteração cadastral e em dois dias já havia acertado no extrato dos funcionários.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 13 outubro 2015 | 17:55

Mara

Isso é verdade, eu nunca acredito 100% no que eles falam, eles mesmo se contradizem as vezes....eu sempre dou meu jeito de conseguir a informação! rsrs

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Maiara C.

Maiara C.

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2015 | 08:58

Obrigada pela resposta.

Vou verificar todas as empresas que estão desatualizadas e proceder com as alterações.
Só que eu acho curioso que, mesmo nunca tendo feito essas alterações, em alguns casos o nome atualiza sozinho e em outros não.
Em alguns casos está certo no CRF e errado no extrato do funcionário.
Além disso, em algumas empresas a razão social e o endereço no CRF consta como "Empresa cadastrada via guia simplificada".

Alguém sabe dizer se tem algum lugar para consultar todos os dados da empresa perante o FGTS, além do CRF?






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Cristian Alen Silva Resende

Cristian Alen Silva Resende

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 8 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2015 | 09:15

Bom dia Maiara,

Algumas empresas são cadastradas automaticamente no CRF a medita que você vai fazendo a SEFIP, se não me engano pelo conectividade social é possível ver débitos da caixa se esta devendo GFIP ou FGTS em atraso mas não sei te dizer o procedimento ao certo.

Cristian Alen
[email protected]

\"Não tenho um caminho novo, o que tenho de novo é o jeito de caminhar\" (autor desconhecido)
Maiara C.

Maiara C.

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2015 | 09:20

Obrigada Cristian.

Vou entrar no conectividade social e ver se encontro mais detalhes das empresas por lá.






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Rui Rogerio Rosar

Rui Rogerio Rosar

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2016 | 12:11

Capítulo II - QUALIFICAÇÃO CADASTRAL VIA SEFIP E INTERNET
Entende-se como qualificação cadastral a consistência da conta vinculada quanto
aos dados “nome”, “PIS/PASEP” e “data de nascimento”, nos cadastros FGTS e
PIS/PASEP.
A qualificação cadastral viabiliza a visualização das contas por meio da Internet,
pelo empregador e pelo trabalhador, desde que atendidos os critérios definidos
para sua localização (Anexo IV).
1. SEFIP
1.1 O aplicativo SEFIP permite solicitar a alteração cadastral dos dados do
empregador e do trabalhador, nas opções de importação de arquivo de folha de
pagamento e/ou módulo de entrada de dados, dispensando a apresentação dos
formulários retificadores
.
1.2 O SEFIP, no módulo de entrada de dados, apresenta opções específicas
para:
ƒ Alteração cadastral empregador - Registros 10 e 11 - Razão Social, CNAE e
endereço;
ƒ Alteração cadastral trabalhador - Registro 13 - PIS, nome, CTPS - número e
série, data de admissão, data nascimento, matrícula e CBO;
ƒ Alteração de endereço - Registro 14 - Logradouro, bairro, CEP, cidade e UF;
ƒ Alteração cadastral data/código de movimentação - Registro 32 - data e código
de movimentação.
1.3 As alterações cadastrais são solicitadas pelo empregador em arquivo SEFIP
a qualquer tempo, no recolhimento regular ou fora dele, observadas as críticas
impeditivas de processamento definidas no Anexo V deste Manual.
1.4 Na hipótese da apresentação do arquivo SEFIP contendo apenas o registro
de alteração cadastral para tratamento no cadastro do FGTS, é utilizado o código
de recolhimento 660, no arquivo apresentado, conforme orientações contidas neste
Manual (Anexo VI).
1.4.1 A utilização do código 660 não desobriga o empregador de providenciar o
envio de arquivo retificador para a Previdência Social, desde que previsto no
“Manual da GFIP/SEFIP para o Usuário do SEFIP 8.4”.
1.5 O aplicativo SEFIP gera relatórios específicos de alterações cadastrais do
empregador, do trabalhador e de endereço.
1.6 Para a geração do arquivo SEFIP, o empregador observa as orientações
contidas no “Manual da GFIP/SEFIP para o Usuário do SEFIP 8.4” e “Manual
Operacional do SEFIP”, disponibilizado para download no sítio da CAIXA na
Internet, https://www.caixa.gov.br ou https://www.fgts.gov.br.
a) Dados do empregador passíveis de alteração por meio do
SEFIP:
ƒ CNAE;
ƒ Endereço e
ƒ Razão Social.

17
Versão 1.04 Vigência 04/03/2013

NOTA:
1. Entende-se como RAZÃO SOCIAL, para o tipo de inscrição CNPJ, a
denominação registrada no campo NOME EMPRESARIAL do Comprovante de
Inscrição e de Situação Cadastral, obtido junto a Receita Federal do Brasil -
https://www.receita.fazenda.gov.br.
→ Exemplo n° 01 - Retificação do CNAE, Endereço e Razão Social do
empregador/contribuinte:
Foi transmitida GFIP/SEFIP para o estabelecimento 0001, a competência 07/2008,
o código de recolhimento 115 e o FPAS 515, contendo 20 trabalhadores (campo
Modalidade branco ou 1). Houve erro na informação do CNAE, do endereço e da
Razão Social do empregador/contribuinte.
Na próxima GFIP/SEFIP a ser transmitida, é informado o CNAE, o endereço e a
Razão Social corretos. Nesta mesma GFIP/SEFIP é necessário indicar a alteração
do CNAE, do endereço e da Razão Social na opção de alteração cadastral via
SEFIP. Caso seja utilizada a importação de folha, indicar a alteração do CNAE, do
endereço e da Razão Social nos registros 10 e 11 do arquivo de folha de
pagamento.
NOTA:
1. As alterações são comandadas no arquivo de recolhimento normal, onde a
empresa participa do movimento, conforme orientações contidas no “Manual da
GFIP/SEFIP para Usuário do SEFIP 8.4”.
2. A retificação do CNAE, conforme for o caso, enseja adequação do campo CNAE
Preponderante quando da elaboração da GFIP/SEFIP, pelo
empregador/contribuinte, conforme orientações contidas no “Manual da
GFIP/SEFIP para o Usuário do SEFIP 8.4”. A tabela de códigos CNAE é
consultada na Internet, no site https://www.cnae.ibge.gov.br.
3. O SEFIP emite um Relatório de Alteração Cadastral do Empregador para
acompanhamento das alterações solicitadas, válido apenas se acompanhado do
Protocolo de Envio de Arquivos do Conectividade Social, que são mantidos em
arquivo por 30 anos para fins de controle e fiscalização.
4. Caso as retificações não sejam processadas no prazo máximo de 07 dias úteis,
o empregador comparece a uma agência da CAIXA munido do relatório de
alterações gerado pelo SEFIP e do protocolo de transmissão de arquivos emitido
pelo Conectividade Social.

Marcela Cardoso Gallo da Rocha

Marcela Cardoso Gallo da Rocha

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 7 anos Sexta-Feira | 9 dezembro 2016 | 15:16

Foi realizada alteração contratual em uma empresa, fizemos a RDE e protocolamos na Caixa.

Quando entro com o certificado digital no conectividade social aparece o nome atualizada da empresa, mas quando eu vou fazer a comunicação de movimento do trabalhador aparece o nome antigo e consequentemente a comunicação sai com o nome antigo da empresa.

Agora a Caixa não libera o FGTS da ex funcionária.

Alguém já passou por algo assim? Como fez para solucionar?

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 9 dezembro 2016 | 15:22

Marcela Cardoso Gallo da Rocha

Sim, a RDE infelizmente parece não funcionar!

Vc terá que fazer essa alteração direto no SEFIP para que seja efetivado.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Tatiana Oliveira

Tatiana Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 6 anos Sábado | 6 maio 2017 | 00:01

Bom dia colegas,

Preciso fazer uma alteração de endereço do empregador e gostaria de fazer pelo SEFIP.

Esta empresa não tem funcionários, faço entrega somente de 13º e agora surgiu esta alteração de endereço.

Hoje ao entregar a SEFIP, alterei os dados cadastrais da empresa e fiz a entrega normalmente: código de recolhimento 115 com ausência de fato gerador.

Só essa entrega com os dados corretos da empresa é o suficiente para corrigir o endereço e razão social da empresa?
Ou tenho que fazer algum arquivo diferente?
Tentei imprimir o comprovante através da opção: Relatório > Comprovante / Protocolo > Arquivo ICP > Alteração cadastrais > Alteração cadastral empresa, mas não saiu nada.

Fiquei sem saber se somente a entrega da SEFIP com os dados corretos é o suficiente.

Alguém poderia me ajudar, por gentileza?

Muito Obrigada
Tatiana

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 6 anos Sábado | 6 maio 2017 | 01:43

Olá, Tatiana Oliveira

Mesmo após a entrega da GEFIP/SEFIP com a alteração, no sistema da Caixa leva dias para o fato ocorrer, então, deixa passar um período e confira no site da caixa, para ver se o mesmo já foi atualizado.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
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[email protected]
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Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 8 maio 2017 | 11:20

Tatiana Oliveira

Não basta informar no cadastro da empresa o endereço certo, vc tem que fazer uma alteração cadastral.

Na aba movimento>>clique sob o nome da empresa>>>no canto inferior direito tem a opção "alteração cadastral". Altere ali para o endereço certo, salve e envie novamente a GFIP que vai sair o protocolo de alteração cadastral.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Tatiana Oliveira

Tatiana Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 8 maio 2017 | 15:59

Olá Karina,

Muito obrigada pelo seu tempo em me responder.

Mas infelizmente não deu certo. Não sei onde estou errando.
Fiz tudo como falou e transmiti utilizando o código 115, declaração ausente de movimento.

Em Relatórios> Comprovante/Protocolo> Arquivo ICP > Alterações Cadastrais > Alteração Cadastral Empresa, seleciono o arquivo .xml que recebi de retorno do Conectividade e tenho a resposta: 'Não existe comprovante de alteração cadastral de empresa para impressão no arquivo selecionado'.

O que fiz de errado?

Muito obrigada em me ajudar.

Abraço,
Tatiana

Tatiana Oliveira

Tatiana Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 8 maio 2017 | 16:57

Karina,

Essa opção >> analítico de alterações, está apagada no SEFIP. Entendo que é porque o programa não reconheceu que fiz alteração.

Puxa, parecia ser simples.
Não está dando certo.

O que posso fazer?

Abraço,

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 8 maio 2017 | 17:12

Tatiana Oliveira

Vc apenas informou o novo endereço no cadastro da empresa no movimento /importou do sistema com o novo endereço ou realmente fez a alteração cadastral no passo a passo que informei logo acima?

Na aba movimento>>clique sob o nome da empresa>>>no canto inferior direito tem a opção "alteração cadastral". Altere ali para o endereço certo, salve


São operações diferentes....se vc fez esse passo a passo era pra aparecer o protocolo sim....

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 8 maio 2017 | 17:29

Tatiana Oliveira

Se não der certo mesmo, creio que seja pq a GFIP está sem movimento....

Tente protocolar a RDE na caixa pra ver se altera.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Tatiana Oliveira

Tatiana Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 8 maio 2017 | 18:05

Karina,

Fiz o passo a passo que me orientou. E no passo a passo deu tudo certinho.
Enviei a declaração e não consigo imprimir o protocolo de alteração.
Você pode estar certa: como a declaração é sem movimento pode não estar funcionando.

Vou na Caixa, não vai ter jeito.

Agradeço pelo seu tempo.

Muito obrigada.
Abraço,

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