x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 23

acessos 5.812

saldo fgts x funcionario demitido

Kamila Pereira

Kamila Pereira

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 14:31

Amigos , preciso de uma ajuda....


uma ex-obreira de nossa empresa me procurou pedindo que eu fizesse a liberação do saldo de fgts que ela ainda possui em sua conta quando era funcionaria da empresa. Foi demitida em 01/2006 , e o extrato informa que o saldo que ela ainda possui é referente ao mes de fevereiro /2008.

preciso saber:

1) eu posso fazer isso?
2) como faço para liberar esse saldo ?
3) tenho que emitir algum documento?

alguem ja passou por essa situação?

Taise Coelho

Taise Coelho

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 14:38

Boa tarde!

Vamos lá...

1) eu posso fazer isso? Pode sim, se não foi pedido de demissão, ela tem direito
2) como faço para liberar esse saldo ? Você tem que gerar uma nova chave de comunicação, pelo conectvidade
3) tenho que emitir algum documento? Sim. A chave.

Att,
Taise Coelho

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.''
Mara

Mara

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 14:51

Kamila Pereira,

Uma coisa que você tem que verificar é a seguinte, se ela foi demitida da sua empresa em 01/2006, e o saldo de FGTS é referente a 02/2008, esse valor não tem nada a ver com vocês.

Ela tem que procurar a empresa que ela trabalhou nesse período.


At,

Kamila Pereira

Kamila Pereira

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 14:54

cod de erro: 10039 - pis nao localizado .verifque o numero digitado ou utilize outro atributo de pesquisa.


meu passo a passo foi :

https://www.caixa.gov.br
conectividade social
conectividade social icp
seleciono a empresa ( certiicado digital )
comunicar movimento do trabalhador
base da conta
digito o pis do ex-funcionario
depois me vem a tela com o cod do erro

estou fazendo certo?

Mara

Mara

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 14:58

Kamila Pereira,

Esse erro da, quando existe divergência cadastral. Ou ela não possui saldo na conta vinculada com sua empresa.

tente solicitar um relatório de contas com inconsistência cadastral, mas não é garantido, visto que ela já foi dispensada.

Se o relatório não apresentar nada, peça extrato para fins rescisórios dela, para ver se aparece algo no Pis dela

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 15:03

Kamila Pereira

Verifique pois se o saldo é de fevereiro de 2008 , como vai ser da empresa de vocês se fizeram a rescisão em 2006...

Foi feito algum depósito em atraso desta funcionária?

Kamila Pereira

Kamila Pereira

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 16:10

Estefania ...também nao entendi esse deposito em Fevereiro de 2008....

Nao era minha epoca , por isso nao sei se foi feito algum pagamento em atraso .... ou se o sistema da caixa comeu mosca e so depois depoositou o valor...

pedi os dois extratos que a Mara sugeriu.... vou aguardar a resposta na caixa de mensagens ...

pode deixar que volto aqui para dizer o que aconteceu.

obrigada meninas pela ajuda


Fredson .... obrigada por me responder mas o link que voce colocou do video nao funciona.

RAFAELA SANTANA

Rafaela Santana

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 16:45

Kamila Pereira,

Boa tarde,

Verifique com a funcionaria o saldo que esta disponível se refere a qual Empresa. Caso não seja da Empresa em que trabalhou, você não conseguira fazer a liberação do valor.
Se você não esta conseguindo acessar a conta, bem provável que ela esteja zerada.



Rafaela Santana

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 16:57

Kamila Pereira

Liga para a caixa e consulte o pis ativo da colaboradora para ver se bate com o que vc tem, segue CAIXA 0800726-0207 CONSULTA PIS opção 1,3.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Kamila Pereira

Kamila Pereira

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 19 agosto 2016 | 13:52

Pessoal ..solicitei conforme a Mara indicou o relatorio de inconsistencias de PIS e relatorio de conta vinculada para fins rescisórios e nao me ajudou muito .

o primeiro relatorio informa que nao ha contas com inconsistencias cadastrais para a empresa e o segundo me da a seguinte mensagem: 04-PIS/PASEP/NIT nao localizado . verifique o numero informado .

liguei para o 0800 da caixa e la me informaram que ela tem que comparecer a caixa para realizar atualização cadastral pois ha divergencia nos dados e por isso nao conseguem confirmar o numero de PIS ativo



e agora o que faço?

Mara

Mara

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 19 agosto 2016 | 13:58

Kamila Pereira,

Encaminhe ela para a Caixa, para atualizar os dados dela.

E verifique a questão do mês do deposito, se for realmente referente a 02/2008, não tem nada haver com a sua empresa, pois ela foi desligada em 01/2006.


At,

MARCELLE

Marcelle

Prata DIVISÃO 2, Gerente Recursos Humanos
há 7 anos Sexta-Feira | 19 agosto 2016 | 14:20

Kamila,

Muito provavelmente esse depósito não é da sua Empresa. Você viu esse extrato?

Atenciosamente,

Marcelle Cunha

__________________________


"Não existe sorte. Sorte é quando preparação encontra oportunidade."
Kamila Pereira

Kamila Pereira

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 19 agosto 2016 | 14:41

ela me deixou copia de um extrato , mas confesso que esta muito confuso .... mostra o nome da nossa empresa , cnpj , dados da obreira .

O extrato esta dividido em duas partes , na primeira parte no corpo do extrato esta :

07/03/2008 - 115 - deposito fevereiro / 2008.....................................46,62
10/04/2008 ate 10/03/2009 - credito de JAM

depois abaixo volta o cabeçalho novamente com os dados da nossa empresa e os dados da obreira , contendo data de admissao e demissao da nossa empresa e o seguitne historico

10/05/20116 a 10/08/2016 - mais credito de JAM
19/08/2016 SAQUE DEP - COD 01 AG 10401686 ES................................... - 118,62
19/08/2016 SAQUE JAM - COD 01 AG 10401686 ES .................................. - 56,96
19/08/2016 AC REPOSIÇÃO DEP EM 19/08/2016.................................... 118,62
19/08/2016 AC REPOSIÇÃO JAM EM 19/08/2016 ................................... 56,96

TOTAL SALDO DISPONIVEL ..................................175,58



NEUSA SILVA

Neusa Silva

Prata DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 19 agosto 2016 | 14:54

Kamila Pereira, Boa tarde

Faz como a Mara disse encaminha ela a uma agência da caixa para atualização de dados.
Mas é muito estranho esse caso.

Neusa Silva
" O Saber não ocupa espaço."
Kamila Pereira

Kamila Pereira

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 22 agosto 2016 | 13:56

Acho que a causa da divergencia é o nome da criatura . Quando trabalhou conosco tinha o sobrenome de solteira e o extrato esta com o nome de casada .

Será que é por isso que nao tenho acesso ao extrato dela?

Passei um e-mail a caixa e eles me responderam que para que a obreira consiga sacar o saldo FGTS é so levar rescisao , ctps e Rg e marcar uma hora.
Mas ela foi a uma das agencias e la deram a ela um modelo de carta chamada JUSTIFICATIVA FORMAL DO EMPREGADOR , onde o assunto é referente ao saque de conta vinculada do FGTS posterior a data de movimentação do trabalhador.

minha maior duvida é : sendo esse deposito descrito no extrato da caixa como deposito 115 - deposito FEVEREIRO/2008 , caso seja realmente da nossa empresa , isso pode nos gerar multa???? se eu fizer essa carta seria praticamente um endosso de que recolhemos fora do prazo correto , prejudicando assim de uma certa forma a obreira.

alguem ja passou por isso?

MARCELLE

Marcelle

Prata DIVISÃO 2, Gerente Recursos Humanos
há 7 anos Segunda-Feira | 22 agosto 2016 | 16:31

Kamila,

Eu já entendi o que aconteceu. Vamos lá...

Ela não sacou o FGTS quando foi liberado (2006). Quando geramos a chave, a CEF já lança o \"saque\" para a data prevista de liberação.

Sua ex colaboradora não sacou, mesmo a chave tendo sido liberada.

Se depois de muito tempo de fato não houver o saque ocorrer a CEF faz a reposição do valor, e aparece da forma como está no extrato.


Então já entendemos que de fato o valor se deve a sua Empresa.

Realmente a documentação é a que te passaram por e-mail, peça para ela ir em outra agencia. De vez em quando eu passo por isso.
Não existe carta. O saque não ocorreu por responsabilidade da ex funcionária, é ela quem tem que explicar.

Atenciosamente,

Marcelle Cunha

__________________________


"Não existe sorte. Sorte é quando preparação encontra oportunidade."
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 22 agosto 2016 | 16:40

Kamila Pereira

Vc chegou a verificar na GFIP do mês 02/2008 se ela não foi informada erroneamente? Muito estranho esse valor de 46,62 estar separado dos demais valores....fica separado assim quando há mais de um vínculo na mesma empresa.

Qual a data de admissão e demissão que consta no primeiro cabeçalho? Bate com as datas reais?

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Kamila Pereira

Kamila Pereira

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 22 agosto 2016 | 17:19

Olhei a GFIP de 02/2008 nao consta nada dela ....
olhei a GFIP de 02/2006 ( vai que né...) tb nao consta nada dela
Olhei ate a GFIP de 01/2006 mes em que ela foi demitida e la tem a informação corretamente

ela foi admitida em 01/11/2001 - demitida em : 09/01/2006 - as datas batem .

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 22 agosto 2016 | 17:31

Kamila Pereira

Pela data dessa GFIP de 2008 será que não foi retificado e tiraram ela do movimento? Ainda acredito que houve depósito errado para ela nesta competência....

Creio que o jeito então é vc ir com ela até a agencia da CAIXA, lá ela vai atualizar os dados e vc poderá verificar com o atendente o que houve e buscar a solução, pois se ela saiu antes dessa data não faz sentido depósito com data posterior e a empresa deverá sim justificar o porque desse depósito após a data de saída.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.