x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 4.205

Obrigatoriedade de recolhimento DARF 0561 inferior a R$ 10,0

Davi Maróstica

Davi Maróstica

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 7 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 10:48

Bom dia pessoal!

Pessoal, ainda sou meio leigo nessa parte de contabilidade e estou com uma dúvida, aliás se estiver na área errada do forum por favor mova, ou exclua o tópico.

Bom, vamos lá!


Tenho um CNPJ aqui que está efetuando uma construção, registrei o empregado no CNPJ, cadastrei a CEI e tal, tudo bem,

Minha dúvida é que o salário do pedreiro desta obra é de R$ 2.200,00, segundo meus cálculos atinge a retenção de Imposto de Renda no valor de R$ 7,35 aproximadamente, que teria que ser recolhido no código 0561, correto?

Minha duvida é que esse valor é abaixo do mínimo para recolhimento, e segundo li em alguns lugares, não é obrigatória a retenção?
Tomei por base alguns sites que visitei, como esse por exemplo:

http://www.portaltributario.com.br/artigos/irf-inferior-10.htm

Ou seja, eu não preciso fazer esse DARF? nem coloco a retenção na folha de pagamento?

Desculpem se a pergunta é meio "boba", mas ainda estou caminhando na área. Agradeço desde já!

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 12:55

Davi,

a hipótese de rendimentos sujeitos à Tabela Progressiva, a dispensa de retenção do IRRF ocorre quando o valor do imposto for igual ou inferior a R$ 10,00 (Dez reais), considerando-se o somatório dos rendimentos no período de apuração correspondente (Acumulação dos rendimentos). Além disso, deve-se considerar cada beneficiário individualmente.