x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.101

Leitura do balanço patrimonial

Ingrid

Ingrid

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 8 novembro 2016 | 11:27

Olá, bom dia.

Estou com algumas dúvidas para calcular o pme, pmc, dentre outros.

Para calcular o pme, a fórmula é: Estoque/CMV x 360 . Porém, para calcular o cmv eu preciso do estoque final e para calcular o estoque final eu preciso do cmv. Como eu faço? Alguem poderia me ajudar?

Acredito que seja uma má interpretação minha, normalmente em um balanço patrimonial ou dre, o cmv vem descrito com que forma?

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 8 novembro 2016 | 14:15

Ingrid,

A fórmula do balanço onde se calcula o CMV= EI + C - EF, logo para calcular o estoque final será EF = EI + C - CMV.
Para encontrar o CMV.
( + )Total Receitas..................xxxx
( - )Despesas..........................xxxx
( - )Lucro Realizado ou Desejado ....xxxx
(= )CMV................................... xxx

É importante também esclarecer que a maneira mais segura de se apurar os estoques é somente pelo levantamento físico. Há possibilidade do seu software também lhe fornecer um inventário final, embora a margem de erro seja maior.

-

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
Ingrid

Ingrid

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 8 novembro 2016 | 14:43

Ah sim Kaik, consegui compreender.

Agora estou com outra dúvida , não sei se você pode me ajudar rs.

Estou calculando o pmv (prazo médio entre a armazenagem até a venda), porém na formula pede: Vendas (à vista e duplicatas á receber)/duplicatas a receber*360.

As vendas à vista e duplicatas à receber seria a Receita Bruta?

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 8 novembro 2016 | 15:17

Ingrid ,

Exatamente, receita é tudo que se "vendeu" digamos assim independente da condição de pagamento.

-

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.