Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 2.064

Passo a Passo Funcionario - Pedido de Demissão

Deise Aparecida Nascimento

Deise Aparecida Nascimento

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2017 | 12:32

Bom dia a todos,


Sou nova no campo trabalhista e gostaria de algumas orientações, tenho um funcionário de uma empresa de um mercadinho, que pediu demissão e o mesmo possui mais de um ano na empresa como devo proceder quanto aos procedimentos e homologações?


Poderiam me ajudar?

Obrigada

Joana da Silva

Joana da Silva

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 7 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2017 | 13:16

Olá!

Boa Tarde!

Acho que o primeiro passo é verificar se o funcionário fez a carta de pedido de demissão, se optou em cumprir ou não o aviso. Mediante isso, deverá verificar as informações para lançamentos na rescisão, e quanto ao prazo de pagamento da homologação! Após essas informações deverá marcar a homologação no sindicato da categoria!

Espero ter ajudado.

Deise Aparecida Nascimento

Deise Aparecida Nascimento

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2017 | 14:07

Boa tarde Joana,


Ele fez a carta de próprio punho pedindo demissão, vou verificar quanto ao cumprimento do aviso, minha duvida também é quanto ao Seguro desemprego e FGTS conforme ele não terá direito por estar pedindo demissão deverei informar isso de alguma forma através do sistema??? homolognet?


Att.

Joana da Silva

Joana da Silva

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 7 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2017 | 14:42

Deise,

Quando vc for informar a SEFIP, lá vai ter a informação de que o funcionário foi desligado, e o código do motivo de desligamento.

E quando for fazer o homolognet é o mesmo procedimento, vc fará manul ou importará do sistema, e lá terá o motivo do desligamento...

Em pedido de demissão por parte do empregado, não tem direito ao SD.

Deise Aparecida Nascimento

Deise Aparecida Nascimento

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2017 | 14:52

Conforme é no Sindicato dos comerciários eles estão pedindo uma série de documentações inclusive Extrato do FGTS, Comprovante de recolhimento da multa dos 40% e requerimento do seguro desemprego, contudo pelo funcionário estar pedindo as contas não haverá nem seguro desemprego nem o comprovante de recolhimento das multas dos 40% correto?

Terei que validar a rescisão no homolognet para poder levar a homologação?

Desculpe é que tudo isso para mim ainda é novo...

Joana da Silva

Joana da Silva

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 7 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2017 | 15:32

Deise,

Isso mesmo, não terá o seguro desemprego e nem a multa dos 40%!

Quanto a rescisão, no homolognet é só quando for fazer a rescisão no ministério do trabalho, mas de qualquer forma, melhor entrar em contato com o sindicato, para esclarecer melhor!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.