Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 13

acessos 25.237

ME simples.nacional precisa de um software de contabilidade?

Elaine Carvalho

Elaine Carvalho

Bronze DIVISÃO 2, Analista Financeiro
há 7 anos Sexta-Feira | 10 fevereiro 2017 | 18:23

Olá, tenho uma pequena empresa (ME) comércio.
Sou formada em contabilidade e optei por usar um escritório de contabilidade fora, por não ter tempo de cuidar. Como estou há 3 anos fora do mercado, estou um pouco desatualizada, mas com crc ativo.
Como não estou vendo vantagem em pagar contabilidade....ficar correndo atrás tbm me faz perder tempo.....
Enfim, minha dúvida: eu consigo fazer a contabilidade sem um software de contabilidade? Para gerar guias sei que não preciso, mas dar para fazer os livros.....
Ou tem algum programa gratuito.... Porque se tiver que pagar programa é vantagem manter a contabilidade.

Obrigada

elvis

Elvis

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 10 fevereiro 2017 | 18:33

Boa tarde Elaine,
O MEI está dispensado dessa obrigação. Sua única obrigação é o preenchimento do demonstrativo de receita mensal e a declaração anual de SIMEI. (se não tiver empregado).
Se possui empregados terá que cumprir além das obrigações citadas acima, as obrigações principais e acessórias com o empregado que são pagamento de salário, decimo terceiro, férias acrescidas de 1/3, elaboração de folha de pagamento, recolhimento de tributos retidos, entrega de RAIS, GFIP, Caged, além de observar a implantação dos programas de medicina do trabalho.

Abdenio ramos de souza

Abdenio Ramos de Souza

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 10 fevereiro 2017 | 18:42

Elaine Carvalho ,

se fosse empresa prestadora de serviços, com toda a certeza eu diria que não é preciso, por enquanto.