Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 13

acessos 25.237

ME simples.nacional precisa de um software de contabilidade?

Elaine Carvalho

Elaine Carvalho

Bronze DIVISÃO 2, Analista Financeiro
há 7 anos Sexta-Feira | 10 fevereiro 2017 | 18:23

Olá, tenho uma pequena empresa (ME) comércio.
Sou formada em contabilidade e optei por usar um escritório de contabilidade fora, por não ter tempo de cuidar. Como estou há 3 anos fora do mercado, estou um pouco desatualizada, mas com crc ativo.
Como não estou vendo vantagem em pagar contabilidade....ficar correndo atrás tbm me faz perder tempo.....
Enfim, minha dúvida: eu consigo fazer a contabilidade sem um software de contabilidade? Para gerar guias sei que não preciso, mas dar para fazer os livros.....
Ou tem algum programa gratuito.... Porque se tiver que pagar programa é vantagem manter a contabilidade.

Obrigada

elvis

Elvis

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 10 fevereiro 2017 | 18:33

Boa tarde Elaine,
O MEI está dispensado dessa obrigação. Sua única obrigação é o preenchimento do demonstrativo de receita mensal e a declaração anual de SIMEI. (se não tiver empregado).
Se possui empregados terá que cumprir além das obrigações citadas acima, as obrigações principais e acessórias com o empregado que são pagamento de salário, decimo terceiro, férias acrescidas de 1/3, elaboração de folha de pagamento, recolhimento de tributos retidos, entrega de RAIS, GFIP, Caged, além de observar a implantação dos programas de medicina do trabalho.

Abdenio ramos de souza

Abdenio Ramos de Souza

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 10 fevereiro 2017 | 18:42

Elaine Carvalho ,

se fosse empresa prestadora de serviços, com toda a certeza eu diria que não é preciso, por enquanto.
Mas por se tratar de comércio, existe uma obrigação chamada sintegra, que infelizmente não conseguimos gerar de forma manual. Por outro lado, se você não usa nenhum sistema eletronico de dados, tipo, emissor de cupons fiscais, ou nf eletronica, vc está dispensada a utilizar gerar esses informativos digitais.

Elaine Carvalho

Elaine Carvalho

Bronze DIVISÃO 2, Analista Financeiro
há 7 anos Segunda-Feira | 13 fevereiro 2017 | 11:19

Obrigada pelas informações!

- Elvis , a empresa não é MEI e sim ME, mas mesmo assim agradeço a presteza pela resposta.

- Abdenio, obrigada pelas informações. Como meu movimento é pouco, hoje utilizo os sistemas on line da secretaria da fazenda para emitir minhas notas ao consumidor e modelo 1 quando necessário (Nota Fiscal paulista e o nota eletrônica).

Acredito seja melhor mesmo pagar um contador, como venho fazendo, do que comprar um sistema contábil para mim só para isso.

Obrigada pela ajuda

Vilson Alves

Vilson Alves

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 19 junho 2017 | 23:21

Boa Noite a Todos!!

Estou em situação similar à da amiga Elaine. Estou iniciando com escritório de contabilidade (MEI) e, por enquanto, tenho um único cliente. Trata-se de uma transportadora (ME, sem funcionário). Tenho algumas dúvidas acerca da contabilização, como segue:

1-) Posso fazer a contabilidade manualmente?
2-) Se negativo, ou seja, caso deverei ter um software para trabalhar, tem algo gratuito para iniciantes?
3-) Tem algum manual prático que possa me auxiliar?

Desde já agradeço.

Att.
Vilson Alves

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 19 junho 2017 | 23:46

Olá, Vilson Alves

Nos dias de hoje, mesmo com apenas um cliente, não tem como se fazer contabilidade de forma manual.

Já que você está começando, te indico o sistem Calima, você pode baixar no link abaixo, ele é gratuito, se precisar de ajuda para configurar, estou à disposição.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
Vilson Alves

Vilson Alves

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 20 junho 2017 | 22:29

Boa Noite !!

Prezado Cláudio Antônio,

Estou muito Grato. Estarei viabilizando o download do programa. Se tiver dúvida, não dispensarei sua ajuda

Espero em breve poder retribuir-lhe.

Grande Abraço!!

Juliana

Juliana

Prata DIVISÃO 1
há 6 anos Quarta-Feira | 21 junho 2017 | 09:11

Abdenio Ramos de Souza bom dia.

Você fez uma colocação para colega que chamou minha atenção por estar passando por isso.

Meu marido abriu uma empresa de prestação de serviços administrativos. É uma Ltda ME. Sou formada em Contabilidade e com CRC ativo. Mas com experiencia apenas em abertura de empresa. Vou fazer a contabilidade pra ele. Mas estou perdida quanto a parte de escrituração. Sei que empresas do simples nacional, que é o caso, não precisam entregar ECD, mas precisam de ter alguns livros.
Caso eu não tenha um programa para fazer essa escrituração onde acho esses livros comprar?

Se quiser um programa para escriturar, tenho alguma obrigação de enviar para o governo?

Obrigada pela atenção.

ROBERTA M. GOMES

Roberta M. Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Domingo | 25 junho 2017 | 15:33

Olá Juliana ,

Obrigações do Simples Nacional:
• Apuração do DAS
DCTF ( obrigatória apenas para empresas que pagam Contribuição Previdenciária sobre Receita Bruta “CPRB”)
• DEFIS – Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais ( será entregue a RFB por meio do módulo aplicativo PGDAS-D, até 31 de março do ano calendário subsequente ao da ocorrência dos fatos geradores dos tributos previstos no Simples Nacional. Pode acessar PGDAS no e-cac ou no portal do Simples Nacional)
DESTDA – Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e antecipação ( é obrigatório apenas para contribuintes do ICMS, empresas prestadora de serviço que não tem Inscrição Estadual não faz).

E as obrigações referente a recolhimento do FGTS e informações à Previdência social.
SEFIP (programa CEF) que gera a GFIP.
(caso seu cliente não tenha funcionário e não tem pro-labore. Selecionar a opção (no programa sefip) “ausência de fato gerador- sem movimento”).
OBS: Empresa Simples Nacional a partir de 3 funcionários é obrigatório o certificado digital.

Espero ter ajudado.


Tatiane Nery de Almeida

Tatiane Nery de Almeida

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 2 outubro 2017 | 10:02

Bom Dia Pessoal,
Estou na mesma situação, tenho uma empresa individual enquadrada no Simples Nacional e sem funcionários.
Sou contadora com o CRC Ativo, mas nunca exerci efetivamente a profissão, emito somente uma NF por mês e devido a fase financeira, estou pensando em eu mesma fazer a contabilidade, mas tenho receio devido a falta de experiência.

Vou me utilizar das dicas que deram para iniciar, obrigada!

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 2 outubro 2017 | 10:08

Olá, Tatiane Nery de Almeida

Eu indico para você e demais colegas com situação inicial, um excelente sistema de contabilidade, escrita fiscal e folha de pagamento, ele tem a opção gratuita, só precisa pagar se necessitar de transmitir sped, o sistema é o CALIMA ERP, você pode baixar ele no link abaixo.

https://www.projetusti.com.br/modulos/area-cliente/#downloads

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.