x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 900

Férias e Décimo Terceiro no Homolognet

NAZÍLIA DE FÁTIMA LORIATO

Nazília de Fátima Loriato

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 7 anos Sexta-Feira | 7 abril 2017 | 11:30

Bom dia! por favor me ajudem? estou fazendo uma rescisão manual no homolognet pela primeira vez e estou cheia de dúvidas sobre como colocar as férias, o décimo terceiro, o adicional noturno e o DSR, Já que para o adicional noturno só tem horas e percentual, não tem o valor. E para o 13º e Férias não tem o evento, apenas assinala se foi quitado ou não, então como é o preenchimento? obrigada desde já pela ajuda!

Att.,

ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 7 abril 2017 | 16:20

Boa tarde, Nazilia!

As próximas dúvidas sobre o Homolognet, favor postar no tópico fixo: HOMOLOGNET.

= Adicional Noturno: o melhor é lançar as informações solicitadas (horas e percentual), mas se quiser, pode criar uma rubrica externa e lançar o valor (acredito que deva dar certo)
= 13o. Salário e Férias: é exatamente o que você disse, só informar se foram ou não, pagos e informar as faltas (quando houver)

Abaixo segue o manual que fiz, se as 1as. orientações não servirem, pelo fato de estar lançando manual....continue lendo.

Sugestão: resolva uma divergência de cada vez:

1-) no seu sistema da Folha de Pagamento, calcule a rescisão e gere o arquivo do HOMOLOGNET emXML.

2-) acesse o sistema do HOMOLOGNET - eu prefiro fazer pelo Mozilla Firefox (não acesse pelo Google Chrome)

3-) se a sua empresa autorizar, faça os cadastros sem o Certificado Digital (é muito mais prático)
= Acesso Comum > Cadastre-se > Identificação da Empresa > CNPJ ou CEI > CPF > Incluir Usuário (você cadastra as pessoas que vão no dia da Homologação)

4-) receba a senha enviada para o e-mail cadastrado.

5-)
faça a importação do arquivo da Folha de Pagamento: acesse o Homolognet > rescisão > transmissão de arquivo > clique p/ abrir > e faça a importação do arquivo

6-) pode ser que acuse algumas divergências: o CNAE precisa ter 07 números, precisa informar o CNPJdo Sindicato Patronal e dos Funcionários, a data base da categoria...

7-) vá corrigindo as divergências e salvando, passando de uma aba p/ outra até chegar no final, após todos os meses, vem a aba c/ os descontos da rescisão, se precisar pode criar Rubricas Externas p/ desconto ou provento.

8-) conseguindo salvar a aba dos descontos, compare os valores.

9-) verifique quais são os valores divergentes.
10-) confira se as informações que você colocou na aba do Funcionário estão certas.
11-) sempre informe Salário Fixo + Variável, mesmo que o funcionário só receba pelo fixo.
12-) copie os valores dos holerites = hora extra, comissão, adicionais (noturno, periculosidade...), DSR (dependendo do sistema, mesmo fazendo a importação do arquivo da folha, pode ser que precise lançar todos os DSR)

O valor da rescisão da folha geralmente é maior que do Homolognet e a única forma que encontrei para fazer o acerto, após uma conferência mês a mês, foi criando rubricas externas c/ os mesmos nomes das que são geradas pelo sistema e assim, lançando o valor da diferença.

14-) No mês da demissão não existe rubrica de Saldo de Salário, você lança, não me recordo é o salário, os dias ou as horas normais do mês de 30 dias (220 hs) e o sistema calcula quantos dias foram trabalhados e aparece na Rescisão, como Saldo de Salário.
Como o Homolognet divide por 31 e a minha folha por 30......pode criar uma rubrica externa como Saldo de Salário e lançar a diferença p/ o valor bater.

15-) Se conseguir importar os lançamentos das férias e 1/3 que constam nos holerites; eu aconselho a excluir todos, pois na minha folha não bate nada, mantendo estes valores. Se fizer manual, é só não copiar do holerite.

16-) se foram exportadas, você pode aumentar as horas das variáveis ou valores p/ que iguale ou se aproxime dos valores certos (férias-13º.salário-aviso prévio)
(neste caso precisa alterar > consultar o cálculo > alterar > consultar o cálculo > .....repetindo o processo até chegar no valor desejado.

17-) Ao terminar todos os lançamentos, na aba de Descontos tem a opção Gravar > Deseja visualizar o resumo da rescisão? (x)Sim ( )Não > o sistema vai gerar TRCT p/ conferência (s/ número).

Nesta mesma tela, se clicar em Emitir TRCT, o sistema gera o no. do TRCT e um código de segurança, enviando automaticamente p/ o MTE = CUIDADO!!...só emita quando estiver tudo certo e já for agendar a homologação.

Se for em Rescisão > Consultar rescisão > no. PIS > vai aparecer o Status > Aguardando Homologação/Quitação.

LINK DO MTE: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O HOMOLOGNET VERSÃO 3.1 (é antigo, mas ajuda...não sei se tem outro mais atual)

" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.