x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 451

Funcionária aposentou no afastamento

GISELE DE OLIVEIRA MARTHOS

Gisele de Oliveira Marthos

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 21 março 2018 | 11:31

Pessoal, bom dia!

Estou com um caso de uma empregada doméstica que está afastada por auxilio doença desde 08/2016.
Na ultima decisão do INSS, o benefício foi concedido até 07/08/2018, porém hoje a funcionária entrou em contato comigo para informar que a partir de 12/03/2018 ela aposentou por idade e tempo de contribuição.

Nesse caso, como fica a situação dela na folha?
Posso fazer a rescisão dela?

No caso ela pode pedir demissão, pois uma vez que aposentou ela já poderá sacar o FGTS, e ela não tria direito ao seguro desemprego pelo fato de o INSS não conceder 2 benefícios para a mesma pessoa (aposentadoria e seguro), certo?

Kátia Dias

Kátia Dias

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 21 março 2018 | 12:09

Boa Tarde!

A aposentadoria não é motivo para rescisão do contrato de trabalho
Ela pode continuar trabalhando normalmente.

O saque do FGTS pode ser feito mensalmente já que ela está aposentada.

Quanto ao seguro desemprego, realmente ela não tem direito por já estar recebendo um benefício (aposentadoria)

GISELE DE OLIVEIRA MARTHOS

Gisele de Oliveira Marthos

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 21 março 2018 | 13:26

Katia, boa tarde!!!

No caso a funcionária tem problemas de saúde, não tem condições para voltar ao trabalho, uma vez que sempre que acaba o beneficio do INSS ela entra com o novo pedido e eles concedem.

Então tanto a empregadora mandar ela embora ou ela pedir demissão, dá no mesmo, certo? Acho que para a empregadora é mais vantajoso o pedido de demissão.

De qualquer forma ela não quer continuar, quer a baixa na carteira.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.