Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 3.806

CARINA APARECIDA SANTOS

Carina Aparecida Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 27 junho 2018 | 10:59

Bom dia!

Primeiramente quero agradecer ao tempo que dedicam e ao conhecimento que compartilham. Tenho aprendido muito com vocês.

Preciso de uma ajuda: Um artesão que fatura entre R$1500,00 a R$2500,00 mensais me procurou, por que no mês passado ele foi contratado e o novo emprego paga salário de R$1800,00. O artesão pretende ter as duas rendas e me perguntou como fará para declarar a renda de artesão à Receita Federal. Eu não soube responder mas me comprometi a procurar respostas. Alguém mais experiente pode nos orientar?

Obrigada

obs.: postei sem querer o mesmo tópico algumas vezes, me desculpem . Se houver como excluir, peço que me ensinem.

Marcio Rezende

Marcio Rezende

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 27 junho 2018 | 12:09

Prezada Carina, bom dia!

Entendo que ele possa ser Contribuinte Individual ( Com carteira de artesão) + CLT ou MEI + CLT.

Quanto a declaração de IRPF preciso que confirme se as Receitas serão provenientes de Pessoa Física e Jurídica pois existem campos diferentes a serem informados.

Att,

Márcio Rezende
E-mail: [email protected]
What if God was one of us?
Juliano Andrade da Silva

Juliano Andrade da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 27 junho 2018 | 21:58

Olá...Carina

É possível ter uma renda como assalariado, ou seja, como funcionário....e também ter outra como autônomo, mas para esse segundo é necessário fazer o carnê leão, pois com base nos valores que vc mencionou esse contribuinte deve recolher o IR com base na tabela progressiva

Juliano Andrade da Silva
Contador

Canal JCONTABIl - Orientações área fiscal e pessoa física
https://www.youtube.com/channel/UCbWJypGeG170mECRjQ6nDjg
CARINA APARECIDA SANTOS

Carina Aparecida Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 28 junho 2018 | 08:31

Bom dia Marcio e Juliano! Obrigada pelas respostas.

Eu entendo que a maneira mais interessante seria o Carnê Leão. Tendo posse da carteira do artesão, qual ocupação devo selecionar?
E na hora de preencher as receitas, como fazer? A venda das peças é em feira, para pessoa física. Vai precisar pegar o numero de CPF de todos clientes (entendo que isso atrapalhe as vendas).

Obrigada mais uma vez.

Juliano Andrade da Silva

Juliano Andrade da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 29 junho 2018 | 12:51

Olá...Carina

Na identificação caso não se enquadre em nenhuma das opções informar 000 - outras ocupações não especificadoas anteriormente

Para a origem dos rendimentos tens que analisar os dois casos abaixo

- trabalho não assalariado
Detalhar os rendimentos na aba livro caixa, na qual deverá ser informado o CPF do pagador

- outros
Para essa opção informar o rendimento do mês na aba demonstrativo de apuração no campo outros

Juliano Andrade da Silva
Contador

Canal JCONTABIl - Orientações área fiscal e pessoa física
https://www.youtube.com/channel/UCbWJypGeG170mECRjQ6nDjg

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.