x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 15.651

fap produtor rural

Paulo Sérgio Neves

Paulo Sérgio Neves

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 14 anos Segunda-Feira | 11 janeiro 2010 | 18:49

Pessoal Boa Tarde!

Haverá cobrança, ou mesmo enquadramento do FAP ao prod.rural pessoa física (CEI) ? Pois o mesmo não paga em folha o RAT/SAT, e sim quando vende sua produção, pagando através de uma alíquota única (0,1%).

Acontece que a SEFIP não libera a simulação (e por conseqüência o fechamento) sem a bendita alíquota estar preenchida (0,5/1,0 ou 2,0), alguém tem conhecimento disso? Como os nobre colegas estão procedendo?

Grato!

Paulo

"Acessem, discutam, vejam http://cidadaoaracatuba.blogspot.com"
Mariana Ferreira Teixeira

Mariana Ferreira Teixeira

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 14 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2010 | 08:14

Eu também estava com esse mesmo problema.
Bem, eu utilizeicomo parãmetro o manual da GFIP/SEFIP que diz "Enquanto não disponibilizado ou inexistindo o FAP da empresa, esta deverá informar o multiplicador com valor igual a 1,00." O manual ainda diz que "O SEFIP multiplicará o FAP pela alíquota RAT, para encontrar o "RAT ajustado",
que será utilizado para o cálculo das contribuições devidas."... como no nosso caso o RAT = 0 creio que não haverá problemas futuramente... o que vc acha?

Céus, frequentemente tenho problemas com a GFIP/SEFIP... nunca trabalhei em escritório antes e peguei esse abacaxi do meu pai! Aproveitando deixa eu te perguntar... qual o código FPAS você utiliza? Você colocou o produtor rural como optante do simples?

Abraços

Paulo Sérgio Neves

Paulo Sérgio Neves

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 14 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2010 | 08:51

Mariana Bom Dia!

O código fpas Mariana é o 604 e ele não é optante do simples!
Eu também já havia lido no manual do SEFIP, mas o que me chamou a atenção é que a instrução fala da diferença entre o Fap apurado e o por nós indicado (na sefip), como não tinha achado nada nas pesquisas que realizei, tomei por base o manual.
A tal consulta para saber o fap da empresa, não foi liberada para produtores, apenas para empresas, valeu por ter respondido, qualquer dúvida estamos aí!
Abraço!
Paulo

"Acessem, discutam, vejam http://cidadaoaracatuba.blogspot.com"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.