Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 184

acessos 303.936

Recolhimento de Inss de empregado do MEI

André Antonio Velozo Pires

André Antonio Velozo Pires

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2013 | 11:15

Bom dia,

Aconteceu conosco isso segundo orientação recebido pela receita previdenciaria aqui de Porto Alegre, foi solicitado a nos que fizessemos um retificação com SEFIP no mes em questão.

Fizemos e depois de 30 dias o funcionario solicitou um no relatorio de contribuições e ja estava regularizado.

Sugiro que faça o mesmo.

Att.

André Pires
Consultor Financeiro
Elizabeth Rocha Nogueira

Elizabeth Rocha Nogueira

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 16 maio 2013 | 11:05

Estou fazendo pela primeira vez a folha do micro empreendedor, e lendo o que os meus caros amigos escreveram, no meu caso preciso fazer a penas a folha de um funcionários e a minha duvida e que o gps tenho que tirar no sate da previdencia porque o que tirar pela sefip é um valor menor.E os codigos é 2100 e paga entidades?

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 16 maio 2013 | 11:34

Elizabeth Rocha Nogueira Bom Dia;

Basta a Sra. voltar algumas páginas neste tópico e encontrara as respostas para seus questionamentos; Caso queira mais opiniões
Por favor realize uma busca em nossa base de dados;

Oculto469%3Ajgr23wms47u&cof=FORID%3A10&ie=ISO-8859-1&q=folha+mei&siteurl=www.contabeis.com.br%2Fforum%2Ftopicos%2F65925%2Fconectividade-social-icp-sem-acesso%2Fm541742%23541742&ref=&ss=2552j2886080j9" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">[ clique aqui para pesquisar sobre folha de pagamento do MEI ];

(Regra 12) Antes de criar um Novo Tópico, faça uma busca pelo Fórum no campo Pesquisa.

Abraços

Att

Odilon Lordelo Junior

Odilon Lordelo Junior

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 10 junho 2013 | 23:18

Boa Noite Eduardo de Limas, desculpe - me se estou realizando um pergunta que já foi realizada no fórum.

Entendi bem sobre as informações que são geradas pela Sefip.

Gostaria de saber como gero a Guia do INSS referente a parte do empregado para posteriormente efetuar o pagamento?

rebeka

Rebeka

Prata DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 1 agosto 2013 | 11:18

Acabei de fazer... Ai me gerou uma guia com os 11%( 8% do funcionário e 3% do patrão)...e tbém me gerou uma guia do FGTS que é os 8% recolhido do funcionário... tenho que pagar as duas? Ou como sou MEI pago so a GPS que é os 11% que informa no Portal do Empreendedor?

Gisele Nespolo

Gisele Nespolo

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 14:13

Boa tarde a todos, eu li bastante e fiquei confusa, a final o MEI recolhe 3% de INSS para o empregado ou tem desconto de 3% sobre os 20% obrigatório recolher para o empregado? Obrigada, abraços...

Gisele Nespolo
Gisele Nespolo

Gisele Nespolo

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 10 outubro 2013 | 08:40

Bom dia Eduardo, que eu saiba não desconta nada na nota fiscal, o MEI vai pagar a DAS que é gerada no portal do MEI que todo mes é o mesmo valor e se ele tiver um empregado ele vai paga o INSS e o FGTS igual as outras empresas, só que no INSS ele terá um desconto, entre nesse link que vai te ajuda. http://aislanepinto.blogspot.com.br/2009/07/como-informar-o-empregado-do-mei.html

Gisele Nespolo
Jose Carlos de Oliveira

Jose Carlos de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 4 agosto 2014 | 13:13

Olá colegas, minha duvida sobre MEI é a seguint: todos as informações que os colegas informaram, es´tão corretas, porém na minha GPS qdo eu envio pro sefip, ao imprimir a guia ele me traz o valor de outras entidades, não sei por que, pois eu deixo conforme me informaram:
- Optante simples não - (1)
- codigo pagamento GPS 2100
- FPAS 515
- FAP 1
- Terceiros ou outras entidades 0000
- empregador 20%
e na compensação 17%

Salario 904,00

quando gera o sefip
fica assim o GPS: Valor do Inss 99,44
outras entidades 52,43
TOTAL : 151,87

Está correto?
Me ajudem por favor. e muito obrigado!!!!

Paulo Cesar de Souza Ribeiro

Paulo Cesar de Souza Ribeiro

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 24 novembro 2014 | 14:09

Srs. Boa tarde!

Fiz os recolhimentos com o código 2003 e paguei conforme SIMPLES NACIONAL (somente 8% da folha).
Alguém sabe como faço para trocar o código e pagar a diferença? (2003 para 2100)

Ou seja, paguei assim:
R$ 1000,00 * 8% = R$80,00
Quando o correto é:
R$ 1000,00 * 8% = R$ 80,00 funcionário
R$ 1000,00 * 3% = R$ 30,00 empresa (R$ 1000,00*20% = R$ 200,00 - compensação 17% = R$ 170,00)

Como proceder?

Aquele que se empenha a resolver as dificuldades resolve-as antes que elas surjam. Aquele que se ultrapassa a vencer os inimigos triunfa antes que as suas ameaças se concretizem.
Sun Tzu

Atenciosamente
Paulo Cesar de S. Ribeiro
Paula Lorrany

Paula Lorrany

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 11 dezembro 2014 | 14:14

Boa tarde! Estou fazendo o INSS DE 13º de 3 empresas MEI. Estou com a seguinte dúvida: Eu jogo o valor da compensação normal? Porque quando jogo o INSS está saindo bem mais baixo e uma empresa está saindo com o INSS zerado.
Desde já agradeço!

Geovania R. Abreu de Oliveira

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 11 dezembro 2014 | 14:48

Paulo Cesar, transmita uma nova gfip com os dados corretos, pois esta vai sobrepor a primeira, desde que o código de recolhimento seja o mesmo...
Apure a diferença do INSS e emita a guia através do site da receita.

Geovania R. Abreu de Oliveira
Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"
Alexsandro Alves

Alexsandro Alves

Bronze DIVISÃO 2, Designer
há 9 anos Sexta-Feira | 9 janeiro 2015 | 00:35

olá, como MEI tem uma contribuição mta baixa junta ao INSS gostaria de aumentar esta.

Posso pagar o INSS a parte?
Posso me contratar na minha empresa MEI?

agradeço a ajuda.

att
alex

SOARES

Soares

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 9 anos Sexta-Feira | 6 fevereiro 2015 | 12:20

Bom dia! Preciso muito de ajuda, uma empresa era ME e passou para Mei, como enviar a GFIP?
QUANDO ERA ME ERA ENVIADA DA SEGUINTE FORMA:

COD. REC.: 115

COD GPS: 2003

FPAS: 515

OUTRAS ENT.:

SIMPLES: 2

RAT: 0,00

FAP: 1

E AGORA COMO FICA SENDO MEI?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Sexta-Feira | 6 fevereiro 2015 | 12:25

Alane Soares ,

O MEI deverá declarar no Sistema de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (SEFIP) as informações relativas ao empregado, devendo preencher os campos abaixo relacionados, conforme o Ato Declaratório Executivo CODAC nº 49, de 08 de julho de 2009:

a) no campo “SIMPLES”, colocar “não optante”;

b) no campo “Outras Entidades”, “0000”;

c) no campo “Alíquota RAT”, “0,0”;

d) nos campos “Período Início” e “Período Fim” - informar a mesma competência da GFIP/SEFIP;

e) código no campo “Cód. Pagamento GPS”, informar o “código 2100”;

f) no campo “FAP” deverá ser preenchido com “1,00”.
http://www.informanet.com.br/

Diana Cavalcante

Diana Cavalcante

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2015 | 11:07

Bom dia.
Uma empresa MEI desenquadrada em Maio por opção do empresario(entra de socio- LTDA) só será LTDA em Janeiro do ano seguinte.
Enquanto isso, caso a empresa queira ter funcionários como ficaria? Questao de envio de GFIP, seus percentuais??

Patricia Fineza

Patricia Fineza

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 3 maio 2016 | 16:40

Acompanhando

Patricia N. Fineza

Terceirização do setor fiscal. 
Apuração do ICMS débito/crédito, simples nacional. apuração PIS/COFINS cumulativo e não cumulativo, IRPJ, CSLL,  apuração ICMS -ST, apuração IPI, envio das declarações acessórias DESTDA, DAPI, Sped ICMS/IPI, Sped contribuições, GIA ST, DCTF. 

Revisão tributária do PIS  e da COFINS a fim de permitir que a empresa pague corretamente os impostos, especificamente nos seguimentos de autopeças, bares, restaurantes, distribuidoras de bebidas, farmácias e drogarias, mercados e minimercados e lojas de cosméticos. Possibilidade do levantamento dos créditos nos últimos 5 anos. 

Contato pelo e-mail: [email protected]
LEDUARDO DA SILVA

Leduardo da Silva

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2016 | 14:55

boa tarde,nobres colegas estou com uma duvida mei, devido fazer tempo que nao registro mais o mei.

salario minimo 880,00 x 8%= 70,40
880x3% = 26,40 patronal

a compensar no sefip 880x17%=149,60

valor da guia de fgts 70,40
valor da guia gps 96,80

caso esteja em desacordo me deem um auxilio grato.

Patricia Fineza

Patricia Fineza

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 7 anos Sábado | 20 agosto 2016 | 18:55

Caros, estou com um problema na sefip do MEI referencia junho\\16. Houve uma rescisão e não gerou a guia do FGTS.
Já tentei mudar a modalidade do funcionário, mas o sistema não me permite.

Alguém poderia me orientar.

Patricia N. Fineza

Terceirização do setor fiscal. 
Apuração do ICMS débito/crédito, simples nacional. apuração PIS/COFINS cumulativo e não cumulativo, IRPJ, CSLL,  apuração ICMS -ST, apuração IPI, envio das declarações acessórias DESTDA, DAPI, Sped ICMS/IPI, Sped contribuições, GIA ST, DCTF. 

Revisão tributária do PIS  e da COFINS a fim de permitir que a empresa pague corretamente os impostos, especificamente nos seguimentos de autopeças, bares, restaurantes, distribuidoras de bebidas, farmácias e drogarias, mercados e minimercados e lojas de cosméticos. Possibilidade do levantamento dos créditos nos últimos 5 anos. 

Contato pelo e-mail: [email protected]
Página 6 de 7

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.