Contábeis o portal da profissão contábil

25
Out 2014
01:27

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

Contrato de Trabalho Prazo determinado

9   respostas
4.649   acessos

POSTS RELACIONADOS

Andressa Kittlaus

Usuário Frequente

postada em: Terça-Feira, 3 de maio de 2011 às 12:09:30
Estou fazendo uma rescisão de Contrato de Trabalho por Prazo Determinado. O fim daria-se em 14 de Maio de 2011, porém o empregado será dispensado hoje. Na rescisão e na Carteira, deverá constar a data de hoje, como a data do afastamento, ou a data do dia 14?
Pelo que entendo deverá ser hoje, e eu tenho que pagar oas dias que faltam para terminar o Contrato.
Obrigada!

Andressa Kittlaus.
Letícia

Usuário Iniciante

postada em: Terça-Feira, 3 de maio de 2011 às 12:32:29
Andressa

Contrato deterinado.

a data da baixa é no dia em que ocorrer a dispensa.
Você precisa pagar ao funcionario 50% dos dias faltantes para temino do contrato. na rescição é importante sair como indenização do artigo 479 ( onde na CLT descreve a obrigatoriedade do empregador indenizar 50% dos dias que faltavam para o contrato acabar.

Vale uma atenção: os contratos celebrados a titulo de experiência e qualquer um deterninado é importante nos atentarmos quando a clausula do artigo 479/480 da CLT ( que deixa claro as indenizações no caso de quabra de contrato antecipada pelo empregado e pelo empregador), que deve estar empresso no contrato, pois ja aconteceu comigo de que o contrato do funcionario nãoi estava impresso a clausula, pois no caso do funcionario pedir demissão é facultativo ao empregador desocntas os 50% dos dias faltantes se isso estiver estabelecido dentro do contrato.
Isso é lei trabalhista mais se a empresa não tem a atenção de verificar se os contratos por prazo deterninado esta sendo impresso essas clausulas ela pode ter que reembolsar o desoconto do funcionarios e mais alguma multa em uma suposta ação trabalhista dependendo do Juiz que julgar o caso.

Espero ter ajudado.
Andressa Kittlaus

Usuário Frequente

postada em: Terça-Feira, 3 de maio de 2011 às 14:16:07
OK, obrigada!

Andressa Kittlaus.
Camila Alves

Usuário Novo

postada em: Terça-Feira, 3 de maio de 2011 às 14:51:07
Boa tarde Letícia,

Também estou com um caso de rescisão de Contrato de Trabalho por Prazo Determinado, inicio dia 01/04/2011 término 15/05/2011.
O contrado foi extinto dia 30/04.

Nesse caso ao preencher o termo de rescisão coloco como término de contrato?
E o FGTS tenho que calcular a multa de 40%, e o codigo deve ser I1 ou I3?

Grata
Luciana Hipolito

Usuário Frequente

postada em: Terça-Feira, 3 de maio de 2011 às 15:51:02
Boa tarde, estou com uma dúvida com relação ao Contrato por prazo determinado. E outra de contrato experimental.
Se o empregador optar por ficar com o funcionário no contrato por prazo determinado, este pode passar a indeterminado automaticamente ou ou a rescisão é obrigatória?

E no término de contrato de experiência a chave de FGTS tem que ser liberada ou é só o funcionário ir com a documentação na Caixa que ele consegue tirar?

Obrigada.
Letícia

Usuário Iniciante

postada em: Terça-Feira, 3 de maio de 2011 às 16:27:43
Camilla

O seu caso é rescisção entecipada do contrato de experiencia por parte do empregador.
Correto? Ou foi o Empregado que pediu para sair?

Se for empregador você deve indenizar 50% dos dias faltantes ou seja de 30/04 á 15/05 16 dias você indeniza 8 dias .
Você não calcula 40% apenas recolhe o mes rescisão.
Você gera a GRRF no seu sistema folha normalmente , porém ele não calcula o 40% apenas o mes rescisão.
O codigo na antecipação é I1 no ternimo I3.

Agora se for o empregado que pediu a conta você desconta 8 dias dele. e não tem gui GRRF.

Entendeu?

Espero ter ajudado
Letícia

Usuário Iniciante

postada em: Terça-Feira, 3 de maio de 2011 às 16:33:08
Luciana

Se na data do termino do contrato o empregador/empregado não se manifestar para rescisão. Ele passa a ser indeterminado automaticamente.

Por isso devemos ter atenção quanto ao vencimento se passar um dia já é indeterminado o que gera aviso previo indenizado se houver intenção de demissão por parte do empregador e por parte do empregado ele ja teria que cumprir o aviso.

Mesmo no termino do contrato você tem que gerar a chave de liberação.
Camila Alves

Usuário Novo

postada em: Terça-Feira, 3 de maio de 2011 às 16:35:11
Obrigada pela ajuda!!!!
Luciana Hipolito

Usuário Frequente

postada em: Terça-Feira, 3 de maio de 2011 às 18:00:49
E como ajudou, muito obrigada Leticia pela atenção!

O contrato experimental não foi antecipado. Recolhi o FGTS a pagar pelo Conectividade Social, só que não liberei a chave pelo conexão segura.

E quanto ao deterninado, entendi a sua explicação.

Obrigada novamente.

Abraço

Kennya Eduardo

Consultor Especial

postada em: Quarta-Feira, 4 de maio de 2011 às 21:01:57
Não esqueçamos, minha gente, que se o contrato a prazo determinado for rescindido pelo empregador antes de seu término, deverá ser paga a multa de 40% sobre o FGTS.

Destaco, contudo, a importância de sempre verificarmos se os contratos a prazo determinado possuem a cláusula assecuratória de rescisão antecipada, o que suspende a multa de 50% sobre o tempo restante para término mas gera a obrigação de ser dado (ou pago) o Aviso Prévio.

Nunca se sabe quando um tipo de contrato assim vai aparecer em nossas mãos, portanto, olho vivo!!

Abraços!!!

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Receba Novidades

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 0.39 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César