Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 8

acessos 22.589

Abertura Filial Simples - Deposito Fechado

Danilo Tavares de Lima

Danilo Tavares de Lima

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 20 setembro 2011 | 15:39

A ação que preciso realizar é a seguinte : abrir filial na mesma cidade , como deposito fechado . O que desejo saber é a necessidade da alteração do Contrato Social , registrar na Junta Comercial , requerer inscrição no CNPJ , também cadastro no ICMS , Alvará de Licença e Funcionamento , Licença Sanitária , Cadastro no INSS ? Obrigações acessórias : Gia , Sintegra ,, como não terá operações de vendas , farei a Declaração Anual do Simples Nacional consolidada com a matriz < Obrigado.

Danilo
Carlos Alberto Souza Moreira
Articulista

Carlos Alberto Souza Moreira

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2011 | 09:26

Danilo

Trata-se de filial e portanto exige a realização de todos os procedimentos referentes a mesma, ou seja, terá que alterar o contrato, solicitar alvará, inscrição estadual, cnpj etc.

Atenciosamente

Danilo Tavares de Lima

Danilo Tavares de Lima

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2011 | 09:51

Carlos , obrigado pela luz . O que estou em dúvida , é em relação ao cadastro no INSS . Pretendo transferir alguns funcionários da matriz para a filial , se houver nova inscrição do deposito fechado há necessidade de rescisão de contrato de trabalho ? Pois será um novo estabelecimento . E também com relação à Declaração do Simples Nacional , farei uma centralizada na matriz , contemplando a informação das duas ?

Danilo
Carlos Alberto Souza Moreira
Articulista

Carlos Alberto Souza Moreira

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2011 | 11:18

Danilo

Nesta caso não há a necessidade de efetuação rescisão contratual já existente. A CLT dá a possibilidade de transferência conforme pode ser visto abaixo:

Transferência - Possibilidade

A transferência é possível, não só de um estabelecimento para outro da mesma empresa, ou seja, para filial, agência ou sucursal, como também entre empresas do mesmo grupo econômico, pois o § 2º do artigo 2º da CLT, estabelece que sempre que uma ou mais empresas, tendo embora, cada uma delas personalidade jurídica própria, estiverem sob a direção, controle ou administração de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econômica, serão, para os efeitos da relação de emprego, solidariamente responsáveis a empresa principal e cada uma das subordinadas.
Por outro lado, não se tratando de estabelecimento da mesma empresa ou não pertencendo as empresas envolvidas a um mesmo grupo econômico, a transferência não pode ser realizada, motivo pelo qual deverão ser rescindidos os contratos de trabalho dos respectivos empregados, que serão admitidos pelas novas empresas que os recrutarem.

CTPS - Procedimentos

Sendo legalmente possível a transferência, o empregador deverá anotar na CTPS dos empregados, na parte de “anotações gerais”, a data e o local para onde foi transferido, bem como o nº de registro que recebeu e, ainda, a garantia de todos os direitos trabalhistas adquiridos, efetuando a mesma anotação no livro ou ficha de registro do empregado no campo “observações”.
No novo local de trabalho, o empregador deverá providenciar a abertura de ficha ou folha de registro, transcrevendo os dados da ficha da empresa anterior, anotando na parte de “observações”, a empresa da qual procede o empregado, a data da transferência e o nº de registro que possuía, bem como, declaração de que assume o contrato de trabalho e garante os direitos adquiridos.

CAGED / GFIP

Informar a Saída e Entrada por Transferência em seus respectivos estabelecimentos no mês da ocorrência.

RAIS

Informar os salários recebidos em cada um dos estabelecimentos durante o ano base, com seus respectivos códigos e datas de Transferência.

Atenciosamente

Fábia Garcia

Fábia Garcia

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 17:39

Prezados, boa tarde!

Temos um cliente que está estabelecido como comércio num endereço no município de Canoas/RS, mas ele quer que o material que ele vai adquirir de nossa empresa seja entregue num depósito em outro município - Porto Alegre/RS (constando as informações de local de entrega em dados adicionais da NF-eletronica). Questionamos sobre a inscrição e CNPJ desse depósito em Porto e ele disse que esse local foi locado de uma empresa de "locações e soluções de estoque" que possui vários módulos para locação para diversas outras empresas (ele tem um contrato de locação de módulo depósito com essa empresa). Neste caso como devem ser enviadas as notas fiscais para este cliente visto que não há registro em IE e CNPJ no endereço dele de Porto Alegre?
Algum dos colegas já teve uma situação semelhante para nos ajudar?

Obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.