x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 45

acessos 56.352

CARTEIRA DE TRABALHO

pollyana lopes

Pollyana Lopes

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 29 julho 2011 | 16:27

Gente,

Vou registrar uma empregada doméstica, mas estou com dúvida:
o salário líquido dela será 600,00.
tenho que calcular os 8% do INSS + 6% do vale transporte, certo?
como ela trabalha 3x por semana, e gasta, em media, por mes, 72,00, posso registrar o salário no valor de 656,49? aí faço os descontos?

JULIANA DE ARAUJO

Juliana de Araujo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 30 julho 2011 | 11:17

Bom dia!
Um funcionário tirou uma nova CTPS e preciso atualiza-la, mais estou em dúvida é necessério que eu registre novamente os dados da empresa na nova CTPS, uma vez que esses dados encontra-se na carteira velha?

Desde já agradeço.

Ats,
Juliana de Araújo
Renata Barbieri Rufino

Renata Barbieri Rufino

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 12 anos Segunda-Feira | 1 agosto 2011 | 10:12

Juliana, você transcreve para a nova carteira, cópia identica do contrato, e eu anoto em anotações gerais:

Contrato pag. X transcrito de CTPS anterior, de mesmo número e série, em razão da mesma estar completa. (ou a razão que se fizer necessaria)

Edvania Pereira

Edvania Pereira

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 12 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2011 | 14:22

Um funcionário perdeu a CTPS que tinha registros anteriores ao da empresa que está agora. Como devo proceder uma vez que ele falou que as empresas faliram.

Posso fazer o registro na primeira página? Ou ele deve ir atras dos registros anteriores antes?

Obrigada

Edvania

JULIANA DE ARAUJO

Juliana de Araujo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 23 setembro 2011 | 11:36

Bom dia!

Gostaria que vcs mim tirasse uma dúvida, um funcionário estava com uma CPTS antiga e em péssimas condições de uso, solicitou uma nova, porém essa esta com a numeração diferente da anterior isso é certo ou será que houve algum erro na emissão da nova CTPS? ?? E como proceder nessa situação ele será demitido esse mês, as informações enviadas para a previdência e pelo conectividade deverá constar o numero novo???

Ats,
Juliana de Araújo
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 23 setembro 2011 | 23:41

Edvania, peça que ele vá ao posto do INSS e solicite cópia do NIT, lá traz todas as empresas onde ele trabalhou. Ele cola isso na CTPS, já vale de alguma coisa. Vc faz o registro na 1ª folha de Contrato. Fazer o quê, nê?! Ele até poderia ir atrás dessas informações, mas vai requer muito tempo e mão-de-obra: terá de consultar a Junta Comercial, procurar o Síndico da Massa Falida (das empresas que faliram), tentar encontrar os donos das que simplesmente fecharam...

Elizangela, este adicional não é obrigatório que seja anotado pois ele é temporário, incidirá na remuneração enquanto existir as condições insalubres no trabalho. Essas condições podem se alterar, com isso deixa de ser devido seu pagamento. Mas vc pode colocar na página de "Observações", mas deixe claro que o Adicicional será devido enquanto durar as condições de insalubridade ou permanecer o empregado nas função/cargo/setor em que está sendo contratado.

Juliana, vai dar um problemão esse Nº diferente na CTPS, pode sim ter sido um erro no posto que emitiu a Carteira. Peça ao empregado que retorne lá e requeira em regime de urgência a mudança da Carteira. Convém que o empregado leve um documento legal como o PIS ou outro onde conste, de modo inequívoco, o nº desta CTPS.

Silene Barbosa de Oliveira

Silene Barbosa de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 12 anos Segunda-Feira | 26 setembro 2011 | 11:00

Pessoal preciso muito da ajuda de vocês.
A situação é a seguinte trabalhei em um empresa durante 2 anos eles fecharam sem dar baixa no registro, eles tem muitas dividas, uma dela é o sindicato que imposibilita de ser dado baixo na carteira, o pagamento de FGTS que não foi realizado na epoca em que trabalhei, além de que segundo a empresa perderam o livro de registro.
O que eu posso fazer para regularizar essa situação, qual o local que devo ir primeiro?

Elisangela Letizia

Elisangela Letizia

Prata DIVISÃO 3, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 12 anos Segunda-Feira | 26 setembro 2011 | 13:30

Boa Tarde

Silene,

A baixa na CTPS independe se a empresa tem ou não dinheiro para efetuar os referidos pagamentos.
Mesmo devendo ao sindicato, inss, fgts, a empresa pode sim dar baixa na sua ctps pela data de sua saida.
Acredito que deva ter uma rescisão de contrato, caso não tenha, verifique se possivel com a empresa para ao menos dar baixa em sua CTPS, procure orientações no sindicato da categoria, se há assistencia juridica gratuita por eles. Se caso tiver mais colaboradores, poderão entrar com uma ação trabalhista em conjunto.

Verifique junto ao Sindicato a possibilidade de assistencia juridica gratuita.

Att

Elisangela Letizia

Elisangela Letizia

Elisangela Letizia

Prata DIVISÃO 3, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 12 anos Segunda-Feira | 26 setembro 2011 | 15:17

Silene,

A baixa na CTPS a empresa é obrigada a fazer, isso não depende da homologação.
Verifique com a empresa para que ao menos isso eles façam.

Quanta a homologação, uma alternativa é recorrer a DRT mais próxima, em alguns casos eles efetuam a homologação da rescisao de contrato.

Mas ao que vejo a sua alternativa será mesmo uma ação trabalhista.

Att

Elisangela Letizia

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 27 setembro 2011 | 20:47

Silene, concordo com a amiga Elisangela.
Vá ao jurídico do Sindicato, exponha o caso e tente entrar logo com ação trabalhista.

Amiga, essa conversa de "perdeu o livro" muitas vezes é "conto da carorricha", é "conversa pra boi durmir!!"

Corra atrás de seus direitos!!!

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.