MOMENTO CONTÁBEIS

Tabela de IR sem reajuste | Revisão no EPC | Piso salarial da sua categoria

Contábeis o portal da profissão contábil

22
Sep 2018
16:17

Trabalhista

2018 - O ano do eSocial

ANO NOVO, ROTINA DA FOLHA DE PAGAMENTO NOVA!

01/03/2018 08:23

11.623 acessos

esocial cadastro do empregador

2018 é o ano do eSocial! A Escrituração digital da folha de pagamento, obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relativas a todo e qualquer vínculo contratado no Brasil.

Segundo a RESOLUÇÃO DO COMITÊ DIRETIVO DO ESOCIAL No 03 de 29 de Novembro de 2017, as empresas classificadas como 1º Grupo – com faturamento superior 78.000.000,00 (setenta e oito milhões de reais) já iniciam as primeiras transmissões de cadastros e tabelas a partir do dia 08 de janeiro. Toda a programação de fases de implantação para as empresas privadas estão separadas por fases durante o exercício de 2018.

O período de liberação do ambiente de testes que teve início do segundo semestre de 2017, fez com que profissionais da Contabilidade e Recursos Humanos intensificassem os trabalhos à nível de cadastros, tabelas e parâmetros das empresas para atender os prazos em 2018.

Neste período passamos a conferir códigos FPAS, Terceiros, Alíquota RAT, FAP e GPS, todos esses indicadores que influenciam diretamente na apuração da folha de pagamento das empresas. Entendemos que mesmo processando folhas mensalmente, esses códigos e tabelas seriam revalidados junto ao eSocial na primeira transmissão do evento S1000 – CADASTRO DO EMPREGADOR.

Complexas por si só, as verbas da folha de pagamento também tiveram uma atenção especial. Desabilitar códigos de verbas de folha de pagamento que não são mais utilizadas no software, checagem de verbas por verbas e suas principais incidências de INSS, FGTS e IRRF e por fim, realização do DE/PARA com a tabela 03 - Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento levou tempo e dedicação principalmente por ser "enxuto" os códigos descritos na tabela do eSocial.

Conseguimos entender que na qualificação cadastral, o desafio não é o volume de cadastros de funcionários que devemos qualificar utilizando a ferramenta de importação em Lote. O desafio é atualizar os dados dos nossos softwares de folha de pagamento!

Vejamos o exemplo a seguir: Funcionaria admitida em 2008 com alteração do estado civil em 2010 e novo sobrenome. A cultura do brasileiro leva a esta profissional pouco se importar para atualizar seus dados junto ao empregador e por consequência seu cadastro na contabilidade fica desatualizado.

Como gerar registros em Lotes para importar para o eSocial com dados desatualizados?

O desafio é promover ações de atualização cadastral no ambiente do empregador para todos os empregados, atualizar o software da folha de pagamento e por fim gerar os registros em lote para qualificação no eSocial.

Portanto, é chegada a hora! A realização de ações direcionadas para atender as exigências do eSocial tem poucos dias. Visto que as demais empresas iniciam as primeiras transmissões no início do segundo semestre de 2018.

Feliz eSocial Novo!

 

Jefferson Dantas é Especialista em Recursos Humanos, Consultor de Empresas e Professor no Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro

Escrito por

Jefferson Dantas

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César