x

Trabalhista

PAT: Fiscalização da Execução do Programa de Alimentação do Trabalhador

Considerações sobre a fiscalização do Ministério do Trabalho quanto ao cumprimento da legislação do Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT.

24/09/2018 08:31:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
PAT: Fiscalização da Execução do Programa de Alimentação do Trabalhador

PAT: Fiscalização da Execução do Programa de Alimentação do Trabalhador

A Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), por meio da Instrução Normativa SIT/MTE nº 135, de 31/08/2017, definiu procedimentos que deverão ser aplicados quanto as ações de divulgação e de fiscalização do cumprimento da legislação do Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT.


O PAT é um programa de adesão voluntária, que foi instituído pela Lei nº 6.321/1976 e regulamentado pelo Decreto nº 5/1991, e tem como principal objetivo a melhoria nutricional dos trabalhadores de baixa renda que ganham até cinco salários mínimos.


Conforme o art. 3º da Portaria SIT/MTE nº 03/2002, as pessoas jurídicas também poderão incluir nesse programa os trabalhadores de renda mais elevada, desde que observadas as seguintes regras:

a) garantia do atendimento da totalidade dos trabalhadores que percebam até cinco salários mínimos, independentemente da duração da jornada de trabalho; e

b) o benefício concedido aos trabalhadores que percebam até cinco salários mínimos não poderá ter valor inferior àquele concedido aos de rendimento mais elevado.


O benefício concedido ao trabalhador na forma estabelecida no PAT, não será considerado como parcela salarial, não sofrerá a incidência dos encargos sociais (FGTS e INSS) e não será computado para fins das verbas trabalhistas. Entretanto, se o empregador conceder o benefício em pecúnia ou em desacordo com o programa, ficará sujeito ao recolhimento dos encargos por determinação legal do artigo 458 da CLT e do Regulamento da Previdência Social.


Conforme a Cartilha “PAT Responde – Orientações” do Ministério do Trabalho atualizada em 16 de agosto de 2018, são vantagens para o empregador que adere ao Programa de Alimentação:

“A parcela do valor dos benefícios concedidos aos trabalhadores paga pelo empregador que se inscreve no Programa é isenta de encargos sociais (contribuição para o Fundo de Garantia sobre o Tempo de Serviço – FGTS e contribuição previdenciária). Além disso, o empregador optante pela tributação com base no lucro real pode deduzir parte das despesas com o PAT do imposto sobre a renda.
Referência normativa: arts. 1º, caput e 3º, da Lei nº 6.321, de 1976; arts. 1º e 6º, do Decreto nº 5, de 1991.”


Segundo o art. 4º da Portaria SIT/MTE nº 03/2002, a participação financeira do trabalhador para o custeio do benefício fica limitada a 20% (vinte por cento) do custo direto da refeição. Para efeito desse desconto, o empregador também deverá consultar a Convenção ou o Acordo Coletivo de Trabalho que poderá definir um percentual inferior.


A adesão ao PAT contempla as seguintes modalidades para a concessão da alimentação:

  • Serviço próprio
  • Refeições transportadas
  • Administração de cozinhas
  • Cesta de alimentos
  • Refeição-convênio
  • Alimentação-convênio

 

As informações relativas à execução do PAT deverão ser prestadas ao Ministério do Trabalho por meio da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) , em conformidade com o manual de preenchimento desta declaração.


Vale ressaltar, que com o início da vigência do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) , diversas obrigações acessórias serão substituídas e dentre elas a própria RAIS. Nesse caso, os dados relativos ao cumprimento do Programa poderão, a critério do Ministério do Trabalho, ser fiscalizados por meio dessa nova obrigação acessória.


O cadastro no Programa de Alimentação do Trabalhador poderá ser feito diretamente no portal do Ministério do Trabalho e Emprego. Para mais informações sobre a execução do PAT, consulte a legislação disponível no portal do MTE e a Cartilha “PAT Responde – Orientações“.


por Fagner Costa Aguiar
Blog Práticas de Pessoal

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.