Louis Silva
Iniciante DIVISÃO 4 , Encarregado(a) PessoalA homologação de rescisões foi a parte que mais comemorei na nova Lei Trabalhista. Não ter que homologar as rescisões em sindicato é uma mão na roda. Ganhamos tempo e isso é muito importante para o nosso setor. Algumas rescisões demoravam mais de vinte dias para homologar porque os sindicatos não tinham horário.
Pena que a nova Lei Trabalhista trouxe consigo as brechas que os sindicatos precisavam: as convenções tem mais valor que a CLT. Ou seja, se o bendito sindicato colocar, em suas clausulas, a obrigatoriedade da homologação, de nada adianta a tal Nova Lei. A rescisão tem que ser feita no sindicato - pelo menos foi o que o pessoal do MTE de Porto Alegre/RS me confirmo por telefone. E para completar a palhaçada, os sindicatos ganharam a oportunidade de cobrar por homologação que antes era gratuita.
De certo modo, o governo tirou com uma mão e deu com a outra as oportunidades que os sindicatos precisavam.
Em anos de escritório não lembro de ter recebido a visita de um sindicato para mostrar seus benefícios. O interesse é claro: contribuições assistenciais, patronais, sindicais e agora a taxa homologação.
Homologar na empresa não significa "fazer rolo", "não recolher multa rescisória" ou qualquer outra falcatrua, mas agilizar o processo na liberação do pagamento e dos documentos para o funcionário saque e encaminhe o seu seguro-desemprego.
Cabe lembrar que o contador tem que ser integro e não tomar partido, principalmente, no que compete aos direitos e deveres tanto dos funcionários quanto das empresas. O "jeitinho" de hoje pode virar a dor de cabeça do amanhã.
O que nos resta, agora, é esperar sair do forno as novíssimas convenções coletivas e apreciar as novas clausulas com seus interesses explícitos em letras garrafais.
Lamentável.
Deixo a pergunta: Liguei para o MTE aqui de Porto Alegre/RS e eles confirmam que prevalece o que tem na convenção. Mas o que poderia acontecer se a empresa decidisse não homologar no sindicato?
Trancar o saque do FGTS não iria pois a Caixa Federal esta preparada para liberar sem homologação e não vai ter todas as convenções para confirmar. O seguro-desemprego também não teria acesso a estas informações.
Obrigado