x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 4

acessos 236

Dependente IR 2019

Edilson

Edilson

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Banco de Dados
há 5 anos Segunda-Feira | 18 março 2019 | 21:41

Boa noite!

Minha mãe é minha dependente, ela é aposentada, no ano de 2018 ela recebeu uma correção explicitada no item 6. rendimentos recebidos acumuladamente, R$12.000,00, e o restante está em rendimentos isentos e não tributáveis, item 3 pensão, proventos de aposentadoria ou reforma por moléstia grave... no valor de R$13.000,00, mais o décimo terceiro R$1.000,00, ou seja, somado todos os valores excede os R$22.847,76.

Eu posso deixar de somar os rendimentos isentos e não tributáveis e declará-la como dependente ou esse ano não poderei declará-la?

Grato

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 5 anos Sexta-Feira | 22 março 2019 | 15:56

Edilson, boa tarde!
Considerando a informação:

somado todos os valores excede os R$22.847,76.


Sua pergunta:
Eu posso deixar de somar os rendimentos isentos e não tributáveis e declará-la como dependente ou esse ano não poderei declará-la?


Não pode declarar sua mãe como dependente visto que a soma dos valores recebidos estão acima do limite permitido para dependente pai, mãe, etc...

Espero que ajude.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.