x
2019-02-27T15:03:40-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 400

acessos 28.303

há 1 ano Terça-Feira | 19 março 2019 | 12:34

Como informar em Jan/18 o "IR fonte nos meses anteriores" de uma operação de venda com prejuízo ocorrida em Nov/17.
Em Dez/17 não fiz compras nem vendas, portanto Dez/17 possuo R$1,97 de IR a compensar.
Sem tal informação, o Imposto a Pagar será maior do que o Imposto Pago em Janeiro/18.

Fica assim mesmo, com essa diferença? Ou informo no único campo preenchível que é "IR fonte no mês", somando o IR fonte de Janeiro/18 + IR fonte de Nov/17?

há 1 ano Terça-Feira | 19 março 2019 | 15:42

João Santana
Se o inventário não foi homologado em 2018 a falecida pode ser dependente no IRPF2019 (Não pode entregar a Final de Espólio ainda). No ano seguinte a homologação do Inventário deve-se entregar a Declaração Final de Espólio , em separado em nome da falecida, informando todos os bens que constam no Inventário (transferir os bens do marido para a declaração dela).

há 1 ano Terça-Feira | 19 março 2019 | 15:53

Sobre informar o 13º salário, o Informe de Rendimentos do cliente mostra o 13º no campo:
". RENDIMENTOS SUJEITOS A TRIBUTAÇÃO EXCLUSIVA" >
''1. DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO (LÍQUIDO)- R$xxx,xx'' >
"2. IMPOSTO SOBRE A RENDA RETIDO NA FONTE SOBRE 13º SALARIO- R$ xxx,xx"

Mas no Programa, na aba "RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS RECEBIDOS DE PESSOA JURÍDICA" já possui campo para preencher "13º salário" e "IRRF sobre o 13º salário"

Onde eu preencho o 13º???, nos Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica ou nos Rendimentos Sujeitos a Tributação Exclusiva???

E por que isso ocorre?

Onde houver pessoas e recursos para realizar objetivos organizacionais haverá administração".
há 1 ano Terça-Feira | 19 março 2019 | 16:10

Boa tarde, prezados , retificando minha pergunta , todos os dados de movimentação financeira , estão no informe de rendimentos ?Detalhando o saldo da conta corrente ou poupança , dos empréstimos e de aplicações se houver ?

Articulista
há 1 ano Terça-Feira | 19 março 2019 | 21:42

Milca, normalmente o Informe de Rendimentos Financeiros das Instituições Financeiras já contêm todas essas informações.

Mas às vezes, quando por exemplo o contribuinte possui um financiamento de uma construção pela Instituição Financeira, há informes específicos do banco para o IRPF. São demonstrativos que vem com a denominação "Extrato de Imposto de Renda - Habitação - Ano Base 2018", por exemplo.

É aconselhável, para esses casos, pedir o informe específico no banco.

Revson - Contabilista
há 1 ano Quarta-Feira | 20 março 2019 | 09:58

Olá, bom dia!

No meu comprovante de rendimentos vem o valor total que recebi de ressarcimento a saúde suplementar em 2018. O ressarcimento segue uma tabela que varia conforme a idade e remuneração, fixa por mês, independentemente do valor que pago para o plano. Recebi o ressarcimento para mim e meu esposo, que está como meu dependente. Como faço para declarar isso? No comprovante de rendimento vem o valor total, não especifica quanto pagou para mim e quanto para meu marido. No contra-cheque também vem o valor junto, logo não sei exatamente quanto cada um recebeu de ressarcimento.
Devo declarar que recebi o valor de ressarcimento integral, em meu nome? Estou na dúvida, pois acredito que devo informar a despesa com o plano de forma individual, visto que o informe de pagamento do plano discrimina os valores. Estou com receio de informar em separado em 'pagamentos efetuados' e na hora de declarar o ressarcimento tudo apenas no meu nome, dar problema.

Agradeço imensamente a ajuda de vocês.

há 1 ano Quarta-Feira | 20 março 2019 | 10:29

Caros colegas,

Uma dúvida, uma cliente dentista prestou serviços em 2018 mas sua receita ficou abaixo dos 28 mil.
Ela precisa fazer a declaração mesmo assim para que seus pacientes não caiam na malha fina?

Agradeço desde já,

Felipe

há 1 ano Quarta-Feira | 20 março 2019 | 17:39

Boa tarde Bruno e Patricia,

Eu consigo alterar o tipo de tributação depois de enviado a declaração?

Dentro do prazo você pode enviar uma declaração retificadora com mudança da opção pela tributação, após o prazo não é possível.
Fonte RFB

clique aqui

Espero ter ajudado.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
há 1 ano Quinta-Feira | 21 março 2019 | 08:39

Bom dia prezados , uma pessoa que não tem nenhum controle sobre o que ganhou no ano passado, apenas apresentou os extratos bancários mes a mes do ano , neste caso terei que ver mes a mes o que realmente entrou de dinheiro separar as saidas ? Cliente forneceu o informe de rendimentos do banco .

há 1 ano Quinta-Feira | 21 março 2019 | 09:19

Bom dia!

Tenho uma dúvida específica quanto à declaração irpf2019. Minha filha de 2 anos fica em uma escola particular que me cobra no boleto a mensalidade + alimentação. Porém, na nota fiscal emitida por eles consta somente a mensalidade. A escola alega que a alimentação é terceirizada e por isso não consta na NFS. Na declaração eu informo somente o valor das NFS que recebi durante o ano (correspondente a mensalidade), ou o valor total que paguei (mensalidade+alimentação) conforme recebi nos boletos?

Desde já agradeço.

há 1 ano Quinta-Feira | 21 março 2019 | 09:21

Bom dia Caros Colegas!
Estou com uma duvida a respeito do IR, em relação a declaração de aquisição de GADO pela pessoa física. como declarar e se pode ser declarado no IR-2019.

há 1 ano Quinta-Feira | 21 março 2019 | 10:42

Pessoal, bom dia!

Eu tenho uma dúvida sobre retificação do IR 2018 que caiu na malha fina.

O meu primo fez a declaração no ano passado e caiu na malha fina pois colocou a esposa e os 2 filhos de dependentes, sem incluir os rendimentos da esposa...

Agora na retificação se ele inclui os rendimentos da esposa dá um valor a pagar muito alto. É correto excluí-la dos dependentes e manter apenas os filhos? uma vez que o total de rendimentos dela é inferior aos R$ 28.559,70 tornando-a isenta de declarar.

Obrigado!

há 1 ano Quinta-Feira | 21 março 2019 | 11:05

Bom dia a todos!

Vou aproveitar o gancho, alguém sabe omo informar no imposto de renda PF doações recebidas do exterior (EUA) de um DOADOR que não possui CPF.
Sei que tenho que lançar em rendimentos Isentos e Não Tributáveis, porém o sistema está pedindo o número do CPF do doador, mas como estrangeiro não tem! Como fazer nesse caso? Abraços.

há 1 ano Quinta-Feira | 21 março 2019 | 11:54

Bom dia
Recebi uma declaração para fazer, onde o comprovante de rendimento de 2018 consta valores do quadro 3.Rendimentos tributáveis, deduções e imposto sobre a renda retido na fonte, no item de : contribuição a entidade de previdência complementar (Fapi) .
Como o valor está no quadro de rendimentos tributáveis, devo informar como rendimentos recebidos da pessoa jurídica ?
devo/posso lançar como um pagamento de previdência complementar também ?
faço o lançamento nas duas fichas : de rendimentos recebidos e de pagamentos ? ou somente em uma ficha ?
em qual ficha devo lançar ?
Obrigado

Cezar Silveira
há 1 ano Quinta-Feira | 21 março 2019 | 12:05

Ola, me ajudem...

Entreguei a declaração de um casal separado informando o conjuge... porem, a mulher precisava do imposto de renda para ser incluida no convenio e teria que ser como dependente do marido.

Depois que entreguei fui informada dessa informação. As declarações foram entregues separadas.

Pergunta:
Posso retificar a declaração dela deixando tudo em branco e retificar a do marido declarando ela como dependente e todos os dados dela incluir na dele?

Seria um problema? como proceder neste caso? Preciso incluir ela como dependente na dele.

Obrigada desde ja

há 1 ano Quinta-Feira | 21 março 2019 | 18:02

Boa tarde, uma pessoa procurou o escritorio para fazermos a sua declaracao de renda pessoa fisica, ele e vendedor autonomo, so que o mesmo nao fez o livro caixa e nem o carne leao. Ele quer informar algum rendimento ano 2018, poderiamos lancar os valores em Rendimento Tributaveis recebido de pessoa fisica, na coluna pensão alimenticia e outros, ou pode trazer algum transtorno?

há 1 ano Sexta-Feira | 22 março 2019 | 08:38

Bom dia, no caso de imóvel com valor inferior a 440.000 , único imóvel , não houve outra transação nos últimos cinco anos , neste caso o imóvel é isento, qual o procedimento para declarar no ir? Mesmo sendo isento tem que fazer a apuração de ganho de capital no programa ?

há 1 ano Sexta-Feira | 22 março 2019 | 10:08

Prezados(as),

Eu faço a declaração a declaração anual de imposto de renda para alguns amigos e este ano estou com uma dúvida em relação a uma questão na de um deles. Ficarei grato se alguém puder me esclarecer.

A questão é a seguinte: em 2017 ele fez um investimento nos EUA no valor de 500 mil dólares. Na declaração do ano passado essa informação apareceu na ficha “Bens e Direitos”, na coluna “Situação em 31/12/2016” o valor “0,00” e na coluna “Situação em 31/12/2017” o valor convertido para reais naquela data.

Não houve rendimentos, resgates ou novos aportes ao investimento ao longo de 2018. O valor continua em 500 mil dólares mas, ocorreu variação cambial que, vai ocasionar um acréscimo no patrimônio de quase 300 mil reais na declaração deste ano.

Minha dúvida é se eu aplico a esse caso o mesmo tratamento que dou a imóveis e ações, ou seja, vou repetindo o valor a cada ano até a liquidação do investimento. Ou, se faço a correção pelo valor do dólar em 31/12/2018 e compenso essa variação cambial na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” para não provocar variação patrimonial a descoberto. Ou ainda um terceira opção que não tenha me ocorrido.

Qualquer ajuda é bem-vinda.

há 1 ano Sexta-Feira | 22 março 2019 | 10:09

Dúvida:

Um amigo movimentou sua conta corrente no valor de R$ 120 mil/mês durante o exercício de 2018. Ele informou que é o mesmo recurso que entra e sai no decorrer do mês.
Seu rendimento na carteira é inferior a R$ 28.559,70 em 2018.

Ele deve realizar a declaração do IR?
Caso SIM. Onde vai ser informado?

há 1 ano Sexta-Feira | 22 março 2019 | 13:01

Agnelo Janhaki da Mota
Lançar em Rendimentos do Trabalhos Não Assalariados (o INSS será cobrado), a coluna Outros é para lucro do comércio ou da indústria de declarante que não exerça habitualmente a profissão de comerciante ou industrial;
O Livro-Caixa não é obrigatório e o DARF Carnê-Leão se atingir a obrigatoriedade.

há 1 ano Sexta-Feira | 22 março 2019 | 13:30

Bom dia

Obrigado Valter Arruda.

Esse valor que consta no comprovante de rendimentos, quem forneceu foi a empresa em que trabalha, sendo que consta os valores recebidos com o registro (CLT) , como : salário/INSS/IRRF/13 salário todos no quadro 3.Rendimentos tributáveis, deduções e imposto sobre a renda retido na fonte

E dentro do quadro 3. , consta também o valor da : contribuição a entidade de previdência complementar (Fapi) .

Como o valor da contribuição de previdência complementar está no quadro de rendimentos tributáveis, surgiu a dúvida.

Mas : porque o valor consta no quadro 3. como rendimentos ? seria uma mera informação ?

Obrigado

Cezar Silveira
Página 4 de 14
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.