x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 8

acessos 198

Imposto de renda pessoa física

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 19 março 2019 | 10:32

Bom Dia,

Por favor, me tirem uma dúvida:

Uma empresa do SN que teve um faturamento de mais de 80 mil no ano de 2018 mas o proprietário tem um pró-labore sobre o salário mínimo, não houve aplicação financeira e as despesas declaradas na DEFIS foi em torno de 26 mil, o que devo declarar no imposto de renda pessoa física que é o dono da empresa?

Obrigada

Telma, empresária, escritório contábil.

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 20 março 2019 | 10:14

Bom Dia Yuri, obrigada por me responder !

Me diz uma coisa, a conta corrente do banco está em nome do dono da empresa, este no qual farei o IR PF, ele ficou com o dinheiro das vendas e usou como bem quis, ou seja, está óbvio que não usa como renda apenas o pró-labore.

Uso a soma das notas fiscais como Recebidos por pessoa jurídica pelo titular em Rendimentos Tributáveis ?

Obrigada

Telma, empresária, escritório contábil.

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 20 março 2019 | 10:24

Telma Carreira Frate, bom dia.

Me diz uma coisa, a conta corrente do banco está em nome do dono da empresa, este no qual farei o IR PF, ele ficou com o dinheiro das vendas e usou como bem quis, ou seja, está óbvio que não usa como renda apenas o pró-labore.

Esse é um problema recorrente em pequenas empresas, o qual creio que seja o seu caso e fere diretamente o princípio da Entidade. É difícil contornar esta situação. Você pode tentar conscientizar o empresário sobre esse procedimento incorreto e estar realizando distribuições de lucros mensais, para amenizar a situação.

Uso a soma das notas fiscais como Recebidos por pessoa jurídica pelo titular em Rendimentos Tributáveis ?

Não! De maneira alguma! Você somente pode lançar o que está no Informe de Rendimento dele.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 20 março 2019 | 11:01

Obrigada ! Você me ajudou demais !

Mas nesta declaração o que faço com o dinheiro das vendas na conta corrente pessoal ?

Ele não tem informe, pois emite nota para as empresas e recebe na conta conta corrente pessoal.

Telma, empresária, escritório contábil.

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 20 março 2019 | 11:11

Telma Carreira Frate, bom dia.

Mas nesta declaração o que faço com o dinheiro das vendas na conta corrente pessoal ?

O que pode fazer é o que já te falei: realize distribuição de lucros para acobertar este valor.

Ele não tem informe, pois emite nota para as empresas e recebe na conta conta corrente pessoal.

Digo o informe em relação a retirada Pro-Labore que você disse que ele faz.

Porém, para resumir a história Telma, se ele não está em nenhum item da obrigatoriedade de entrega da declaração, eu, se fosse você, simplesmente não transmitia DIRPF pra ele.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 20 março 2019 | 11:52

Eu entreguei a Defis e acho que realmente como PF não é necessário então, haja vista que não atingiu os R$ 26.872,81 em funçao da soma do pró-labore.

Muito obrigada !

Telma, empresária, escritório contábil.

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 22 março 2019 | 15:57

Telma Carreira Frate, boa tarde.

Disponha colega.

Se persistir em dúvidas, volte a postar!

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.