x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 6

acessos 197

Declaração de Imposto de Renda 2019

grazielly alves ferreira

Grazielly Alves Ferreira

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Administrativo
há 5 anos Quinta-Feira | 21 março 2019 | 10:56

Sou casada e tive meu primeiro filho em 2018, no meu informe consta valor de despesa com plano de saúde dele.
O meu filho deve constar como meu dependente na minha declaração e também na declaração do meu marido
ou deve constar em apenas uma das declarações?

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 21 março 2019 | 11:05

Grazielly Alves Ferreira

Bom dia.

Deve constar apenas em uma das declarações

Abraços

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
Guilherme Barbosa

Guilherme Barbosa

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 21 março 2019 | 11:24

Bom dia,


Estou com a seguinte dúvida, meu cliente entrou com uma ação contra o INSS referente a auxílio doença, logo ganhou, os valores recebidos foram:
Valor do Capital x
Valor dos Rendimentos xxx,xx
Valor Bruto Resgate xxx,xx
Valor do IR - xxx,xx
Valor Líquido do Resgate xxx,xx
(-) pagamento de honorários advocatícios, esse pagamento foi feito após o recebimento da ação.
Tenho a quantidade de meses, tudo certo até aqui, o problema é na hora do lançamento que surge a dúvida, lanço o valor líquido - advogado na ficha RRA ou não? Ajuste Anual?


Obrigado.

Atenciosamente,
Guilherme F. Barbosa 
E-mail: [email protected]  
Telefone: (11) 9.8882-5004
Amanda Carvalho

Amanda Carvalho

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 21 março 2019 | 12:13

Ola, me ajudem...

Entreguei a declaração de um casal separado informando o conjuge... porem, a mulher precisava do imposto de renda para ser incluida no convenio e teria que ser como dependente do marido.

Depois que entreguei fui informada dessa informação. As declarações foram entregues separadas.

Pergunta:
Posso retificar a declaração dela deixando tudo em branco e retificar a do marido declarando ela como dependente e todos os dados dela incluir na dele?

Seria um problema? como proceder neste caso? Preciso incluir ela como dependente na dele.

Obrigada desde ja

AMAXIKO

Amaxiko

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 21 março 2019 | 12:49

Boa tarde Amanda Carvalho! Como vai?


Se bem entendi as declarações foram apresentadas em separado. Contribuinte marido entregou a sua e contribuinte esposa respectivamente. Porém o contribuinte esposa teria que entrar na declaração do contribuinte marido para que a mesma usufruisse do convênio de saúde do mesmo como dependente. Correto? O regulamento do IR prevê que nesse caso ela poderia entrar na declaração dele como dependente. Todavia via deveria-se informar a renda do dependente aumento o valor do imposto a ser pago ou diminuindo a restituição. Acredito que deva deixar como estar pelo fato de não haver legislação que permita a retificação da esposa como "zerada".

Aguardo a opinião de outros colegas sobre a dúvida levantada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.