Filipe Porto da Silva
Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar ContabilidadeGente, estou iniciando num escritório de contabilidade e gostaria de saber como posso lançar o INSS de uma empresa?!
Ou seja, quem é debito e quem é crédito...
respostas 4
acessos 968
Filipe Porto da Silva
Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar ContabilidadeGente, estou iniciando num escritório de contabilidade e gostaria de saber como posso lançar o INSS de uma empresa?!
Ou seja, quem é debito e quem é crédito...
Helio Elson de Sousa Junior
Bronze DIVISÃO 5 , Analista ContabilidadeTelmo Biehl
Ouro DIVISÃO 2 , Account Managerolá, temos a contribuição do inss parte empresa (ou inss patronal), o(s) desconto(s) de inss do(s) funcionário(s) e o(s) desc. do inss do pro-labore e de autônomo(s)
a) pela provisão do inss empresa (contribuição patronal):
d- custos ou despesas c/inss patronal (resultado)
c- inss a recolher/pagar (passivo circulante/obrigações previdenciárias)
b) pela provisão do(s) desconto(s) do inss do(s) funcionário(s)
d- salários a pagar (passivo circulante/obrigações trabalhistas)
c- inss a recolher/pagar
>> total descontados dos funcionários <<
c) pela provisão dos descontos do(s) pro-labore(s)
d- pro-labores a pagar [ a remuneração do(s) sócio(s) da empresa]
c- inss a recolher/pagar
>> total descontado(s) no(s) recibo(s) de pro-labore(s)<<
d) pela provisão do(s) autônomo(s) a pagar (pessoa física sem vínculo de emprego/trabalho pela clt)
d- autônomos a pagar (passivo circulante/contas a pagar)
c- inss a recolher/pagar
>> total descontado(s) no(s) rpa - recibo(s) de pagamento(s) a autônomo(s)<<
>> a gps - guia da previdência social compõe o valor total a ser recolhido/pago no banco pela empresa, total da guia tem o mesmo declarado na sefip ( guia de informações do inss e fgts entregue pelo depto. pessoal por ocasião do fechamento da folha de funcionários, pro-labores e autônomos) e mesmo valor do saldo contábil da conta "inss a recolher/pagar."
bom trabalho! bom fim-de-semana!
Cristina Pontes
Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeOlá Filipe,
Se o INSS é parte dos funcionários:
D - Salários a pagar
C - INSS a recolher
Se sobre Pró-labore
D - Pró-labore a pagar
C - INSS a recolher.
Filipe Porto da Silva
Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar ContabilidadeEntão, seria de funcionários... Mas já tive a resposta que queria.
Agradeço a atenção!!
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade