x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 3.034

Pagar o Capital Social???

Thiago de Souza Oliveira

Thiago de Souza Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 17 anos Terça-Feira | 19 fevereiro 2008 | 08:37

Bom gente, tenho um dúvida....

Fiz o balanço de encerramento de uma empresa, na qual o Ativo era de 5000,00 e o passivo era de 5000,00...

O que restou foi somente o saldo de caixa e o capital social...

Me disseram que tenho que " matar" as contas

Débito em Capital Social ------------------ R$ 5000,00
Crédito em Caixa -------------------------R$ 5000,00

Gostaria de saber se esse procedimento é correto, pois sendo assim o balanço sairia todo zerado...

Outra dúvida, caso a empresa se encerre com contas a pagar, INSS, FGTS, etc... Posso " pagar" o Capital social aos sócios??? Mesmo ela devendo os impostos do período ?

Fico no aguardo e uma opinião dos nobres colegas...

Um Abraço...

Visitante não registrado

há 17 anos Quarta-Feira | 20 fevereiro 2008 | 00:04

Amigo Thiago o que lhe disseram esta totalmente equivocado. As contas que são zeradas são as de resultado (receitas e despesas) sendo essas transferidas para Lucros ou prejuizos acumulados .
O BP é um demonstrativo da situação liquida da empresa e não deve ser zerado em hipótese nenhuma . Você tem 5000 no seu caixa , e você não deve estar querendo zerar esta conta apenas para " plenitude contábil". Esta errado o que se zera ao final de um periodo são as CR- Contas de resultado que dirão se a empresa teve lucro ou prejuizo em determinado exercício.

Espero ter ajudado o amigo.
Abraços.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 17 anos Quarta-Feira | 20 fevereiro 2008 | 07:03

Tiago

Se de fato a empresa está encerrando suas atividades e tudo está correto na contabilidade, as contas Ativas, Passivas, Receitas e Despesas são zeradas.

O Lançamento abaixo como também os demais:
D-Capítal Social
C-Caixa ou Banco

São feitos pela alteração de Contrato Social registrado na JC. Alteração esta que especificar de que modo o Patrimonio Liquido será distribuidos entre os sócios.

Como citei, se tudo estiver Correto na contabilidade.
Quanto as contas de Encargos socias elas só podem zerar pelo recolhimento dos mesmos. Ou através de transferência de responsabilidade que tambem poderá constar na alteração de contrato social.

Está distribuição é feita inclusive para legalizar, FISCALMENTE , a retirada do dinheiro da empresa, pelos sócios, que sobrou nos bancos e caixa.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Thiago de Souza Oliveira

Thiago de Souza Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 17 anos Quarta-Feira | 20 fevereiro 2008 | 08:21

Muito Obrigado pelas respostas meus amigos, para maior clareza aí está o balanco que levantei ...

A T I V O 5.000,00D
ATIVO CIRCULANTE 5.000,00D
DISPONIVEL 5.000,00D
CAIXA 5.000,00D
ESTOQUE 0,00D
ESTOQUE DE MERCADORIAS 0,00D

P A S S I V O 5.000,00C
PASSIVO CIRCULANTE 0,00D
OBRIGACOES TRIBUTARIAS 0,00 D
SIMPLES A RECOLHER 0,00D
ICMS A RECOLHER 0,00D

PATRIMONIO LIQUIDO 5.000,00C
CAPITAL 5.000,00C
CAPITAL SOCIAL 5.000,00C
OUTRAS CONTAS DO PATRIMONIO 0,00C
LUCROS ACUMULADOS 0,00C

Espero que de pra entender...

Depois que eu apurei o lucro, distribui o mesmo, o que restou foi esses saldos... Me disseram que ainda tenho que fazer um lançamento, debitando o patrimonio e creditando o caixa... Isso é que eu preciso saber se é correto, e se tem algum lugar na legislação que mostre que é correto. Fico no aguardo...

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 17 anos Quarta-Feira | 20 fevereiro 2008 | 09:52

Thiago

Volto afirma para que os R$ 5.000,00 seja legalizado e os sócios possa declarar no IRPF torna-se necessário que esteja especificado em contrato social sua distribuição.

Pela alteração do Contrato social voce faz um recibo pagando os R$ 5.000,00 aos sócios e consequentemente faz o seguinte lançamento.

D-Capital Social
C-Caixa
Historico: Dist patrimônio Líquido conforme alteração contrato social de dd/mm/aa

E anexa uma cópia do contrato como documento contábil.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES

Visitante não registrado

há 17 anos Quarta-Feira | 20 fevereiro 2008 | 12:31

O colega acima tem TODA RAZÃO. EU que não li sua afirmação de que a empresa esta encerrando suas atividades. Desculpe-me.
Abração.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade