x
2019-03-17T14:02:13-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 352

O Futuro da Contabilidade

há 1 ano Domingo | 17 março 2019 | 14:02

Boa tarde, pessoal.

Na contemporaneidade o desenvolvimento técnico-científico nos mostra que algumas profissões estão sob ameaça de drásticas transformações, e a contabilidade é uma dessas. Vocês ainda acreditam que cursar o bacharelado em ciências contábeis é um bom negócio? Por quê?

há 1 ano Segunda-Feira | 18 março 2019 | 08:45

Matheus,

Não é raro você encontrar matérias sensacionalistas com o título "profissões que desaparecerão nos próximos anos" e uma das primeiras que aparecem é a profissão do contador. Acontece que o contador não se encontra muito em perigo assim... Eu diria que os profissionais como auxiliares e assistentes que sim, pessoas que emitem guias e etc.
É muito fácil hoje termos um sistema integrado que faz praticamente tudo se estiver bem parametrizado. Profissionais que trabalham com análise, auditoria ou pericia dificilmente desaparecerão.

Além disso, a pessoa que adquire o título de bacharel pode ainda trabalhar em diversas áreas como consultoria financeira ou tributária.

O mercado de trabalho não é fácil, mas mesmo assim amo minha profissão e recomendo a todos que estão com vontade de fazer.

Abraço

Contador - CRC RJ-127821/O
Atuando no município de Volta Redonda e Região Sul do Estado do Rio de Janeiro.
há 1 ano Segunda-Feira | 22 abril 2019 | 08:33

Bom dia, Matheus

Complementando a resposta de nosso colega com o mesmo nome, segue meu ponto de vista.

A tecnologia vem mudando o mundo de forma acelerada, em diversas áreas, dentre elas, a contabilidade.

Fato é que serviços repetitivos tendem a ser automatizados e cabe ao contador buscar alternativas e novas formas de trabalho para manter sua produtividade. Hoje em dia se comenta muito sobre o BPO Financeiro e a Contabilidade Consultiva, mas em resumo, no mundo em que estamos vivendo, com rápidas mudanças, o importante é estar preparado para aprender, desaprender, aprender de novo, desaprender...

Não vejo como o fim da profissão, tem muitos nichos de mercado para trabalhar, muitas alternativas e para quem busca conhecimento e se esforça para atingir diferenciais, o mercado terá um espaço.

Atenciosamente,
Fernando H. Buzaneli
http://www.buzaneli.com.br
há 1 ano Terça-Feira | 23 abril 2019 | 00:13

Matheus, 

Acredito que nossa profissão só tende a crescer, ainda mais com todo este avanço tecnológico. Saber aproveitar as oportunidades e criar diferenciais competitivos. 

O que eu acho ótimo é o leque de opções que existe, tem gente que saia da faculdade e só pensa em escritório, grandes empresas, concursos, mas há muitas opções como Perícia Contábil, Auditoria, Controladoria, Consultoria tributária/trabalhista e muito mais. 

Então também não vejo fim da profissão. 

Manual Indispensável Para Contadores Iniciantes, ACESSE >> http://manualpraticascontabeis.kpages.online/manual-2020
Renato C. C. Colman
Contador e Consultor Empresarial
Contato: renatocosta.contador@gmail.com
Consultor Especial
há 1 ano Terça-Feira | 23 abril 2019 | 11:26

E acrescento mais...

Tem muita empresa de software, que está jogando este verde de que a contabilidade vai acabar, so para que os contadores de forma desesperada adquiram seus aplicativos.

Lançar realmente tende a diminuir ou acabar, mas verificar a veracidade e a qualidade da informação ainda está longe de se extinguir.

att

Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
http://www.prosperarecontabil.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
há 9 semanas Segunda-Feira | 24 agosto 2020 | 13:38

Prezados (as)
Tenho lido matérias com previsões bombásticas e “profundamente assertivas” como vc sugere, há mais de uma década…rsrs
Os dados repetidos, o futurismo, a confusão total dos perfis de atuação dos contabilistas (Real x Presumido x PME´s x públicos x terceiro setor x CLT´s…), o olhar para as mudanças tecnológicas, tudo isso somado a algumas expressões propositadamente inglesadas (stakeholders, dashboards, business intelligence, enfim…) culminando enfim com as repetidas dicas da sua salvação profissional.
Conclusão: a profissão contábil não vai acabar, só vai diminuir em 75% ! Jesus ,Maria José !!!
Quem sabe a falência de mais uma “genial” start up ou fintech contabilística (vide
https://neofeed.com.br/blog/home/o-curioso-caso-da-startup-que-levantou-us-100-milhoes-e-faliu/) possa lançar mais alguma dúvida sobre esses urubus on line, que colecionam tantos admiradores e adeptos, mas que só fazem depreciar a profissão.
Agora me dá uma licencinha, deixa eu ver se o pessoal aqui entregou todas as ECDS e se vão entregar todas ECF´s ainda esse mês, pois estamos trocando o sistema aqui…rs

Rinaldo Araujo Carneiro
Administrador, Contabilista inscrito no CRC-SP, Advogado inscrito OAB-SP
Empresário contábil estabelecido desde 1.989
casado, pai, filho, irmão
eleitor, cidadão, brasileiro, paulistano
palmeirense, antigomobilista compulsivo

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.