x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 66

Constituição de Empresa - Dúvidas Importantes

leonardo araujo

Leonardo Araujo

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 10 setembro 2019 | 13:15

Prezados, boa tarde!

Um amigo meu vai abrir uma empresa (escola) LTDA. A casa utilizada está registrada no CPF desse meu amigo, e ele a está pagando por meio de um Financiamento. A casa necessita de obras, por volta de R$ 50k

Minhas dúvidas giram em torno basicamente da questão da casa:

1 - Ao emitir o contrato social da empresa, este imóvel deve ser citado? Caso deva, como ficará registrado no contrato social e no contábil?

2 - Ele pode pagar o custo da obra por fora,com o salário dele,sem nenhuma citação no contrato social, nem registro contábil?

3 - O financiamento e a casa(que ficará no nome desse amigo), devem ser registrados contabilmente?

Desde já, agradeço pelos esclarecimentos

João Alves de Menezes Júnior

João Alves de Menezes Júnior

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 10 setembro 2019 | 16:11

Boa tarde Leonardo,

1 - Ao emitir o contrato social da empresa, este imóvel deve ser citado? Caso deva, como ficará registrado no contrato social e no contábil? R.: O imóvel em si como um ativo não necessariamente, salve exceção se esse imóvel for fazer parte da subscrição e integralização do capital social da empresa, do contrário só será citado no contrato o endereço do imóvel onde a empresa funcionará, nada mais.

2 - Ele pode pagar o custo da obra por fora,com o salário dele,sem nenhuma citação no contrato social, nem registro contábil? R.: Sim, não há impedimento, desde não seja emitido nenhum documento (nota fiscal) em nome da empresa.

3 - O financiamento e a casa(que ficará no nome desse amigo), devem ser registrados contabilmente? R.: se essa despesa e a casa ficará em nome da Pessoa física NÃO.  

AVANT ASSESSORIA CONTÁBIL
João Alves de Menezes Júnior
Contador - CRC SE/007331
Pós-graduando em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário
Tel.: (79) 99854-8128

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.