x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1.915

acessos 518.806

Parcelamento FGTS MP 927/ 2020 - Site com Instabilidade

VIVIANE

Viviane

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Administrativo
há 4 anos Terça-Feira | 4 agosto 2020 | 15:31

Carolina Olá Carolina, ainda nada! Na mesma situação, fico tentando toda hora. Mesma mensagem, só pode solicitar depois de 1 hora novamente, mas a guia nunca é gerada.

Graziela Franchin

Graziela Franchin

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 4 agosto 2020 | 15:32

Boa tarde!

Também consigo gerar a segunda parcela. Meu problema é que os valores estão menores que a primeira parcela, mas resolvi gerar as guias mesmo assim. Quem sabe nas próximas parcelas eles arrumem.

Carolina

Carolina

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 4 agosto 2020 | 15:51

Luiz Antonio de Andrade, poderia por gentileza tirar uma dúvida... quando você seleciona para gerar a segunda parcela, a guia já aparece em PDF no seu computador ou fica disponível para emissão? Eu até consigo solicitar mas no botão onde solicitei (ações) não    aparece outra opção exceto a de solicitar a guia novamente.... Desde já muito obrigada! 

JOSE DIAS

Jose Dias

Bronze DIVISÃO 5 , Administrador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 4 agosto 2020 | 16:48

Olá, 

Prezada, tudo bem ? 

Venho acompanhando em diversos grupos de Whatapp, e realmente algumas pessoas estão instruindo a tentar por outro navegador, pois pode dar certo. 

Mas que realmente existe a chance de ter uma instabilidade. 

Carolina

Carolina

há 4 anos Terça-Feira | 4 agosto 2020 | 17:37

Boa tarde! Alguém sabe me dizer se para gerar a segunda parcela tem que fazer alguma individualização ou regularizar o parcelamento? Pois não estou conseguindo gerar, eu consigo solicitar mas não aparece nada! Agradeço imensamente 

Mônica Escovino Nogueira

Mônica Escovino Nogueira

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 4 agosto 2020 | 17:52

Carolina, em qual portal está tentando SIFUG? Se for esse, o portal está com muita instabilidade. Consegui falar hoje cedo com a Caixa e pediram pra ficar tentando. Brincadeira né?
Ana Paula Chiquetto você já baixou o manual da Caixa a versão 4? Lá tem vários tópicos sobre essas questões.

Carolina

Carolina

há 4 anos Terça-Feira | 4 agosto 2020 | 19:11

Mônica Escovino Nogueira Boa Noite! Isso estou tentando pelo site da caixa SIFUG, você conseguiu por algum outro caminho? Obrigada 

Mônica Escovino Nogueira

Mônica Escovino Nogueira

há 4 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2020 | 08:04

Bom dia!
Carolina Carolina, emiti tds as minhas parcelas pelo SIFUG e tds saíram certas como valores e vencimento. Isso somente dos CNPJ pq do CEI até agora não consegui nada. Resolvi fazer consulta e emitir guia já bem tarde da noite ou de manhã muito cedo pq nesses horários o SIFUG funciona que é uma beleza. 
Participo de um outro grupo de DP e muitos estão na mesma situação que vc. 

Dominique Silva

Dominique Silva

Prata DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 4 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2020 | 08:22

Olá, bom dia pessoal!

Quitei a primeira parcela pela guia gerada no ICP e ate o momento não foi baixado do SIFUG, tive um desligamento e fiz o recolhimento tranquilamente,  mas ate o momento nada de baixa também.
Vocês estão gerando a segunda parcela mesmo sem a baixa dos deligados? Alguém nessa situação?

Não sei se regularizo manualmente e emito a guia ou se pago como esta e o sistema atualizara automaticamente. 

Ana Paula Chiquetto

Ana Paula Chiquetto

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2020 | 08:27

Mônica Escovino Nogueira Acabei de ler, mas não consta nada sobre essa situação, só que são 5 dias úteis para quitação no banco, porém já passou 5 dias e inclusive já aparece como quitado no SIFUG mas no extrato dos trabalhadores não caiu.

Mônica Escovino Nogueira

Mônica Escovino Nogueira

há 4 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2020 | 08:37

Dominique, peguei essas dicas num outro grupo de DP, veja se ajuda vc!
Tome Nota DP – COVID 19
{ Parcelamento FGTS – Principais Dúvidas }
Com tantas dúvidas sobre o Parcelamento do FGTS, decidi fazer um resumo das dúvidas, onde pedi para a querida Jení Carla – Sistema SCI validar as respostas (gratidão), já que a mesma participa das reuniões e tem informações oficiais dos procedimentos.. Então antes de perguntarem, já sabe... leiam com atenção para saber se a sua dúvida já foi esclarecida abaixo, bora lá?
.◽️1- Paguei a primeira parcela do FGTS, mas ainda não consta a baixa, posso gerar mesmo assim a segunda parcela? 
Sim, mesmo que não tenha dado baixa ainda na primeira parcela, o sistema atualizou para possibilitar a emissão da segunda nessas condições – após o processamento, terá os ajustes - se necessários nas demais parcelas.
.◽️2- Gerei a primeira parcela via GRFGTS e o valor foi diluído nas 5 parcelas restantes, zerando a primeira parcela NÃO paga, o que fazer? 
Pode gerar e pagar a segunda parcela normalmente, e aguardar os ajustes nas demais parcelas.
.▫️3- O valor do 13ºSalário não entrou no Parcelamento, o que fazer? 
Não precisa fazer nada, esse valor a Caixa já informou que irá entrar na 4ª à 6ª parcela.
.▫️4- Não consta no parcelamento a competência 05/2020, o que fazer?
 Primeiramente deve verificar se realmente foi enviado essa competência na modalidade 1 até dia 20/06. Se estiver tudo ok, enviar para o email @Oculto a GFIP enviada e o extrato de origem onde não consta a competência, para a Caixa fazer a inclusão manual. (Serve para todas as competências que não entraram)
.▫️5- Sumiu a 2ªParcela, posso fazer via Sefip o pagamento?
Ainda não teve essa orientação por parte da Caixa para recolher a segunda parcela via Sefip. Houve uma falha no sistema e a Caixa já está providenciando os devidos ajustes para as parcelas que sumiram– então como a guia vence em 07/08 vamos aguardar o ajuste para emissão via GRFGTS.
.▫️6- Tem como quitar o parcelamento de uma vez na mesma guia? 
Após a última atualização que o sistema teve, não é mais possível gerar as 6 parcelas dentro da mesma guia. Mas é possível que gere separadamente cada parcela para quitação total do parcelamento.
.▫️7- Como dar baixa na primeira parcela, que ainda não consta no sistema? 
Poderá enviar para o email @Oculto o protocolo de transmissão (se foi via Sefip) , guia e o comprovante de pagamento da mesma. Isso serve tbm para as antecipações realizadas, que ainda não consta no sistema e extrato - Maaasss não é necessário, pois a Caixa deve providenciar em breve a baixa, mas se achar pertinente envia pro e-mail.
.▫️8- Meu cliente pagou a parcela 1/6 e só entrou o valor para alguns empregados, o que fazer? 
Não precisa fazer nada, a Caixa prioriza o depósito dos empregados mais antigos daquela competência , conforme for quitando as demais parcelas , os valores vão entrando para os empregados. O valor pago na primeira parcela não contempla todos os empregados - assim como as demais. Só aguardar a individualização que a Caixa irá fazer e ao final todos os empregados terão seus valores nas contas.
.▫️9- Não consigo acessar o parcelamento com certificado eCPF/CEI, posso gerar a segunda parcela via Sefip?
A caixa ainda não passou essa orientação de recolher via Sefip a segunda parcela, é bem provável que logo eles resolvam essa pendência, já estão cientes dessa falha – vamos aguardar , novidades sobre isso eu retorno.
.▫️10- Não consigo acessar o parcelamento com meu certificado, o que fazer?
 1-Faça o teste com certificado do cliente, 2-Faça o teste com o certificado da empresa responsável pelo envio da GFIP (Ex: certificado da contabilidade), 3- Refaça a procuração
Se mesmo assim continuar sem acesso, enviar a pendência para o email @Oculto explicando a situação, e informando os dados da empresa (Como CNPJ, competências, etc).. 
.▫️11- Foi enviado o valor de R$ 120,00 para o empregado em determinada competência, mas na verdade o valor correto era de R$ 200,00. Como atualizar esse valor no parcelamento? 
Não tem como atualizar valores, o parcelamento foi feito com as remunerações enviadas até dia 20/06. Sendo assim, o empregador deverá recolher a diferença via SEFIP na opção Remuneração Complementar com atualização dos encargos. 
.▫️12- Ao fazer a antecipação dos desligados, o sistema ainda está puxando o valor da competência 03/2020  que já foi paga – o que fazer? 
Nesse caso, se já houve o recolhimento, poderá ir na opção de “Regularizar Parcelamento” para depois que der baixa, gerar as antecipações.
(Obs: Pra fazer esse procedimento , primeiramente deve CONFIRMAR que esse empregado entrou mesmo no pagamento da parcela 1/6)
.▫️13- O que fazer quando o valor está a menor no parcelamento? 
Verifica se o motivo não é o Décimo Terceiro que ainda não está sendo considerado , conforme explicação da pergunta 3. Faça a conferência dos empregados e valores que constam no extrato de Origem. Quando encontrar a diferença ,pode enviar a pendência para email @Oculto.
.▫️14- Posso usar a opção de “Regularizar Parcelamento” para dar baixa na primeira parcela que ainda consta em aberto?
Pode para ajustar o saldo do parcelamento, mas não irá mudar o status da parcela – vai continuar vencida (nesse caso a orientação é aguardar o processamento ou enviar o comprovante para o email @Oculto).
.▫️15- O valor da parcela está a menor ou maior, posso recolher mesmo assim?
 Sim, depois terá os ajustes nas demais parcelas se no extrato de origem as informações estão corretas.
.▫️16-  Por que o saldo devedor do parcelamento está a menor, sendo que não foi paga a parcela emitida?
 Provavelmente teve baixa de empregados desligados e com isso abate o valor.
.▫️17- Até quando posso recolher a primeira parcela sem juros
Até dia 31/07/2020 pode recolher via GRFGTS a primeira parcela sem juros. Caso já tenha sido paga a parcela 1/6 com juros – esse valor será compensado na terceira parcela
.▫️18- Quando faço o Download dos relatórios, não consigo abrir o arquivo, o que fazer? 
Após baixar o arquivo, deve renomear com a extensão “.CSV” no final

Jéssica Fávaro (autora das dicas)
28/07/2020

GABRIELA NUNES

Gabriela Nunes

Bronze DIVISÃO 1 , Analista Pessoal
há 4 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2020 | 08:41

Pessoal, bom dia.

Espero que vocês possam me ajudar.

Tenho duas rescisões para pagar agora no dia 07/08/2020.
Gerei a guia de antecipação dos dois funcionários, e conta para pagamento mês 03, 04 e 05/2020.
Minha dúvida: no mesmo dia preciso pagar a segunda parcela e esses dois funcionários também irão constar nessa guia.
Como faço nesse caso? Não consigo regularizar pagamento, pois a guia ainda não foi paga.
Existe alguma forma de compensar futuramente caso seja pago em duplicidade para um funcionário?

Obrigada.

GABRIELA NUNES

Gabriela Nunes

há 4 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2020 | 08:55

Monica, bom dia.
Ainda não paguei. O dia do pagamento da rescisão é dia 07/08, juntamente com a segunda guia do parcelamento.
Então eu gerei primeiro a segunda guia do parcelamento (onde devem constar o mês 03/2020 dos dois funcionários desligados), e depois gerei a guia de antecipação de pagamento dos funcionários desligados, e nesta guia também aparece o mês 03/2020 para pagar. Eu achei que por ter gerado o parcelamento primeiro, o sistema não incluiria o mês 03 na guia de antecipação.
Se eu pagar as duas guias, consequentemente estarei recolhendo duas vezes o mês 03/2020 para os dois funcionários.

Será que a caixa faz essa compensação nas próximas guias?

Mônica Escovino Nogueira

Mônica Escovino Nogueira

há 4 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2020 | 09:05

Gabriela Nunes, agora entendi! Acredito que seja abatido sim mas é uma incógnita a Caixa. Vc chegou a enviar email para a Caixa? Enviei um hoje a respeito dos meus problemas com o CEI e veio essa resposta automática. Estou postando aqui:

"  Informamos que, no dia 24/07/2020, foi disponibilizada nova versão do serviço Parcelamento MP 927/20 realizando o abatimento de diversos pagamentos realizados pelo empregador, pela GRF/GRFGTS, além de melhoria no desempenho da solução. 

2          Em caso de dúvida quanto aos valores regularizados por pagamentos anteriores, o empregador deve consultar a aba “Informações” onde o campo "Saldo do Parcelamento" sofre alteração quando ocorre pagamento, observadas as condições para processamento.  

3          Ao clicar em Download Extrato de Pagamento, aparece arquivo onde estão descritos todos os valores pagos pelo empregador, por funcionário, que serviram para a CAIXA compor o valor apresentado na aba “Informação” e "Saldo do Parcelamento". 

4          Restando valores pagos e não listados no “Extrato de Pagamento” o empregador pode optar pelo pagamento da 2ª parcela com o valor apurado pelo sistema e aguardar a finalização do processamento dos valores quitados pelo empregador. As diferenças à crédito ou à débitos serão alocadas nas parcelas que vencerão a partir de SET/2020, conforme o caso. 

5          O empregador pode ainda optar, caso identifique trabalhador que teve o FGTS quitado e não processado no Parcelamento ou trabalhador incluído indevidamente no Parcelamento, por processar a regularização dos valores. Para promover a regularização basta acessar a aba “Regularizar Parcelamento” e baixar o débito ligado ao trabalhador relacionado no parcelamento, conforme descrito na Cartilha Operacional MP 927/20, disponível na área de download – FGTS – MANUAIS E CARTILHAS OPERACIONAIS, item 1.4.4 (Regularizar Parcelamento). 

6          Valores declarados e que não constam do Parcelamento, a exemplo de diferença referentes à 13º (décimo-terceiro) salário ou mesmo declarações realizadas até o dia 20/06 com o uso da modalidade 1, informamos que estes valores serão apurados e apropriados de modo a compor as parcelas de 04 a 06 do parcelamento, sem prejuízos para o empregador e para o trabalhador. 

7          Com relação aos pagamentos realizados por GRDE esclarecemos que os mesmos serão apropriados para abatimento da primeira parcela até a data de vencimento da terceira parcela, em 04/09. Desta forma, recomendamos proceder com a geração e pagamento da segunda parcela via serviço Parcelamento MP 927/20 pelo endereço eletrônico www.conectividadesocial.caixa.gov.br.  

8          Dúvidas adicionais sobre a matéria podem ser solucionadas pelo próprio empregador consultando a nova versão da “Cartilha Operacional MP 927/20” disponível na área de downloads da página da CAIXA (www.caixa.gov.br) à Downloads à FGTS – Manuais e Cartilhas Operacionais.

8.1       Nesta versão da cartilha foram atualizadas as orientações com relação ao uso do Serviço Parcelamento MP 927/20, acessado por meio do endereço www.conectividadesocial.caixa.gov.br, e, revisadas as perguntas frequentes.

8.2       Este documento tem o objetivo de auxiliá-lo na solução de problemas e esclarecimento de dúvidas relacionadas a matéria.

8.3       Para questões não previstas nesta cartilha, estamos à disposição também pelo telefone 0800 726 0207, para consultas 24 horas por dia.

Atenciosamente, 

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

EDSON

Edson

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 4 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2020 | 09:19

Bom dia!

Estou a uma semana tentando gerar a 2° parcela e nada gera. Só aparece a mensagem " solicitação realizada. Retorne em alguns minutos". Mas tento todo dia a uma semana e nada. Alguém encontrou uma solução?

GABRIELA NUNES

Gabriela Nunes

há 4 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2020 | 09:33

Marcelo, bom dia.
Vou tentar gerar as guias da rescisão primeiro, quem sabe abaixa o valor da guia total.

Monica, muito obrigada pelo retorno.
Está tudo muito confuso. Farei o pagamento das guias, e caso conste pagamento em duplicidade entrarei em contato com a caixa para abatimento. Vamos ver se irá resolver.
Obrigada!

Ariane Andrade

Ariane Andrade

há 4 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2020 | 10:06

Bom dia!

Também estávamos com problemas para emitir a guia através do certificado do CEI, mas depois conseguimos acessar com o certificado da contabilidade, que foi o que utilizamos para enviar as sefips. 

Não sei se seria mesmo necessário, mas antes renovamos a procuração lá no Conectividade Social

Aí, no site SIFUG,  acessamos com o certificado da contabilidade, clicamos em: "Empregador" -->  "CRF, Parcelamento e Impedimentos" --> "Parcelamento MP 927/2020" --->  clicamos na aba "Empresas Vinculadas", e lá no final, estava o CEI. ---> clicamos no CEI e depois em "Consultar", aí já abriu o parcelamento dele, e na aba de "Parcelas" foi possível emitir a 2ª parcela.

Única coisa que estranhamos, foi que não aparece o nome do empregador na guia, e consta apenas o número do CEI.
Mas mesmo assim enviamos ao cliente. 

Alessandra Silva

Alessandra Silva

Prata DIVISÃO 2 , Supervisor(a) Pessoal
há 4 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2020 | 10:15

Bom dia Edson,
Quando vou emitir a 2º parcela aparece a mesma mensagem, porem ao entrar de novo em Parcelas tem o ícone de pdf. salvo na aba Ações - visualizar guia - só clicar nele que ela baixa normal.
Espero ter ajudado.

Alessandra Nascimento
Analista Depto Pessoal
Página 45 de 64

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade