x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1.915

acessos 516.246

Parcelamento FGTS MP 927/ 2020 - Site com Instabilidade

VIVIANE

Viviane

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 3 anos Terça-Feira | 4 agosto 2020 | 15:31

Carolina Olá Carolina, ainda nada! Na mesma situação, fico tentando toda hora. Mesma mensagem, só pode solicitar depois de 1 hora novamente, mas a guia nunca é gerada.

Graziela Franchin

Graziela Franchin

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 4 agosto 2020 | 15:32

Boa tarde!

Também consigo gerar a segunda parcela. Meu problema é que os valores estão menores que a primeira parcela, mas resolvi gerar as guias mesmo assim. Quem sabe nas próximas parcelas eles arrumem.

Carolina

Carolina

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 4 agosto 2020 | 15:51

Luiz Antonio de Andrade, poderia por gentileza tirar uma dúvida... quando você seleciona para gerar a segunda parcela, a guia já aparece em PDF no seu computador ou fica disponível para emissão? Eu até consigo solicitar mas no botão onde solicitei (ações) não    aparece outra opção exceto a de solicitar a guia novamente.... Desde já muito obrigada! 

JOSE DIAS

Jose Dias

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 4 agosto 2020 | 16:48

Olá, 

Prezada, tudo bem ? 

Venho acompanhando em diversos grupos de Whatapp, e realmente algumas pessoas estão instruindo a tentar por outro navegador, pois pode dar certo. 

Mas que realmente existe a chance de ter uma instabilidade. 

Carolina

Carolina

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 4 agosto 2020 | 17:37

Boa tarde! Alguém sabe me dizer se para gerar a segunda parcela tem que fazer alguma individualização ou regularizar o parcelamento? Pois não estou conseguindo gerar, eu consigo solicitar mas não aparece nada! Agradeço imensamente 

Mônica Escovino Nogueira

Mônica Escovino Nogueira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 4 agosto 2020 | 17:52

Carolina, em qual portal está tentando SIFUG? Se for esse, o portal está com muita instabilidade. Consegui falar hoje cedo com a Caixa e pediram pra ficar tentando. Brincadeira né?
Ana Paula Chiquetto você já baixou o manual da Caixa a versão 4? Lá tem vários tópicos sobre essas questões.

Carolina

Carolina

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 4 agosto 2020 | 19:11

Mônica Escovino Nogueira Boa Noite! Isso estou tentando pelo site da caixa SIFUG, você conseguiu por algum outro caminho? Obrigada 

Mônica Escovino Nogueira

Mônica Escovino Nogueira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2020 | 08:04

Bom dia!
Carolina Carolina, emiti tds as minhas parcelas pelo SIFUG e tds saíram certas como valores e vencimento. Isso somente dos CNPJ pq do CEI até agora não consegui nada. Resolvi fazer consulta e emitir guia já bem tarde da noite ou de manhã muito cedo pq nesses horários o SIFUG funciona que é uma beleza. 
Participo de um outro grupo de DP e muitos estão na mesma situação que vc. 

Dominique Silva

Dominique Silva

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 3 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2020 | 08:22

Olá, bom dia pessoal!

Quitei a primeira parcela pela guia gerada no ICP e ate o momento não foi baixado do SIFUG, tive um desligamento e fiz o recolhimento tranquilamente,  mas ate o momento nada de baixa também.
Vocês estão gerando a segunda parcela mesmo sem a baixa dos deligados? Alguém nessa situação?

Não sei se regularizo manualmente e emito a guia ou se pago como esta e o sistema atualizara automaticamente. 

Ana Paula Chiquetto

Ana Paula Chiquetto

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 3 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2020 | 08:27

Mônica Escovino Nogueira Acabei de ler, mas não consta nada sobre essa situação, só que são 5 dias úteis para quitação no banco, porém já passou 5 dias e inclusive já aparece como quitado no SIFUG mas no extrato dos trabalhadores não caiu.

Mônica Escovino Nogueira

Mônica Escovino Nogueira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2020 | 08:37

Dominique, peguei essas dicas num outro grupo de DP, veja se ajuda vc!
Tome Nota DP – COVID 19
{ Parcelamento FGTS – Principais Dúvidas }
Com tantas dúvidas sobre o Parcelamento do FGTS, decidi fazer um resumo das dúvidas, onde pedi para a querida Jení Carla – Sistema SCI validar as respostas (gratidão), já que a mesma participa das reuniões e tem informações oficiais dos procedimentos.. Então antes de perguntarem, já sabe... leiam com atenção para saber se a sua dúvida já foi esclarecida abaixo, bora lá?
.◽️1- Paguei a primeira parcela do FGTS, mas ainda não consta a baixa, posso gerar mesmo assim a segunda parcela? 
Sim, mesmo que não tenha dado baixa ainda na primeira parcela, o sistema atualizou para possibilitar a emissão da segunda nessas condições – após o processamento, terá os ajustes - se necessários nas demais parcelas.
.◽️2- Gerei a primeira parcela via GRFGTS e o valor foi diluído nas 5 parcelas restantes, zerando a primeira parcela NÃO paga, o que fazer? 
Pode gerar e pagar a segunda parcela normalmente, e aguardar os ajustes nas demais parcelas.
.▫️3- O valor do 13ºSalário não entrou no Parcelamento, o que fazer? 
Não precisa fazer nada, esse valor a Caixa já informou que irá entrar na 4ª à 6ª parcela.
.▫️4- Não consta no parcelamento a competência 05/2020, o que fazer?
 Primeiramente deve verificar se realmente foi enviado essa competência na modalidade 1 até dia 20/06. Se estiver tudo ok, enviar para o email @Oculto a GFIP enviada e o extrato de origem onde não consta a competência, para a Caixa fazer a inclusão manual. (Serve para todas as competências que não entraram)
.▫️5- Sumiu a 2ªParcela, posso fazer via Sefip o pagamento?
Ainda não teve essa orientação por parte da Caixa para recolher a segunda parcela via Sefip. Houve uma falha no sistema e a Caixa já está providenciando os devidos ajustes para as parcelas que sumiram– então como a guia vence em 07/08 vamos aguardar o ajuste para emissão via GRFGTS.
.▫️6- Tem como quitar o parcelamento de uma vez na mesma guia? 
Após a última atualização que o sistema teve, não é mais possível gerar as 6 parcelas dentro da mesma guia. Mas é possível que gere separadamente cada parcela para quitação total do parcelamento.
.▫️7- Como dar baixa na primeira parcela, que ainda não consta no sistema? 
Poderá enviar para o email @Oculto o protocolo de transmissão (se foi via Sefip) , guia e o comprovante de pagamento da mesma. Isso serve tbm para as antecipações realizadas, que ainda não consta no sistema e extrato - Maaasss não é necessário, pois a Caixa deve providenciar em breve a baixa, mas se achar pertinente envia pro e-mail.
.▫️8- Meu cliente pagou a parcela 1/6 e só entrou o valor para alguns empregados, o que fazer? 
Não precisa fazer nada, a Caixa prioriza o depósito dos empregados mais antigos daquela competência , conforme for quitando as demais parcelas , os valores vão entrando para os empregados. O valor pago na primeira parcela não contempla todos os empregados - assim como as demais. Só aguardar a individualização que a Caixa irá fazer e ao final todos os empregados terão seus valores nas contas.
.▫️9- Não consigo acessar o parcelamento com certificado eCPF/CEI, posso gerar a segunda parcela via Sefip?
A caixa ainda não passou essa orientação de recolher via Sefip a segunda parcela, é bem provável que logo eles resolvam essa pendência, já estão cientes dessa falha – vamos aguardar , novidades sobre isso eu retorno.
.▫️10- Não consigo acessar o parcelamento com meu certificado, o que fazer?
 1-Faça o teste com certificado do cliente, 2-Faça o teste com o certificado da empresa responsável pelo envio da GFIP (Ex: certificado da contabilidade) , 3- Refaça a procuração
Se mesmo assim continuar sem acesso, enviar a pendência para o email @Oculto explicando a situação, e informando os dados da empresa (Como CNPJ, competências, etc).. 
.▫️11- Foi enviado o valor de R$ 120,00 para o empregado em determinada competência, mas na verdade o valor correto era de R$ 200,00. Como atualizar esse valor no parcelamento? 
Não tem como atualizar valores, o parcelamento foi feito com as remunerações enviadas até dia 20/06. Sendo assim, o empregador deverá recolher a diferença via SEFIP na opção Remuneração Complementar com atualização dos encargos. 
.▫️12- Ao fazer a antecipação dos desligados, o sistema ainda está puxando o valor da competência 03/2020  que já foi paga – o que fazer? 
Nesse caso, se já houve o recolhimento, poderá ir na opção de “Regularizar Parcelamento” para depois que der baixa, gerar as antecipações.
(Obs: Pra fazer esse procedimento , primeiramente deve CONFIRMAR que esse empregado entrou mesmo no pagamento da parcela 1/6)
.▫️13- O que fazer quando o valor está a menor no parcelamento? 
Verifica se o motivo não é o Décimo Terceiro que ainda não está sendo considerado , conforme explicação da pergunta 3. Faça a conferência dos empregados e valores que constam no extrato de Origem. Quando encontrar a diferença ,pode enviar a pendência para email @Oculto.
.▫️14- Posso usar a opção de “Regularizar Parcelamento” para dar baixa na primeira parcela que ainda consta em aberto?
Pode para ajustar o saldo do parcelamento, mas não irá mudar o status da parcela – vai continuar vencida (nesse caso a orientação é aguardar o processamento ou enviar o comprovante para o email @Oculto).
.▫️15- O valor da parcela está a menor ou maior, posso recolher mesmo assim?
 Sim, depois terá os ajustes nas demais parcelas se no extrato de origem as informações estão corretas.
.▫️16-  Por que o saldo devedor do parcelamento está a menor, sendo que não foi paga a parcela emitida?
 Provavelmente teve baixa de empregados desligados e com isso abate o valor.
.▫️17- Até quando posso recolher a primeira parcela sem juros?  
Até dia 31/07/2020 pode recolher via GRFGTS a primeira parcela sem juros. Caso já tenha sido paga a parcela 1/6 com juros – esse valor será compensado na terceira parcela
.▫️18- Quando faço o Download dos relatórios, não consigo abrir o arquivo, o que fazer? 
Após baixar o arquivo, deve renomear com a extensão “.CSV” no final

Jéssica Fávaro (autora das dicas)
28/07/2020

GABRIELA NUNES

Gabriela Nunes

Bronze DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 3 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2020 | 08:41

Pessoal, bom dia.

Espero que vocês possam me ajudar.

Tenho duas rescisões para pagar agora no dia 07/08/2020.
Gerei a guia de antecipação dos dois funcionários, e conta para pagamento mês 03, 04 e 05/2020.
Minha dúvida: no mesmo dia preciso pagar a segunda parcela e esses dois funcionários também irão constar nessa guia.
Como faço nesse caso? Não consigo regularizar pagamento, pois a guia ainda não foi paga.
Existe alguma forma de compensar futuramente caso seja pago em duplicidade para um funcionário?

Obrigada.

GABRIELA NUNES

Gabriela Nunes

Bronze DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 3 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2020 | 08:55

Monica, bom dia.
Ainda não paguei. O dia do pagamento da rescisão é dia 07/08, juntamente com a segunda guia do parcelamento.
Então eu gerei primeiro a segunda guia do parcelamento (onde devem constar o mês 03/2020 dos dois funcionários desligados), e depois gerei a guia de antecipação de pagamento dos funcionários desligados, e nesta guia também aparece o mês 03/2020 para pagar. Eu achei que por ter gerado o parcelamento primeiro, o sistema não incluiria o mês 03 na guia de antecipação.
Se eu pagar as duas guias, consequentemente estarei recolhendo duas vezes o mês 03/2020 para os dois funcionários.

Será que a caixa faz essa compensação nas próximas guias?

Mônica Escovino Nogueira

Mônica Escovino Nogueira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2020 | 09:05

Gabriela Nunes, agora entendi! Acredito que seja abatido sim mas é uma incógnita a Caixa. Vc chegou a enviar email para a Caixa? Enviei um hoje a respeito dos meus problemas com o CEI e veio essa resposta automática. Estou postando aqui:
       
"  Informamos que, no dia 24/07/2020, foi disponibilizada nova versão do serviço Parcelamento MP 927/20 realizando o abatimento de diversos pagamentos realizados pelo empregador, pela GRF/GRFGTS, além de melhoria no desempenho da solução. 
 
2          Em caso de dúvida quanto aos valores regularizados por pagamentos anteriores, o empregador deve consultar a aba “Informações” onde o campo "Saldo do Parcelamento" sofre alteração quando ocorre pagamento, observadas as condições para processamento.  
 
3          Ao clicar em Download Extrato de Pagamento, aparece arquivo onde estão descritos todos os valores pagos pelo empregador, por funcionário, que serviram para a CAIXA compor o valor apresentado na aba “Informação” e "Saldo do Parcelamento". 
 
4          Restando valores pagos e não listados no “Extrato de Pagamento” o empregador pode optar pelo pagamento da 2ª parcela com o valor apurado pelo sistema e aguardar a finalização do processamento dos valores quitados pelo empregador. As diferenças à crédito ou à débitos serão alocadas nas parcelas que vencerão a partir de SET/2020, conforme o caso. 
 
5          O empregador pode ainda optar, caso identifique trabalhador que teve o FGTS quitado e não processado no Parcelamento ou trabalhador incluído indevidamente no Parcelamento, por processar a regularização dos valores. Para promover a regularização basta acessar a aba “Regularizar Parcelamento” e baixar o débito ligado ao trabalhador relacionado no parcelamento, conforme descrito na Cartilha Operacional MP 927/20, disponível na área de download – FGTS – MANUAIS E CARTILHAS OPERACIONAIS, item 1.4.4 (Regularizar Parcelamento). 
 
6          Valores declarados e que não constam do Parcelamento, a exemplo de diferença referentes à 13º (décimo-terceiro) salário ou mesmo declarações realizadas até o dia 20/06 com o uso da modalidade 1, informamos que estes valores serão apurados e apropriados de modo a compor as parcelas de 04 a 06 do parcelamento, sem prejuízos para o empregador e para o trabalhador. 
 
7          Com relação aos pagamentos realizados por GRDE esclarecemos que os mesmos serão apropriados para abatimento da primeira parcela até a data de vencimento da terceira parcela, em 04/09. Desta forma, recomendamos proceder com a geração e pagamento da segunda parcela via serviço Parcelamento MP 927/20 pelo endereço eletrônico www.conectividadesocial.caixa.gov.br.  
 
8          Dúvidas adicionais sobre a matéria podem ser solucionadas pelo próprio empregador consultando a nova versão da “Cartilha Operacional MP 927/20” disponível na área de downloads da página da CAIXA (www.caixa.gov.br) à Downloads à FGTS – Manuais e Cartilhas Operacionais.
 
8.1       Nesta versão da cartilha foram atualizadas as orientações com relação ao uso do Serviço Parcelamento MP 927/20, acessado por meio do endereço www.conectividadesocial.caixa.gov.br, e, revisadas as perguntas frequentes.
 
8.2       Este documento tem o objetivo de auxiliá-lo na solução de problemas e esclarecimento de dúvidas relacionadas a matéria.
 
8.3       Para questões não previstas nesta cartilha, estamos à disposição também pelo telefone 0800 726 0207, para consultas 24 horas por dia.
 
 
Atenciosamente, 
 
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
 
 
 

EDSON

Edson

Bronze DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 3 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2020 | 09:19

Bom dia!


Estou a uma semana tentando gerar a 2° parcela e nada gera. Só aparece a mensagem " solicitação realizada. Retorne em alguns minutos". Mas tento todo dia a uma semana e nada. Alguém encontrou uma solução?

GABRIELA NUNES

Gabriela Nunes

Bronze DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 3 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2020 | 09:33

Marcelo, bom dia.
Vou tentar gerar as guias da rescisão primeiro, quem sabe abaixa o valor da guia total.

Monica, muito obrigada pelo retorno.
Está tudo muito confuso. Farei o pagamento das guias, e caso conste pagamento em duplicidade entrarei em contato com a caixa para abatimento. Vamos ver se irá resolver.
Obrigada!

Ariane Andrade

Ariane Andrade

Bronze DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 3 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2020 | 10:06

Bom dia!

Também estávamos com problemas para emitir a guia através do certificado do CEI, mas depois conseguimos acessar com o certificado da contabilidade, que foi o que utilizamos para enviar as sefips. 

Não sei se seria mesmo necessário, mas antes renovamos a procuração lá no Conectividade Social.  

Aí, no site SIFUG,  acessamos com o certificado da contabilidade, clicamos em: "Empregador" -->  "CRF, Parcelamento e Impedimentos" --> "Parcelamento MP 927/2020" --->  clicamos na aba "Empresas Vinculadas", e lá no final, estava o CEI. ---> clicamos no CEI e depois em "Consultar", aí já abriu o parcelamento dele, e na aba de "Parcelas" foi possível emitir a 2ª parcela.

Única coisa que estranhamos, foi que não aparece o nome do empregador na guia, e consta apenas o número do CEI.
Mas mesmo assim enviamos ao cliente. 

Alessandra Nascimento

Alessandra Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 3 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2020 | 10:15

Bom dia Edson,
Quando vou emitir a 2º parcela aparece a mesma mensagem, porem ao entrar de novo em Parcelas tem o ícone de pdf. salvo na aba Ações - visualizar guia - só clicar nele que ela baixa normal.
Espero ter ajudado.

Alessandra Nascimento
Analista Depto Pessoal
Página 45 de 64

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.