x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 10

acessos 2.656

Quando será liberado minha chave para sacar minha recisão?

Paulo Eduardo Gomes

Paulo Eduardo Gomes

Iniciante DIVISÃO 4, Vigilante
há 3 anos Sábado | 3 outubro 2020 | 17:22

Boa tarde! Fui demitido sem justa causa no dia 22/09 com aviso prévio indenizado. A empresa tem 10 dias corridos para mim pagar minhas decisões. Ela fez isso! Minha dúvida é; no dia 30/09 ela depositou minha multa de 40% no FGTS, porém não mim entregaram a chave pra efetuar o saque. Eles ainda vão mim entregar? Tem algum prazo pra eles mim entregarem essa chave? 
Obs: Tenho o app do FGTS e acompanho, aí mim pediram no app pra selecionar como queria receber, se era em alguma conta ou se era presencialmente, optei por depositarem em minha conta que já fiz o cadastro pra evitar filas. Isso demora?

Fernando Roman Ximenes

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Domingo | 4 outubro 2020 | 16:00

Boa tarde Paulo, bom a entrega da chave do FGTS pelo emprefador é de 30 dias, já que é obrigação do trabalhador procurar pelo saque dentro deste período. Caso o empregado perca esse prazo será necessário uma nova emissão do documento, o que leva tempo e mais complicações. Bom já pelo aplicativo do FGTS leva até cinco dias úteis para cair na conta.

Paulo Eduardo Gomes

Paulo Eduardo Gomes

Iniciante DIVISÃO 4, Vigilante
há 3 anos Domingo | 4 outubro 2020 | 16:13

Olá Fernando, certo. Mas tipo, eu optei em meu app por receber em uma conta Itaú (da minha titularidade) porém estou acompanhando a evolução e não está acontecendo nada. Vi alguns vídeos na internet que os outros estavam evoluindo porém o meu não. Mas de qualquer forma vou aguardar essa porcina semana, vai que acontece né?! Rsrss
Aproveitando mim tire uma outra dúvida aqui! Meu supervisor mandou uma mensagem dizendo que vai mandar os documentos que preciso assinar todos por e-mail lá no local que eu trabalhava, questionei ele sobre o documento que eu preciso pra dar entrada no seguro e ele disse q também vinha no e-mail, mas esse documento não precisa ser o original não? Ele pode vim por e-mail e imprimir assim? E outra ele disse q iria passar depois pra dar baixa na minha carteira. Eu tmb preciso dela lá no momento da solicitação do seguro desemprego correto?
Desde já lhe agradeço.
Um forte abraço!

Fernando Roman Ximenes

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Domingo | 4 outubro 2020 | 16:45

Bom Paulo os documentos para dar entrada no  seguro desemprego são o Documento de identificação, CTPS (Carteira de trabalo e Previdência Social), Documento de inscrição no PIS/PASEP, Requerimento de Seguro Desemprego/ Comunicação de Dispensa expresso pelo empregador Web no Portal mais emprego. Bom e eles podem ser entregues em xerox e não a problema em eprimilos. Já se tratando da Carteira de trabalo sim você prescisa dela. A carteira de trabalho por lei deve ser entregue em 48 horas após a demissão, mas claro que o ideal é tentar sua devolução com cautela, tente explicar que você prescisa dela.

Paulo Eduardo Gomes

Paulo Eduardo Gomes

Iniciante DIVISÃO 4, Vigilante
há 3 anos Domingo | 4 outubro 2020 | 17:06

Então, minha carteira ainda está comigo, já caiu um valor em minha conta creio que seja da recisão, a multa do FGTS já foi depositada porém até o mento nada de solicitarem minha carteira para dar baixa nela. Acabei de relatar com ele a respeito disso e agora estou aguardando resposta deles. De qualquer forma um muito obrigado! Abraços

Paulo Eduardo Gomes

Paulo Eduardo Gomes

Iniciante DIVISÃO 4, Vigilante
há 3 anos Domingo | 4 outubro 2020 | 17:26

Então, no momento em q assinei o aviso prévio ele disse q em até 10 dias eu receberia os valores da recisão. Não lembrei de perguntar ele sobre a carteira pois fiquei surpreso com o acontecido e depois fiz a pergunta pelo ZAP e ele disse q depois daria baixa. Ele acabou de mim responder sobre a pergunta da carteira e a resposta dele foi "enviaremos os papéis e quando tiver passando dou baixa na sua carteira, aguarde meu contato". E se eles enrolar? Preciso destes documento e carteira pra dar entrada no seguro.. 
Fiquei meio assim agora com essa resposta dele.

Paulo Eduardo Gomes

Paulo Eduardo Gomes

Iniciante DIVISÃO 4, Vigilante
há 3 anos Domingo | 4 outubro 2020 | 18:05

Voltando ao assunto dos documentos que tenho que mostrar para a solicitação do seguro desemprego, destes q você citou aí à cima alguns eu sei quais mas tipo o Requerimento de Seguro Desemprego/ Comunicação de Dispensa expresso pelo empregador Web no Portal mais emprego, este documento é dado pela empresa? Ele é aquele que vem duas vias sendo uma na cor verde e outra marron? Se sim é está no qual estou comentando se podem mim mandar ela via e-mail e eu imprimir, se não precisa da original. Pois ela contém carimbo e assinatura.

Fernando Roman Ximenes

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Domingo | 4 outubro 2020 | 18:26

Os documentos devem ser dados pelo empregador, E quanto a Documentação de dispensa expresso pelo empreagdor é de duas vias e com as cores verde e marron. Bom o ideal é ques eja um documento original.

Paulo Eduardo Gomes

Paulo Eduardo Gomes

Iniciante DIVISÃO 4, Vigilante
há 3 anos Domingo | 4 outubro 2020 | 18:51

Então, ele disse que iria mandar pelo e-mail. Mas se esse de duas vias (de cores verde e marrom) vierem pelo e-mail pode ser também, basta eu imprimi-las tmb e levar junto com os outros documento, se caso eles não mandarem o original?
Mais uma dúvida, esse Documento de inscrição no PIS/PASEP, posso tirar entrando no meu loguin da caixa onde tem o número dele?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.