x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 14

acessos 2.100

Juliana Rosa Araújo da Silva Reis de Vries

Juliana Rosa Araújo da Silva Reis de Vries

Iniciante DIVISÃO 3 , Estagiário(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 29 abril 2010 | 14:09

Olá a todos!

Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar...para mim tudo é novidade, não tenho muita experiência pois ainda estou no 3° período.

Trabalho em um escritório de contabilidade e temos 17 empresas.
Eu faço os lançamentos mensais destas no sistema contábil e o balancete de todas não está batendo.
Os capitais sociais são baixos, as saídas também e as entradas e as despesas são altas.
Os lançamentos que faço são das despesas, (salário,FGTS,INSS,DAS,entre outras contas a pagar), as vendas, as entradas, o estoque e a baixa de estoque (CMV).

Gostaria de saber se eles estão de acordo e porque o ativo não bate com o passivo.

Grata

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 29 abril 2010 | 14:18

Juliana

Seja bem vinda ao forum.

Veja se: Ativo menos Passivo = Receita menos Despesas.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
M Messias Santos

M Messias Santos

há 16 anos Quinta-Feira | 29 abril 2010 | 16:10

Juliana

Através da igualdade acima, ficou provado que a diferença entre ATIVO e PASSIVO e justamente o Lucro ou Prejuizo do periodo.

Se a contabilidade fosse feita a "Mão" voce teria que fazer:
1-No Caso de Lucro
D-Lucro Liquido do Periodo(CR)
C-Lucro no Exercicio(PL)

2-No caso de Prejuizo
D-Prejuizo no Exercicio(PL)
C-Prejuizo do Exercicio(CR)
OBS: CR = Conta de Resultado - PL = Patrimonio Liquido

Como voce deve usar um Software Contábil, terá que configurar para que ele, no fechamento, faça automaticamente os lançamentos do Resultado do Perirodo e/ou exercicio.

Só sei que nada sei.
wagner da silva porto

Wagner da Silva Porto

Iniciante DIVISÃO 1 , Não Informado