Lucas
Iniciante DIVISÃO 2 , Agente ComercialOlá, todos!
Essa é uma dúvida rápida, mas um pouco longa pra contextualizar. Peço desculpas pelo grande texto e desde já agradeço quem puder ajudar.
Trabalho em uma empresa que funciona como um marketplace. Ou seja, prestamos serviços de intermediação de vendas. Similar ao MercadoLivre. Neste caso, nós prestamos serviços para uma lojista e cobramos uma % da venda por esse serviço. Emitimos notas fiscais para os lojistas de acordo com cada venda.
Porém, no nosso cenário tem uma terceira pessoa. Um divulgador. Esse divulgador não é diretamente contratado pela gente, mas é uma pessoa que já tem parceria com esse lojista. Exemplo: você tem uma loja de roupas e você tem parceria com uma pessoa com um bom número de seguidores no Instagram. Essa pessoa então fica postando fotos dos seus produtos pra divulgar.
Se o lojista paga alguma coisa para o divulgador ou não, não faz parte da nossa prestação de serviço. É uma parceria e negociação entre eles. Porém, para melhorar as vendas do lojista, criamos uma forma de divulgação na nossa plataforma. Assim, esse divulgador que tem parceria com o lojista não precisa divulgar no Instagram dele ou em outros locais pra o cliente ser redirecionado pra cá (ele até pode fazer isso se quiser), ele divulga direto no nosso site e estando lá mesmo o cliente já compra. Para incentivar isso, nós passamos parte do valor que nós ganhamos como empresa para esse divulgador.
Em valores fictícios, 50% do valor da venda vai para o lojista, 50% vem pra gente (pela prestação de serviço). 20% desses 50% que nós ganhamos, a gente repassa para o divulgador (como forma de incentivo).
A dúvida é: preciso receber uma nota fiscal desse divulgador pelos valores repassados?
Existem outras empresas com modelos similares e elas não exigem nota fiscal dessa pessoa que divulga quando a pessoa é uma pessoa física. E de fato, pelo portal da prefeitura a informação é que a emissão de nota fiscal de pessoa física e profissionais autônomos (MEI) é opcional.
Exemplos:
A Hotmart, que é um marketplace de conteúdo digital intermedia vendas de produtores de conteúdos e eles possuem afiliados. Os afiliados divulgam os conteúdos e ganham uma comissão de cada venda. Eles também não precisam emitir nota fiscal se forem pessoa física.
iFood, presta serviço para o restaurante, mas tem o entregador. Não sei exatamente como funciona a remuneração do entregador, mas o iFood não pede nota fiscal quando pagam ao entregador.
Tenho alguns outros exemplos e informações que me causam mais dúvida, mas pra não deixar o texto mais longo do que já é, eu prefiro escrever dependendo de alguma resposta que eu receber (se receber). Se entrar em conflito com essas outras informações.
Novamente agradeço a quem leu todo o texto!