Silva
Bronze DIVISÃO 2 , Autônomo(a)Pessoal, estou com uma dúvida que só cresce cada vez mais sempre que eu tento pesquisar algum vídeo no Youtube. São muitas informações contraditórias! Vou explicar rapidamente...
Eu tenho um MEI e quero dar baixar nele ainda este ano, só que eu tenho valores acumulados na minha conta PJ e quero retirar tudo antes de dar baixa no MEI, tendo em vista muitos casos onde vários MEIs dão baixa no CNPJ e acabam tendo os valores presos nos bancos.
Se eu fizer uma transferência dos valores da minha conta PJ para minha conta PF, eu terei que pagar o INSS sobre esses valores?
Alguns contadores no Youtube dizem que uma transferência desse tipo é considerado um pró-labore e que o MEI teria que pagar o INSS de 11% ou até mesmo 20% sobre esse valor. Isso é verdade?
Por exemplo: Se nos ultimos 3 meses eu fiz 3 transferências de 1500 para minha conta PF, eu já estou devendo 3 meses de INSS?
Outra dúvida que eu tenho é referente a saques. Se eu realizar um saque na minha conta PJ, como isso se configura? É um rendimento tributável da minha PF? Isso é ilegal? Se alguém puder esclarecer esses pontos, agredeço muito!