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FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

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Balanço patrimonial

Luidi

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 14 semanas Sábado | 19 março 2022 | 23:08

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PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
CURSO:
Ciências Contábeis
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
[table]Objetivos da
Aprendizagem:A produção textual é um procedimento metodológico de ensino
aprendizagem que tem por objetivos:
• Instigar os alunos, apoiados nas informações presentes
na BNCC sobre a área da linguagem como ferramenta
norteadora, para o planejamento de atividades
diferenciadas.
• Relacionar teoria e prática, a fim de proporcionar
embasamento para atuação em atividades
extracurriculares.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o
autoaprendizado.
• Favorecer a aprendizagem.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a
solução de problemas práticos relativos à profissão.[/table]PREZADO(A) ALUNO(A),
Seja bem-vindo(a) a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática o caso
da “Empresa Comercial Belezura: atuação empresarial, financeira e tributária”. Escolhemos esta
temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas
disciplinas desse semestre.
Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas a
elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância,
considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é fundamental
para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação
profissional. Nessa produção textual deverá então ser considerada a situação geradora de
aprendizagem apresentada na sequência.
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[table]SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)[/table]A empresa comercial Belezura iniciou suas atividades, em janeiro de 2016, com um capital
social no valor de $ 300.000, representando o primeiro fato contábil. A escrituração do capital social,
na ocasião da constituição da empresa, foi realizada de acordo com a legislação, sendo que 15% do
capital foi integralizado no ano de 2018 e o restante foi integralizado no ano de 2019.
Após 4 anos, a empresa comercial Belezura é reconhecida por oferecer produtos de consumo,
sendo uma empresa totalmente brasileira que atua nos segmentos de moda, beleza e bem-estar.
Além disso, possui marcas reconhecidas em diversas áreas de negócios. Entre os produtos produzidos
pela empresa encontram-se alicates, tesouras, cortadores, pinças, esmaltes e artigos para cuidados
pessoais. Por ser uma Empresa de Pequeno Porte (EPP), a empresa trabalha também com facas,
talheres e utensílios domésticos e botões e acessórios para a moda.
A empresa adota práticas contábeis, para o registro de operações e elaboração das
demonstrações contábeis que, segundo suas notas explicativas, estão em conformidade com as
disposições contidas na legislação e nas normas brasileiras de contabilidade. Desde que ela iniciou
suas atividades, ela busca apresentar as demonstrações contábeis segundo os padrões normativos e
legais brasileiros.
Recentemente, ela apresentou o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado,
referente ao exercício 2020, publicado em um jornal de grande porte.
Diante desse contexto, você, como contador e preocupado com o desenvolvimento da
empresa, tem a responsabilidade de conhecer, calcular e analisar algumas situações organizacionais.
Assim, conheça alguns atos e fatos administrativos da empresa e faça o que se pede nas atividades.
Agora é com você. Mãos à obra!
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[table]SITUAÇÃO-PROBLEMA[/table]A gestão executiva da empresa precisa exercer a tomada de decisão assertiva, conforme as
movimentações da empresa que trouxeram novas informações contábeis. O departamento contábil
da empresa Belezura precisa apresentar o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do
Exercício (DRE) para evidenciar os fatos contábeis ocorridos no período.
Você solicitou a um auxiliar contábil para que fizesse essa tarefa, mas você constatou, ao
iniciar o seu trabalho de análise, que o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do
Exercício (DRE) foram elaborados com uma estruturação incorreta, tendo algumas contas
patrimoniais classificadas em outros grupos de contas de forma equivocada. Isso lhe preocupou,
porque erros contábeis podem ser atos intencionais ou não. Pelo risco de haver fraudes ou erros,
após checar o ocorrido, foi visto que a falha foi ocasionada por erro de sistema que passou
despercebido pelo auxiliar. Sem ferir as condições éticas, você pediu apoio ao suporte que corrigiu
as falhas de sistemas informatizados prontamente.
Contudo, por causa desse problema, você solicitou que fossem extraídos dos Sistemas de
Informações, os dados das contas contábeis. A listagem das contas patrimoniais e de resultado
obtidas, representadas de maneira sintética, podem ser observados nos Quadros 1 e 2.
Com base nas informações obtidas, você buscou levantar e apurar, pela contabilidade
precisa as informações em conformidade com o CPC 26 (R1), elaborando novas demonstrações
contábeis. Essa revisão de informações e os novos demonstrativos geram um nível de confiança para
que outras análises possam prosseguir, atendendo a necessidade de análise da gestão da empresa.
Quadro 1 – Contas Patrimoniais Extraídas do Balancete
[table]CONTA PATRIMONIAL VALOR ($)Adiantamento de clientes 50.000Adiantamento de clientes (LP) 4.000Ajustes de avaliação patrimonial 1.500Aplicação Financeira de Liquidez Imediata 22.000Banco conta movimento 70.000Caixa 8.000Capital Social 300.000Contas a Pagar (CP) 60.000Contas a Pagar (LP) 40.000Contas a Receber de clientes (CP) 150.000Contas a Receber de clientes (LP) 50.000Dividendos a Distribuir 54.000Estoques 390.000Estoques (LP) 22.000[/table]
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[table]Financiamentos (CP) 30.000Financiamentos (LP) 100.000Fornecedores 200.000Imobilizado 96.000Impostos e encargos a recolher 20.000Intangível 30.000Investimentos 120.000Outros ativos (CP) 4.000Outros ativos (LP) 8.000Reserva de Lucros 10.000Reservas de Capital 50.000Resultados acumulados 23.500Salários a pagar 27.000[/table]Quadro 2 – Contas de Resultado extraídas do balancete
[table]CONTA DE RESULTADO VALOR ($)Custos das vendas 285.500,00Despesas Administrativas 89.000,00Despesas com Vendas 43.000,00Despesas Financeiras 4.000,00Imposto de Renda e Contribuição Social 4.600,00Impostos incidentes sobre vendas 15.400,00Outras despesas operacionais 22.000,00Receitas de Vendas 482.000,00Receitas Financeiras 5.000,00[/table]
[table]ATIVIDADE 1
Considerando a situação apresentada e o Pronunciamento Técnico CPC 26 (R1) - Apresentação
das Demonstrações Contábeis, pede-se:
a) estruture o Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado do Exercício (DRE)
corretamente, de modo a adequá-los aos padrões do CPC 26 (R1).[/table]As principais normas brasileiras que disciplinam a publicação de Demonstrações Contábeis
são: a) Lei nº. 6.404/1976 – Lei das Sociedades Anônimas, com atualização pela Lei nº. 11.638/07; b)
Lei nº 10.406/2002 – novo Código Civil (NCC).
A Lei das Sociedades Anônimas, com a edição da Lei nº. 11.638/2007 e da Lei nº. 11.941/2009
sofreu profundas modificações nos artigos que dispõem quanto à forma de contabilização e
evidenciação dos fatos contábeis das sociedades anônimas e das sociedades de grande porte, e na
estrutura das demonstrações contábeis, fazendo-as convergir para os padrões internacionais de
contabilidade.
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Assim, foi estabelecida uma nova Estrutura Conceitual Básica para a Elaboração e
Apresentação das Demonstrações Contábeis (framework), a qual está regulamentada pelos seguintes
atos: a) CPC 26 (R1) – Apresentação das Demonstrações Contábeis; b) CPC PME (R1) – Contabilidade
para Pequenas e Médias Empresas.
O Balanço Patrimonial é uma das demonstrações contábeis mais importantes aos processos
de tomada de decisão por parte dos usuários das informações da contabilidade. Os elementos do
Balanço permitem que sejam tiradas conclusões a respeito da solvência, liquidez, endividamento,
estrutura patrimonial e rentabilidade, entre outros aspectos.
Tão importante quanto o Balanço Patrimonial é a Demonstração do Resultado do Exercício ao
processo decisório, dentro e fora da empresa. É nela que estão expressos os resultados apurados
pela entidade, tanto a benefício do capital de terceiros quanto do capital próprio. É por meio dela
que se pode avaliar tendências em termos de receitas, custos e despesas de variadas naturezas.
Estruturar as demonstrações contábeis é fundamental para que se possa ter bases sólidas e
confiáveis para avaliar o posicionamento patrimonial, financeiro e econômico da empresa.
[table]ATIVIDADE 2
Com as demonstrações contábeis-financeiras estruturadas, responda as seguintes perguntas no
que tange as informações quantitativas e qualitativas:
a) Qual é o valor total do Ativo da empresa?
b) Qual é o valor total do Patrimônio Líquido?
c) Qual foi o Resultado Operacional antes do Imposto de Renda e Contribuição Social obtido
no período?
d) Indique ao menos três características de uma Empresa de Pequeno Porte (EPP)?
e) Por que as demonstrações contábeis que você estruturou precisam estar em
conformidade com as orientações do CPC 26 (R1)?[/table]Os gestores da empresa Belezura iniciaram um planejamento visando ao desenvolvimento de
alguns serviços para o próximo semestre, atendendo o público que já consome seus produtos no
segmento de beleza. Ao mesmo tempo que a Belezura desenvolve novas formas de auferir receitas,
ela ampliará seus negócios e incrementará suas receitas.
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Então, é necessário que seja dimensionado o potencial de receitas e a identificação dos gastos
variáveis. Por meio de planejamento, foi feita uma estimativa de gastos em cerca de R$ 11.000,00
para treinar 10 funcionários em gastos com materiais, mostruários e capacitação técnica periódica,
despesa esta que será gerada, com a expectativa de pagamento no valor e R$ 5.000,00 no primeiro
mês, sendo a diferença de R$ 6.000,00 reconhecida e paga no quinto mês.
Também incorrerá num gasto com os honorários de 5 (cinco) consultores na ordem de R$
21.000,00, que serão reconhecidos e pagos em igual parcela ao final do segundo e terceiro meses.
Você deverá, a partir das explicações e dos dados a seguir, compor as receitas das atividades
de serviço da Belezura. Igualmente, deverá alocar no mês de competência cada despesa incorrida.
Por fim, precisará confrontar os gastos do serviço com as respectivas receitas, considerando ainda
que:
Quadro 3 – Receitas sobre prestação de serviços
[table]Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Mês 5 Mês 6 TotalR$ 23.000 R$ 25.000 R$ 33.000 R$ 21.000 R$ 22.000 R$ 25.000 R$ 149.000[/table]Considere a incidência de 8,5% a título de impostos sobre as receitas auferidas pela Belezura.
[table]ATIVIDADE 3
Diante desse cenário, monte um demonstrativo bem objetivo dos resultados alcançados e
responda:
a) Qual a margem de contribuição que a empresa alcançou em valores em cada mês?
b) Qual a margem de contribuição que a empresa alcançou em valores e em percentual no
semestre?[/table]Considerando os dados do Quadro 1 - Contas Patrimoniais Extraídas do Balancete, verificase que existem impostos e encargos a recolher no valor de R$ 20.000,00. Em matéria tributária,
falamos que esse pagamento se constitui numa obrigação.
[table]ATIVIDADE 4
Nesse contexto, pergunta-se:
a) O que é uma obrigação tributária?
b) O que caracteriza a obrigação principal e a obrigação acessória? Dê exemplos de
obrigações acessórias.[/table]
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[table]c) Suponhamos que do valor total a ser pago pela empresa ao fisco, R$ 18.000,00 são
relativos ao IRPJ e à CSLL e R$ 2.000,00 sejam a título de multa por atraso no pagamento
desses tributos: estamos falando de obrigação principal ou acessória em relação às multas?
Multa é tributo?[/table]Considerando que a empresa já apresenta certo grau de maturidade, tendo em vista que
desenvolve suas atividades por um significativo período, outro ponto que tem despertado
preocupação entre os gestores diz respeito ao Planejamento tributário. Considerando que os
impostos, taxas e contribuições representam custos significativos para as empresas, é fundamental
que haja uma reflexão constante sobre a possibilidade de se obter uma menor carga tributária para
a organização.
Nesse contexto, há uma preocupação crescente na Comercial Belezura em analisar e
identificar qual é de fato o planejamento tributário mais adequado para a organização, pois, na
legislação brasileira existem fundamentalmente três possibilidades de regimes tributários que
podem ser adotados pelas empresas: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. Considerando
isso, é essencial compreender os aspectos fundamentais da estrutura societária da organização
[table]ATIVIDADE 5
Considerando a crescente preocupação dos sócios com a questão do planejamento tributário, e
visando sempre uma correta orientação a eles, responda às questões a seguir:
a) Quais os critérios utilizados para escolher entre o regime tributário do Lucro Presumido
ou do Lucro Real?
b) Como ocorre a incidência da Contribuição Previdenciária Patronal (CPP) no regime
tributário do Simples Nacional?
c) O que significa dizer que em uma sociedade limitada todos os sócios respondem
solidariamente pela integralização do capital social? [/table]
[table]DICA DE LEITURABusque consultar a Lei nº. 123/06 e o artigo nº 1.052 e seguintes da Lei nº. 10.406/02. Consulte a
lista de referências sugeridas.[/table]
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[table]REFERÊNCIAS[/table]Veja aqui algumas indicações referências que dão bases para o desenvolvimento de seu trabalho.
[table]Referência AcessoASSAF NETO, A. Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico
financeiro. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2020. [minha biblioteca]bit.ly/3qczR2YBRASIL. Lei nº 10.406/02, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil.
[Artigos nº. 1.052 e seguintes]bit.ly/3z1zQDbBRASIL. Lei nº 123/06, de 14 de dezembro de 2006. Institui o Estatuto
Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; altera
dispositivos das Leis no 8.212 e 8.213, ambas de 24 de julho de 1991, da
Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no
5.452, de 1o de maio de 1943, da Lei no 10.189, de 14 de fevereiro de
2001, da Lei Complementar no 63, de 11 de janeiro de 1990; e revoga as
Leis no 9.317, de 5 de dezembro de 1996, e 9.841, de 5 de outubro de
1999.bit.ly/3186MNW______. Lei nº 11.638/07, de 28 de dezembro de 2007. Altera e revoga
dispositivos da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e da Lei nº 6.385,
de 7 de dezembro de 1976, e estende às sociedades de grande porte
disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações
financeirasbit.ly/3ekf8oB______. Lei nº 6.404/76, de 15 de dezembro de 1976. Dispõe sobre as
sociedades por ações.bit.ly/3eiUe9mCOMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS (CPC). Pronunciamento
Conceitual Básico: CPC 00 (R2) - Estrutura Conceitual para Relatório
Financeirobit.ly/3em1FwZCOMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS (CPC). Pronunciamento
Técnico. CPC 26 (R1) - Apresentação das Demonstrações Contábeisbit.ly/3xITOB0COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS (CPC). Pronunciamento
Técnico. CPC PME (R1) - Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas
com Glossário de Termosbit.ly/36AyEcvGELBCKE, E. R.; SANTOS, A. dos; IUDICIBUS, S. de; MARTINS, E. Manual de
contabilidade societária: aplicável a todas as sociedades: de acordo com
as normas internacionais e do CPC. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2018. [Minha
Biblioteca].bit.ly/3pjk1Et[/table]
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[table]COMO ACESSAR A MINHA BIBLIOTECA?Para acessar os livros da Minha Biblioteca pelos links
disponibilizados, recomenda-se primeiro logar no site da biblioteca
e ter acessado a plataforma da minha biblioteca. Aprenda a utilizar
a biblioteca digital (Minha Biblioteca) e os recursos que ela oferece.Veja o tutorial de acesso aos livros, acessando o link ou realizando
o SCAN do QR CODE ao lado.
bit.ly/2UHf9g1[/table]
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NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. O trabalho será realizado individualmente.
2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta
específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem,
conforme disposto no AVA. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.
3. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Instituição, sendo organizado
no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto,
espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências,
entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.
4. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos
aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos
plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a
prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada
no âmbito acadêmico.
5. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma
hipótese, trabalhos enviados em PDF.
A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise
do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:
• Normalização correta do trabalho, com atendimento ao número de páginas solicitadas.
• Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução,
desenvolvimento e conclusão).
• Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.
• Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade,
criatividade, originalidade e autenticidade.
• Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente
citados.
Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em suas
dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta
oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.
Bom trabalho!
Equipe de professores

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