Boa tarde Pessoal e Feliz Ano Novo.
Aproveitando este tópico que é recente gostaria de tirar algumas dúvidas.
Sou contadora e acabei de pegar uma igreja evangélica para fazer a contabildiade, quando questionei ao Pastor sobre o que o outro contador fazia ele informou que apenas a DIPJ para deixar o CNPJ ativo.
Já pesquisei em vários tópicos aqui neste fórum, que é muito bom por sinal e verifiquei que existe diversas obrigações acessórias, porém alguns tópicos são um pouco antigo.
Poderia me informar se continua com as mesmas obrigações? DIPJ, DCTF, RAIS, DIRF.
Tem que registrar o livro caixa, o balancete e o diário em cartório?
A situação da igreja atualmente é a seguinte.
- A igreja não tem funcionário registrado, mas paga um salário a uma pessoa para tomar conta.
- Não tem nenhum demonstrativo contábil, muito menos registrado em cartório.
- Tem livro caixa feito pela própria igreja e não está registrado.
- No pagamento de algumas despesas não dar nenhum recibo.
- Entrei no site da Receita e verifiquei que tem alguma pendencia ao emitir a certidão.
Vocês poderia me orientar, devo corrigir tudo isso a partir de agora que peguei, ou tenho que corrigir os anos anteriores?
Devo conversar sobre isso com o antigo contador ou com o Pastor? Seria anti-ético?