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Contabilidade e Fiscal Simples Nacional

Claudia Reche

Claudia Reche

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 17:15

Olá, sou contabilista formada há 7 anos, porém nunca exerci a profissão.
Muita coisa mudou da época da faculdade até agora , inclusive com a era digital.
Agora tenho a minha própria empresa que trabalha com serviços e comércio também , reativei meu CRC porém gostaria de umas dicas de como fazer a contabilidade da minha empresa que é optante pelo simples. Quais obrigações a serem cumpridas semestral, anual , quais declarações e livros a serem feitos ? Como que faz a questão do pro-labore ? O recolhimento do imposto? A escrituração tem que ser digital (o que é o sped) ?
Me desculpem mas to meio por fora....
Eu como contadora ja tenho o certificado digital e minha empresa também ja possui.

Alguém poderia me ajudar. Seria muito bom colocar em prática a minha profissão , ainda mais na minha própria empresa.

Email: @Oculto

Claudionei Santa Lucia

Claudionei Santa Lucia

DIVISÃO , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 17:48

Boa Tarde,

Prezada Claudia Reche,

De fato muitas coisas mudaram.

São muitas as informacoes as solicitadas por voce, mas vamos lá.

O SPED, que significa Sistema Publico de Escrituracao Digital, foi idealizado em 2007 com o PAC (Programa de Aceleracao) do Governo Federal. Contido esta neste programa uma melhor adequacao dos entes tributantes quanto a forma de trabalhar, fazer a gestao dos numeros oferecidos pelos contribuintes, segundo as base de calculos por eles ate entao informadas em formulario (papel), bem como a identificacao do cruzamento de informacoes, para de fato dar ao governo a certeza de que por exemplo quem declara que compra de x fornecedor, este x fornecedor declara que vendeu para este x cliente, compreendeu mais ou menos?

Bom, o SPED é que conhecemos como formado em um tripé (NFE, EFD e ECD) , ou seja, Nota Fiscal Eletronica (nfe-s e danfe) , Escrituracao Fiscal Digital e Escrituracao Contabil Digital).

Ok, Ok, EFD e EFC é algo que para voce como empresa tributada pelo simples nao precisará se preocupar agora, mas quanto a NFE e DANFE, sim pois devera ver se a sua atividade na fazenda estadual do seu Estado e Prefeitura se esta obrigada a emitir nota fiscal desta forma.

Quanto a contabilidade, a minha orientacao é que voce tenha um sistema de loja, se voce nao for industria, para controlar o contas a pagar e o contar a receber, bem como a movimentacao financeira, logicamente que tambem o estoque e a questao dos livros fiscais.

De posse das informacoes deste sistema poderá fazer a escritura contabil, como manda o figurino, bem como apurar todos os seus tributos.

Devera ficar atenta para uma agenda tributaria, do municipio, onde esta localizada a sua empresa, da fazenda estadual do seu estado e da RFB, observando ainda outras datas que guardam relacao com o departamento de pessoal, como prazos para CAGED, Contribuicao Sindical, Conectividade Social (Fgts e Inss) .

Algumas obrigacoes:

Existem obrigacoes na esfera municipal, estadual e federal.

Depto. PessoalCaged
Gps Inss
Conectividade Social/Gfip (Caso tenha funcionarios/Pro-Labore)
Guia Sindical
Anual - Rais - Dirf


Depto. Fiscal
Emissão do PGDAS (Simples Nacional)
Escrituracao Entradas/Saidas (Ecf se for obrigatoria)
Anual - Dipam (dependendo do Estado) - Declaracao do Simples Nacional


Depto. Contabil
Escrituracao Contabil
Anual - Impressao e encadernacao livro diario e razao, por ser simples nacional na modalidade antiga ainda.

Por enquanto é isso.

Aguardaremos as suas consideracoes, se por exemplo voce ja tem um software/aplicativo para a sua rotina do depto. financeiro, bem como emissao de notas de vendas, controle de estoque.

Ratifico, fique atenta as agendas, o cumprimento de obrigacoes acessorias e pagamento de tributos fora de prazo podem ensejar em multas, ok!

Com certeza nao esta contemplado tudo aqui, meus colegas do furum opinarao também, assim espero, complementando as informacoes aqui prestadas, ou ainda corrigindo.

Agora uma dica: Cuidado, caso voce seja a gestora da sua empresa, e dependendo do movimento, nao fuja do seu core business, ou seja, deixe toda esta parte burocratica para uma pessoa contratada por voce internamente ou terceirize, mas isto é voce que saberá se é bom ou ruim.

Mas se efetivamente desejar voce fazer toda a rotina, participe dos cursos ministrados pelo Sebrae, Senac, Sindicato dos Contabilistas e CRC da sua regiao, mantenha-se sempre atualizada, e adote o hábito de ler sempre alguma newsletter, sem prejuizo de sempre visitar a nossa casa, este forum maravilhoso, ok!

Cordialmente,

Claudionei Santa Lucia

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"Non ducor, duco"

" Das pedrinhas que venho encontrando ao longo da minha caminhada, não as vejo como problemas, bem como não tropeço nas mesmas e sim estou juntando-as e construindo o meu Castelo "

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