x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 2.887

Sefip Construção Civil

CLAUDIA OTAVIA GUALBERTO EVANGELISTA

Claudia Otavia Gualberto Evangelista

Prata DIVISÃO 2 , Encarregado(a) Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 13:23

Tenho uma empresa pessoa jurídica que atua na área de construção civil. Nunca fiz esse tipo de trabalho e não sei nem por onde começar.
A empresa veio de outra contabilidade, e vi que são feitas 3 Sefips diferentes, uma com a inscrição no CNPJ e outras duas que além do CNPJ constam um CEI. Vi também que as Sefips são com códigos de recolhimento diferentes, uma o 150 e a outra no 155.
Gostaria de todo tipo de informação de como proceder, como cadastrar esses funcionários e como gerar a Sefip, pois o antigo contador não está colaborando e o proprietário não sabe me dar nenhuma informação. Me ajudem, por favor!!

Eliandro Felipe

Eliandro Felipe

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 13:48

Olá Claudia!

Faça como estava sendo feito. Abra o Sefip e repita a operação do último mês, ultima Gfip, pra você se familiarizar com o programa.
Acredito que tenha o CNPJ e as obras pelo CEI onde alocam os funcionários...

Veja as alterações pertinentes do mês que irá realizar e de continuidade.

Atenciosamente

Aline Marques

Aline Marques

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 15:20

Claudia, boa tarde.
Você primeiro deve ratear os funcionários no seu sistema de folha de pagamento todos os funcionários dessa obra.
Quando você for fazer a sefip, ou melhor quando for integrar sua sefip, no sistema gerador de folha mesmo ele consta os códigos 115, 150, 155.
Você deve cadastrar essa obra no seu sistema e na hora de importar para a sefip veja se os funcionários estão constando nas obras corretas.
Se for fazer manualmente informe os todos os campos da sefip com os códigos corretos e aloque esses funcionários na obra.

Att,
Aline Marques

há 11 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 16:15

Oi Aline, obrigada por me responder.
Minhas dúvidas são muitas, talvez você consiga me ajudar.
Uma delas é: todos os funcionários serão cadastrados no meu programa de folha de pagamento no CNPJ da empresa, e posteriormente alocados nos CEI's que trabalham depois de importar a Sefip??

E quais os códigos FPAS, % de empresa, Código de Terceiros, % de terceiros, de recolhimento e Fap??

Aline Marques

Aline Marques

há 11 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 16:27

Claudia,
1º Todos os funcionários serão cadastrados no meu programa de folha de pagamento no CNPJ da empresa, e posteriormente alocados nos CEI's que trabalham depois de importar a Sefip? ?
Sim, serão cadastrados na empresa mas alocados no CEI da obra.

2º E quais os códigos FPAS, % de empresa, Código de Terceiros, % de terceiros, de recolhimento e Fap? ?
A empresa é simples, lucro presumido?

Att,
Aline Marques
Aline Marques

Aline Marques

há 11 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 16:52

Claudia, é que assim cuido de uma empresa que é a mesma questão da sua.
É assim eu faço a folha de pagamento por rateio ou seja, os sócios a administradora são locadas na empresa normal, já os operarios são locados na obra (CEI) então assim quando eu vou fechar a folha de pagamento ele me da uma folha da empresa normalmente e uma folha da obra, separados entendeu.
Já que a empresa é optante pelo simples é mais fácil ainda FPAS 515 - 20% , Codigo de Terceiros 0115 - 3,30; FAP - 2,00
De uma olhadinha nessa tabela, que vai te auxiliar bastante quando estiver com duvidas do FPAS
xa.yimg.com

Att,
Aline Marques

há 11 anos Quinta-Feira | 16 maio 2013 | 09:40

Aline eu de novo... já cadastrei os empregados na empresa do CNPJ e fiz o Centro de Custo do CEI para passar para o CEI aqueles funcionários que trabalham na obra.
Minha dúvida é, existem alguns empregados no CNPJ, que no caso é optante pelo Simples, e a maioria no CEI.
Vou usar códigos diferentes para o CEI e para o CNPJ?
(COD FPAS, COD terceiros, % de terceiros, % da empresa, % SAT, e GPS?).
Você sabe quais são esses códigos??

Agradeço desde já.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade