2013-08-23T11:25:30-03:00
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2.242

acessos 413.437

Desoneração da Folha - Obrigatoriedade

há 1 ano Segunda-Feira | 27 agosto 2018 | 17:23

Boa tarde
Me chamo Gabriely, será que vcs poderiam me ajudar?

Vou iniciar numa construtora a qual vai optar pela desnoração da folha.

A duvida é o seguinte:
A empresa é uma construtora, entrou com a matricula CEI como PJ e nao PF. seu CNAE principal é 4120400 ( construção de edificios )
e CNAE 4110700. Incorporação.

Seu faturamento é a partir das vendas de apartamentos, ou seja, recebe por parcelas mensais.
nesse caso, o calculo deverá ser feito a partir desse faturamento?

Tem o pessoal que trabalha no adm, eles entram pra desoneração?

o que é a compensação de GPS no caso de desoneração?

Agradeço por compartilhar as experiencias de vcs aqui.

Obrigada

há 1 ano Terça-Feira | 11 setembro 2018 | 16:28

Boa tarde
Estou precisando de uma ajuda

A empresa optante pelo simples está tributada no anexo IV e simultaneamente com o outro anexo (I, II, III ou V), conforme orientação no site da receita pede preencher na SEFIP:
No campo "SIMPLES", preencher "2 - Optante"; e
No campo "Outras Entidades", preencher "0000"

E quando exclusivamente no anexo IV deve preencher:
No campo "SIMPLES", preencher "1 - Não Optante"; e
No campo "Outras Entidades", preencher "0000".

Até ai sem novidades! mas recentemente meu cliente que tinha atividades do anexo IV e do simultaneamente do anexo I, passou a emitir somente (exclusivamente) notas de serviços (anexo IV), minha dúvida é:

Eu devo mudar os códigos da SEFIP para o caso de exclusivamente no anexo IV conforme orientação da receita?
Ou
Como a empresa admite mesmo não tendo faturamento do anexo I, mas pode voltar a ter nos próximos meses faturamento no anexo I, e assim, permanecer com os códigos na SEFIP com anexo IV e simultaneamente?

há 1 ano Segunda-Feira | 17 setembro 2018 | 11:14

Bom dia,

Tenho uma empresa de construção civil que desonerou a obra x, essa obra é antiga ainda usava 2% de CPRB, a alíquota agora foi para 4,5%. A empresa vendeu um apartamento agora, sendo assim, eu calculo a desoneração com 2% ou 4,5%

há 1 ano Quinta-Feira | 27 setembro 2018 | 15:06

Boa Tarde,

Temos um empresa da construção civil CNAE principal 4330499 e secundário 4399103 eles emitem nota apenas no CNAE principal e são optantes do SIMPLES NACIONAL e da desoneração da Folha de pagamento, em determinados meses essa empresa não teve faturamento e não emitiu nota nenhuma, minhas dúvidas são:

No mês em que não emitiu nota ela paga os 20% de contribuição patronal ou fecha a folha normalmente como simples nacional?

O código de envio pra SEFIP se mantém o 150 ou envia como 115?

Nesse mês que não houve faturamento importei pelo código 115 e a folha está fechando como SIMPLES sem os 20% mais não está puxando o RAT pra SEFIP quando tento incluir manualmente na SEFIP ele só aceita se eu mudar para não optante do SIMPLES e aí puxa automaticamente os 20% patronais como proceder?

Quando tento exportar com o código 150 ele diz que tenho que importar 2 arquivos diferentes e também não dá

Estou perdida

Obrigada

Leila Cristine Pokes Moreschi
Analista RH
Curitiba-PR

"E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens"
Colossenses 3:23
há 1 ano Terça-Feira | 2 outubro 2018 | 10:59

ola, bom dia a todos

cliente do simples nacional, até setembro só emitiu notas no anexo III (nao tem funcionários, só pro-labore)...........
agora em outubro vai emitir uma nota que se encaixa nos serviços do anexo IV, onde ele pode optar ou nao por desonerar, certo? ai eu alocaria ele no anexo IV, e recolheria 31% de GPS (caso ele nao opte por desonerar)?
e se em novembro e dezembro ele nao emitir nenhuma nota, eu posso volta-lo pro anexo III (e deixar no administrativo por ex) e recolher normalmente os 11% somente?

Jamile
há 9 semanas Quarta-Feira | 2 outubro 2019 | 21:29

Olá pessoal,

Uma empresa de construção civil constituída em 2015 exerceu atividades até 04/2017, ficando de 05/2017 à 08/2019 sem exercer qualquer tipo de atividade e nenhum funcionário registrado.

Em 09/2019 reiniciou suas atividades, contratando inclusive funcionários. Pergunto: A empresa poderá optar pela Desoneração da Folha, tendo em vista que o seu 1º faturamento bruto será em 10/2019, momento em que pagará a CPRB?

há 9 semanas Quinta-Feira | 3 outubro 2019 | 15:52

Boa tarde Marcelo,

De acordo com a Lei

§ 6º A opção pela CPRB será manifestada: (Incluído(a) pelo(a) Instrução Normativa RFB nº 1597, de 01 de dezembro de 2015)
II - a partir de 2016, mediante o pagamento da contribuição incidente sobre a receita bruta relativa a janeiro de cada ano ou à 1ª (primeira) competência para a qual haja receita bruta apurada, e será irretratável para todo o ano-calendário. (Incluído(a) pelo(a) Instrução Normativa RFB nº 1597, de 01 de dezembro de 2015)

Ela é clara quando menciona ou a 1º competência para qual haja receita bruta apurada, então no meu entendimento, você pode desonerar sim. 

Página 76 de 76
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.