x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 3.575

Informação errada na CTPS - Qual a forma certa de retificar?

Bruno Mendonça de Campos

Bruno Mendonça de Campos

Iniciante DIVISÃO 2 , Designer Gráfico
há 11 anos Quarta-Feira | 11 dezembro 2013 | 11:00

Bom dia,

Tive meu cargo na empresa em que trabalho alterado e por isso iria receber um aumento no salário. A carteira foi enviada para a contabilidade para que fosse incluída a alteração de cargo e salário, mas no campo de alteração salarial foi colocado o motivo errado, a funcionária da empresa de contabilidade colocou "dissídio coletivo" ao invés de "alteração de cargo" ou "promoção", por exemplo.

Foi feita a correção desta informação na página de anotações gerais e assinada pelo diretor da empresa, porém na página de alteração salarial ele se recusou a assinar por a informação está errado e solicitou a contabilidade que encontrasse uma forma de retificar a informação. Nisso já se vão quase 2 meses a carteira presa na contabilidade e a resposta sempre é: "estamos estudando uma forma de fazer isso".

Uma vez que a informação foi retificada na página de anotações gerais e assinada pelo diretor, seria o caso de colocar no campo de assinatura da página de alteração salarial uma frase como "vide página X"?? Qual seria a melhor forma de solucionar esta questão??

Alguém poderia me informar sobre isso, pois já vi que a contabilidade da empresa não tem muita competência ou compromisso dado ao tempo em que minha carteira está retida, sabendo que por lei não deveria ficar mais de 48h. Gostaria de ter a informação para o caso de por ventura minha carteira voltar rasurada como eu deveria proceder.

Desde já agradeço pela atenção.

Abraço.

anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 11 dezembro 2013 | 11:15

Bom dia Bruno
abaixo da anotação errada * vide pag x (neste caso pagina de anotações gerais)

Espero ter ajudado

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
Bruno "

Bruno "

Ouro DIVISÃO 1 , Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 11 dezembro 2013 | 11:15

seria o caso de colocar no campo de assinatura da página de alteração salarial uma frase como "vide página X"

Seria não, é.
Precisa colocar o "vide" para indicar onde está a correção.

Se a empresa está "estudando uma forma de fazer isso",
enquanto não resolve deve devolver sua carteira, pois é obrigação devolver a CTPS em 48 horas (com pena de multa se desrespeitar o art 53 da CLT).

· Apenas um leitor interessado na área de DP e Leis trabalhistas.

· Participe do grupo: Departamento Pessoal e Leis trabalhistas:
http://fb.com/groups/208126196031972
Bruno Mendonça de Campos

Bruno Mendonça de Campos

Iniciante DIVISÃO 2 , Designer Gráfico
há 11 anos Quarta-Feira | 11 dezembro 2013 | 11:48

Obrigado pelas respostas, ajudou bastante.

Se não me engano, a informação "vide pág X" foi colocada ao lado e não no lugar da assinatura. Tem problema se ficar em branco no local da assinatura, uma vez que já foi assinado na página de anotações gerais onde está a correção?

Obrigado mais uma vez.

abraço

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Domingo | 15 dezembro 2013 | 13:48

Tanto podiam ter lançado a anotação na folha de anotações gerais, ou, na própria página de alterações de salário, cancelar a anotação errada e lançar embaixo a informação correta.

Isso não foi o fim do mundo, tratou-se de um mero erro de lançamento.

Tenho visto muitos profissionais na área de DP/RH carecendo de melhor entendimento de anotação fiscal, como o caso aqui apresentado. As escolas precisam reforçar essas lições!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: