x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 9.515

Sem registro na empresa da familia

Flaviana

Flaviana

Iniciante DIVISÃO 3 , Operador(a) Caixa
há 11 anos Sexta-Feira | 9 maio 2014 | 12:24

Preciso de esclarecimentos

Então gostaria de saber informação sobre trabalhar na empresa do pai sem nenhum registro.
Posso ser registrada? Ter os mesmos direitos que os demais funcionários?
Trabalho há 9 anos regularmente além do horário dos outros funcionários os quais são registrados. Nunca tive direito a férias, nem 13º salario, nem registro em carteira. A partir do momento que eu quiser sair como devo proceder?
Agradeço imensamente se puderem me esclarecer

Samara Silva Rodrigues

Samara Silva Rodrigues

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 11 anos Sexta-Feira | 9 maio 2014 | 13:15

Flavia, boa tarde !

Pode ser registrada sem problema nenhum, independente da empresa ser do seu pai, já vi várias empresas que registram a esposa, filho.

Att,

Samara Silva

" O mais importante da vida não é a situação em que estamos,
mas a direção para a qual nos movemos. " Oliver Holmes
ALEX DANTAS DA SILVA

Alex Dantas da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 9 maio 2014 | 13:16

Olá,

Primeiramente que a questão da empresa familiar deve ser algo totalmente distinto, você deveria desde o começo estar registrada, logo, agora que já faz tempo que trabalha sem nenhum registro, deve ser feito o registro como funcionário desde o dia em que foi "contratada", o FGTS e o INSS devem ser recolhidos retroativos para que todos os seus direitos sejam válidos; vale salientar que segundo a CLT, cada vez que você como funcionária registrada não goza das férias no período aquisitivo, ou seja, no vencimento das férias, a multa da empresa é pagar o valor das férias mais um salário. Férias em dobro.

Espero ter ajudado.

A Graça precede o arrependimento verdadeiro por meio da fé salvífica em Cristo Jesus. Efésios 2.8.

Ratio Contabilidade e Serviços
Watts 84 9849-3722
Flaviana

Flaviana

Iniciante DIVISÃO 3 , Operador(a) Caixa
há 11 anos Sexta-Feira | 9 maio 2014 | 13:57

Obrigada Alex,

Me ajudou e muito. E no caso de eu pedir demissão como seria o processo?

Obrigada Samara,
Meu maior receio em não ser registrada é a falta de experiência quando aqui não de mais certo.
Com a carteira assinada eu teria experiência e conseguiria outra coisa com mais facilidade. Sem falar nos meus direitos já que venho cumprindo meus deveres.

Samara Silva Rodrigues

Samara Silva Rodrigues

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 11 anos Segunda-Feira | 12 maio 2014 | 09:33

Flaviana, bom dia !

No caso de você pedir demissão terá os mesmo direitos a receber de um funcionário registrado, só não terá FGTS e INSS recolhidos por esse tempo que você trabalhou sem registro, se você está tanto tempo na empresa do seu pai já deve ter pegado uma boa experiência no trabalho que você executa há 9 anos.

Att,

Samara Silva

" O mais importante da vida não é a situação em que estamos,
mas a direção para a qual nos movemos. " Oliver Holmes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade