x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 12

acessos 5.744

Liberação FGTS - Esocial.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 6 junho 2014 | 15:20

Eis a questão, Renata! Algumas agências liberam o saque sem a chave, quando é demissão de empregada doméstica. Já tive um caso destes e a empregada levou a carteira e o termo de rescisão numa agência, explicou que era doméstica, e foi liberado.
Acredito que quando o FGTS se tornar obrigatório, haverá um padrão para saque, talvez a chave seja liberada no próprio eSocial, algo do tipo ...

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 6 junho 2014 | 17:11

Renata, o acesso ao Conectividade Social não é só para P. Jurídicas e MEI, pessoas físicas com matrícula CEI também podem. O patrão doméstico, se quiser, pode adquirir um certificado digital e acessar o Conectividade. Pelo que consta nas regras atuais da CEF, essa seria a única maneira dele solicitar extrato rescisório e liberar a chave. Como eu disse anteriormente, quando o FGTS de doméstico se tornar obrigatório talvez todo esse processo de liberação seja feito pelo eSocial.
Agora, não é obrigatório usar o eSocial, por enquanto, para emitir guia do FGTS de doméstico, eu faço pelo SEFIP.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 6 junho 2014 | 18:07

Como eu disse, no meu 2º comentário, algumas agências liberam o saque, mesmo sem a chave, pelo fato de ser doméstica. Terás de consultar a agência local e confirmar.

vanessa

Vanessa

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 24 junho 2014 | 15:23

Renata, estou com o mesmo problema, vc conseguiu resolver?

naquela guia que a caixa disponibilizou no site tem o codigo de movimentaçao que tem a rescisao sem justa causa pelo empregador ao empregado domestico, mas não tem como incluir o valor da multa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.