Nayara Osikawa de Vasconcellos Pasquini
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. PessoalBoa tarde,
Qual a forma correta de se calcular adicional de insalubridade, com base no salário do funcionário ou no salário mínimo?
Grata
Nayara
respostas 6
acessos 2.979
Nayara Osikawa de Vasconcellos Pasquini
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. PessoalBoa tarde,
Qual a forma correta de se calcular adicional de insalubridade, com base no salário do funcionário ou no salário mínimo?
Grata
Nayara
Carlos Alberto dos Santos
Consultor Especial , Analista PessoalNayara, boa tarde.
“Súmula nº 228 do TST
Adicional de Insalubridade. Base de Cálculo.
A partir de 9 de maio de 2008, data da publicação da Súmula Vinculante nº 4 do Supremo Tribunal Federal, o adicional de insalubridade será calculado sobre o salário básico, salvo critério mais vantajoso fixado em instrumento coletivo.”
Ocorre que, após a republicação o Supremo Tribunal Federal, por meio do processo de Reclamação nº 6266, deferiu liminar para suspender a aplicação da citada súmula na parte em que permite a utilização do salário básico para calcular o adicional.
De acordo com a decisão "a nova redação estabelecida para a Súmula nº 228 do TST revela aplicação indevida da Súmula Vinculante STF nº 4, porquanto permite a substituição do salário mínimo pelo salário básico no cálculo do adicional de insalubridade sem base normativa".
Diante da atual controvérsia recomenda-se à empresa consultar antecipadamente o documento coletivo para certificar-se da possível existência de cláusula fixando a base de cálculo.
Na falta de previsão em documento coletivo deve indagar o sindicato dos empregados ou, se preferir, utilizar o salário contratual, por analogia ao disposto no art. 193 da CLT, o qual estabelece a base de cálculo do adicional de periculosidade, até que o Poder Legislativo regulamente a questão.
Por precaução, deve se pactuar expressamente com empregados a possibilidade de mudar para a base de cálculo que venha a ser fixada em legislação, se assim preferir.
José Irineu F. Neto
Ouro DIVISÃO 2 , Analista Fiscal Pegando carona no assunto,
O incide na insalubridade?
Carlos Alberto dos Santos
Consultor Especial , Analista PessoalBom dia, Irineu.
O........, (???????),
A pergunta seria?
José Irineu F. Neto
Ouro DIVISÃO 2 , Analista FiscalCarlos Alberto dos Santos
Consultor Especial , Analista PessoalIrineu, incide sim, além disso o adicional de insalubridadeo incide também;
- Férias
- Aviso Prévio
- Decimo Terceiro
- I.Renda
- Nas Horas Extras
- Adic Noturno
José Irineu F. Neto
Ouro DIVISÃO 2 , Analista FiscalBom dia Carlos Alberto,
Muito obrigado pela orientação.
Att,
Irineu
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade