x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 201

acessos 252.022

Divergencia GFIP X GPS

Jaqueline da Silva

Jaqueline da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 6 novembro 2014 | 10:25


bom dia, pessoal!
estou com uma duvida, foi feito uma consulta na receita federal, e consta algumas pendencias, conforme abaixo:

divergÊncia gfip x gps(valor declarado menos o recolhido por rubrica e fpas)

12/2013 - fpas 507 outras entidades r$ 16,62
06/2014 -fpas 507 outras entidades r$ 30,81
08/2014 - fpas 507 outras entidades r$ 35,44

como vou proceder?poderiam me ajudar por valor?

att:
jaqueline

Jaqueline da Silva

Jaqueline da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 6 novembro 2014 | 14:14

Vania, boa tarde!

Confrontando com o que gerei no SEFIP e o que foi pago, não há divergência.

Estou sem saber como proceder, pois o valor informando na SEFIP campo outras entidades é exatamente o valor que paguei na guia.

Fico no aguardo de retorno

Att

Jaqueline

Paulo Henrique Ramiro

Paulo Henrique Ramiro

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 10 novembro 2014 | 12:18

Caros Colegas,

Estou com mesmo problema de divergencia de GFIP, pois a empresa recolhe pela internet e coloca o valor total , (o campo 11 valor arrecadado),com isso gera divergencia pois a empresa não coloca o campo (9 outras entidades), para regularização junto a receita eles disseram para fazer REDARF, mais a empresa prefere pagar pois são só 03 meses e valores baixos, como gerar esta guia (outras entidades)????, trata-se de mepresa que precisa estar tudo ok para pode optar ao simples nacional. ...Se puderem me ajudar agredeço.

Obrigado,

Paulo Henrique

Luciana Pereira

Luciana Pereira

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 26 novembro 2014 | 18:28

Estou com dúvida, no relatório da RFB consta: Divergência de GFIP x GPS(Valor declarado menos o recolhido, por rubrica e FPAS):

FPAS Situação Rubrica Valor
515 FPG Previdência 224,44
515 FPG Outras Entidades 0
A GPS foi gerada pelo própria SEFIP, onde o valor recolhido foi de 224,4, porém o valor de outras entidades estava zerado. O FPAS é 515 e outras entidades 115.
Alguém pode me ajudar?
Obrigada,
Luciana

Paulo Henrique Ramiro

Paulo Henrique Ramiro

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 27 novembro 2014 | 08:07

Bom dia Colegas,


Quando perguntei neste tópico,sobre a diferença GFIPXGPS, algumas empresas estavam devendo outras entidades,o que ocorre após comparar as guias recolhidas pelas empresas, algumas recolhiam o valor total,ex: r$ 264,24 sendo que o valor do inss era r$ 224,24 e outras entidades r$ 20,00, só que as empresa que apresentaram esta diferença ,os empresarios recolhem via internet pelo seu banco, e não sabiam preencher os campos , pois o campo outras entidades deixavam em branco e colocava o valor total da guia de inss , está pago, pode-se fazer um REDARF e protocolar na receita federal que será baixado, porém preferi recolher que foi muito mais rápido pois eram 3 meses só, é só colocar o código de recolhimento 2119 (para outras entidades) ,recolher que baixa.

Robert Floriano da Silva

Robert Floriano da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 27 novembro 2014 | 08:24

Bom dia, Paulo Henrique!

Não ha necessidade de fazer outro pagamento, basta apenas fazer o Ajuste de GPS conforme o formulário em anexo, ir a Agencia da Receita Federal e levar duas vias do Ajuste de GPS autenticada pelo responsável da empresa, copia da guia e comprovante de pagamento, e a procuração se for o caso.

Esse dinheiro que você pagou só de 3 meses e muito difícil de retornar para suas mãos.

Para este caso não e feito REDARF clique aqui

Michelle Demes da Silva

Michelle Demes da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 3 dezembro 2014 | 12:44

o meu caso eh um pagamento de código 2208, inss CEI, são dois apenas e meu cliente quer pagar, não quer esperar, como faço a guia, pois quando eu coloco o código 2208, ele pede que deve ser informado um valo de inss, sendo que ele não aceita colocar so o valor de outras entidades

Aline Almeida

Aline Almeida

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 9 anos Quarta-Feira | 3 dezembro 2014 | 17:14

Boa tarde.
Minha empresa não consegue emitir CND Federal (agora unificada com CND INSS) .

No relatório e-CAC aparece a seguinte mensagem:

Divergência de GFIP x GPS(Valor declarado menos o recolhido, por rubrica e FPAS)
Competência FPAS Situação Rubrica Valor

02/2014
507 FPG Previdência 3.591,26
507 FPG Outras Entidades 1.018,35

Comparando com a guia que pagamos:

507 FPG Previdência 3.585,64
507 FPG Outras Entidades 1.018,36

Como devemos proceder pra resolver a pendência? Alguém pode me ajudar? Ganhamos uma licitação, porém estamos com a documentação travada devido a isso. Temos até dia 08/12/2014 para apresentar nova certidão.

Taís da Silva

Taís da Silva

Prata DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 8 dezembro 2014 | 17:40

Boa Tarde,Amigos.

Emiti o relatório complementar da situação fiscal da empresa e me deparo com três divergências de GFIP x GPS,sendo a GFIP e o valor que foi pago está certinho.A diferença e muito pouca,mas queria entender como eles encontram essas diferenças.

Obs.: Já calculei novamente a folha todinha e está tudo ok.

Taís da Silva
Contadora 
e-mail: [email protected]
Whatsapp: 21 98284-5617
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 8 dezembro 2014 | 18:07

Taís, boa tarde!

O primeiro passo é conferir se a GPS paga confere com os valores constantes na GFIP, no relatório "COMPROVANTE DE DECLARAÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES A RECOLHER À PREVIDÊNCIA SOCIAL E A OUTRAS ENTIDADES E FUNDOS POR FPAS".
Existem casos de não pagamento de juros, falta de pagamento do campo 9 (outras entidades) ...

JULIANA CASTRO

Juliana Castro

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 8 dezembro 2014 | 18:43

Caros Colegas,

Ao tentar emitir uma CND verifiquei que Foi gerada uma GFIP no código 155,mas na verdade deveria ter sido no 150,e a guia já foi paga e agora eu não sei como proceder para retificar,alguém sabe como fazer?


Grata!

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 9 dezembro 2014 | 09:36

Juliana Castro,

Para retificar a GFIP:
Terás de enviar um "Pedido de Exclusão" dessa GFIP 155.
Envie uma nova GFIP com o código 150.

Terá de ser retificada a GPS, se os campos "Código de pagamento" e "Identificador" estiverem divergentes com a nova GPS calculada na GFIP 150.


Taís da Silva,

Às vezes acontece da empresa agendar o débito da GPS para o vencimento da guia, mas acaba só sendo efetuado após o prazo, e aí teria incidência de juros. Acontece também de, ao lançar o pagamento, não informar o campo 9 ("Outras entidades") e repetir o valor total da guia no campo 6, aí a Receita também cobra a diferença referente a "Terceiros" ...

Jeferson

Jeferson

Bronze DIVISÃO 4, Perito(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 7 janeiro 2015 | 16:23

Pessoal, estou com uma dúvida que está tirando meu sono..

Uma empresa EIRELI, do simples nacional, está com problema para tirar uma certidão negativa conjunta (RFB).

A empresa abriu em 04/2014 porém as atividades efetivamente apenas começaram em 08/2014.

No E-CAC consta divergência de GFIP dos meses de 04/2014 até 08/2014:

04/2014 - FPS 515 - PREVIDENCIA............ valor: R$ 42,47
05/2014- FPS 515 - PREVIDENCIA............ valor: R$ 79,64
06/2014- FPS 515 - PREVIDENCIA............ valor: R$ 79,64
07/2014- FPS 515 - PREVIDENCIA............ valor: R$ 79,64


Estão cobrando o INSS sobre o pró-labore do período de 04/2014 até 08/2014. Neste período não teve retiro de pró-labore.

Sou obrigado mesmo assim a pagar o valor do inss sobre o pro labore? ou envio GFIP sem movimento?

na realidade, foi enviado equivocadamente as GFIP desse período apenas com o pró-labore. Depois que entramos em contato com a empresa, a mesma informou que não houve a retirada do pró labore. Então agente enviou uma GFIP cancelamento as informações anteriores, e depois enviamos SEM MOVIMENTO.

Mas ainda consta essa pendência na Receita Federal.

Qual o procedimento que devemos fazer? precisamos dessa certidão negativa.

Informamos que no período de 08/2014 até os dias de hoje a empresa paga normalmente o inss sobre o pro labore, bem como o INSS dos seus funcionarios. Mas no período de 04/2014 até 08/2014 a empresa não teve movimento e não tinha funcionários.

Obrigado .

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 7 janeiro 2015 | 16:59

Jeferson, o procedimento é esse mesmo, enviar o pedido de exclusão e depois a GFIP sem movimento.
Tenho lido algumas reclamações do pessoal de que realmente está havendo uma demora da Receita para fazer a baixa dos débitos, nesse tipo de situação. Já que a empresa está precisando da CND, acredito que o jeito é ir até o órgão.

Jeferson

Jeferson

Bronze DIVISÃO 4, Perito(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 7 janeiro 2015 | 17:07

Márcio, será que não seria melhor primeiro enviar a GFIP pedindo a exclusão das informações anteriores, e depois de um tempo enviar a SEM MOVIMENTO?

Pois eu fiz tudo no mesmo dia, pedi a exclusão e em seguida já enviei a SEM MOVIMENTO..

bom, não sei mesmo apenas levantei uma hipótese.. vou marcar um horário na Receita e ver certinho isso..

obrigado pela atenção!

Se mais alguém estiver passando por isso ou souber de algo, favor compartilhar aqui conosco.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 7 janeiro 2015 | 17:34

Não sei também, Jeferson, no Manual do SEFIP 8.4 (abaixo) só fala no procedimento, mas não cita prazos ...

"É devido o pedido de exclusão quando:
a) O empregador/contribuinte entregou uma GFIP/SEFIP contendo informações quando na verdade não houve fatos geradores nem outros dados a informar; ou seja, a GFIP/SEFIP deveria indicar "ausência de fato gerador (sem movimento)". Primeiramente, é necessário fazer um pedido de exclusão, e depois transmitir a GFIP/SEFIP com "ausência de fato gerador (sem movimento)"..."

Jeferson

Jeferson

Bronze DIVISÃO 4, Perito(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 8 janeiro 2015 | 09:26

Pois é Marcio, foi exatamente isso que fiz mas tudo no mesmo dia. Eu enviei uma GFIP/SEFIP pedindo a exclusão e em seguida já enviei a sem movimentação (conforme manda o manual). Alí não consta a informação de que deve ser aguardado algum prazo pra depois enviar a informação da SEM MOVIMENTAÇÃO.

Enquanto isso a empresa sofre em não poder tirar a CND..

Vou marcar uma hora na Receita Federal e fazer levar toda a documentação. Vou levar as DAS mensal contendo a informação de que realmente não houve movimentação na empresa (faturamento ZERO), e, por consequencia, não houve a retirada de pro labore.. Vou levar também o protocolo de envio das GFIP/SEFIP pedindo a exclusão ddas informações e o protocolo de envio das SEM MOVIMENTAÇÕES.

Jeferson

Jeferson

Bronze DIVISÃO 4, Perito(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 9 janeiro 2015 | 11:00

Obrigado Márcio pela troca de ideias ..

Agendei pra semana que vem na Receita Federal e depois trago aqui como que ficou a situação.

grande abraço

Jam

Jam

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 14 janeiro 2015 | 16:40

Boa tarde pessoal, estou com uma situação semelhante à alguns casos sitados acima, o que ocorre é que a empresa fez os pagamentos,
na receita consta
"Divergência de GFIP X GPS (Valor declarado menos o recolhido, por rubrica FPAS)
FPAS Rubrica Valor
12/2009 515 FPG Outras Entidades 24,67
08/2010 515 FPG Outras Entidades 48,78
09/2010 515 FPG Outras Entidades 48,78
......


O que acontece é que a empresa fez os pagamentos que constam em aberto, porém quem gerou a guia da GPS para pagamento dos valores em aberto preencheu o valor no campo errado, deveria ser preenchido como "outras entidades" e colocaram no campo "valor INSS", sendo assim a empresa pagou, porém da maneira errada. O que devo fazer para "zerar" estes débitos com a receita.


Agradeço a atenção

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 14 janeiro 2015 | 16:56

Jam, isso tem acontecido com frequência. Deves preencher o formulário que consta na mensagem da moderadora Vânia, "Postada na Segunda-Feira, 10 de novembro de 2014 às 13:17:05", juntar os documentos (constam no formulário) e apresentar na Receita.

PATRICIA MARTINS

Patricia Martins

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 16 janeiro 2015 | 12:03

Pessoal, fiz uma pesquisa no e-Cac e no relatório da RFB consta: Divergência de GFIP x GPS(Valor declarado menos o recolhido, por rubrica e FPAS):

FPAS Situação Rubrica Valor
515 OPS Previdência 173,76
515 OPS Outras Entidades 0,00

Não entendo o que foi feito de errado que gerou essa divergência... Gerei tudo pelo SEFIP, onde o valor recolhido foi de R$ 173,76, e o valor de outras entidades estava zerado. Alguém pode me ajudar por favor?

Obrigada,

Patricia

Página 1 de 7

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.