x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 201

acessos 251.641

Divergencia GFIP X GPS

Graciane Vitorino

Graciane Vitorino

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 2 maio 2017 | 10:16

Estefania São referentes ao ano atual, mesmo que o valor seja o mesmo eles constam divergência em todas que eu faço. Não sei como corrigir.
Ex Gfip 04/2017 INSS 103,07
Recalculo 04/2017 Consta divergência de 103,07 mesmo que a guia seja paga. É como se a nova gfip que eu fizesse abrisse um novo débito.

Atenciosamente.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Terça-Feira | 2 maio 2017 | 10:23

Graciane Alves

Então como funciona:

Quando transmitimos uma sefip com a mesma chave ( CNPJ/CEI do empregador/contribuinte – competência – código de recolhimento – FPAS), ela acaba sendo substituída pela última.

Tente verificar se todos os dados batem...

CAROLINA DE QUEIROZ ALVES COELHO

Carolina de Queiroz Alves Coelho

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 22 maio 2017 | 12:55

Bom tarde!

Pessoal, fiz uma pesquisa no e-Cac e consta: Divergência de GFIP x GPS(Valor declarado menos o recolhido, por rubrica e FPAS):

COMP. FPAS Rubrica
04/2016 515 Previdencia
Outra entidades.

Aparece a mesma divergência em vários meses. Não entendo o que foi feito de errado que gerou essa divergência.Gerei tudo pelo SEFIP.
Eu preciso retificar esses dados para q o empregador faço o parcelamento de débitos. OBS: Nenhuma guia foi paga.
Por favor poderiam me orientar como proceder neste caso?

BIANCA YESHUA

Bianca Yeshua

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 25 maio 2017 | 12:10

Boa tarde!!

Gente estou com dúvidas: Fui verificar a situação fiscal de uma empresa o qual está dando divergência GFIP X GPS em 05/2014. Pesquisei e vi que foi declarado uma nova GFIP com o valor do salário de uma funcionária a maior em 190,00. O chefe quer tirar uma CND pra ontem e não consegue, pois foi paga a menor a GPS. Tentei declarar uma nova GFIP com o valor anterior da funcionária e a GPS não bate com a anterior. Como devo proceder? O chefe queria um procedimento rápido tipo excluir e retificar, enfim.... e se puder excluir quanto tempo ele pode tirar uma CND? Alguém pode ajudar por favor?

Bianca Yeshua - Depto Pessoal

"O dinheiro faz homens ricos, o conhecimento faz homens sábios e a humildade faz grandes homens."
Mahatma Gandhi
Fabiana

Fabiana

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 13 junho 2017 | 17:08

Boa tarde,


No relatório do ecac está com divergência GFIP x GPS (Valor declarado menos o recolhido , por rubrica FPAS)

competência FPAS SITUAÇÃO Rubrica Valor
01/2016 507 FPG previdência 0,00
outras entidades 621,00

Em várias competências, isso porque a empresa era do simples e passou a ser lucro presumido, com isso passou a ter valor de outras entidades, porém a empresa tinha valor de inss a reter maior do que o valor a pagar, então não se tirava guia de INSS mas com a mudança para lucro presumido, a empresa deveria pagar pelo menos todo mês o valor das outras entidades. Como fazer isso agora?

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 6 anos Terça-Feira | 13 junho 2017 | 17:11

Fabiana boa tarde!

Gere a guia de gps com código 2119 recolhimento a outras entidades.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
BRUNO

Bruno

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 22 junho 2017 | 17:24

Pessoal, boa tarde,

Sou novo no fórum e desde já agradeço a oportunidade de partilhar conhecimentos.

Tenho um cliente o qual ao consultar no ECAC sua situação deparei-me com uma Divergência de GFIP x GPS (Valor declarado menos o recolhido, por rubrica e FPAS).

Este da seguinte maneira disposta:

Competência FPAS Situação Rubrica Valor
01/2017 744 PRU Previdência 528,44
744 PRU Outras Entidades 50,32

Minha duvida, fica por conta do FPAS, sendo que meu cliente é comercio varejista, e não faz sentido o FPAS alocado pela RF.

Como devo proceder, reenvio SEFIP excluindo as infos anteriores e reenvio corrigindo o FPAS, mas sendo que quando enviada foi o código 515 normal.

Agradeço desde ja.

Flavio Novaes

Flavio Novaes

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 28 junho 2017 | 15:51

Pessoal, estou com um problema aqui e não estou conseguindo desvendar.

Nossa empresa teve algumas divergências da GFIP x GPS e estou fazendo o parcelamento para regularizar tais débitos.

Pois bem, através do E-CAC fiz a seleção das divergências com valores corretos, porém após elas transformarem em débitos Os valores se alteraram, e eu já fiz todos os cálculos possíveis de multa e juros para chegar no valor gerado, mas não consigo.

Alguém já passou por este problema e poderia me ajudar ?

obrigado

Patricia Manik

Patricia Manik

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 27 julho 2017 | 13:24

Boa tarde pessoal,

Estou com uma divergência de GFIP X GPS, de uma forma que nunca tinha visto, e peço a ajuda dos colegas, se puderem me dar um rumo.

É o seguinte:

Divergência de GFIP x GPS(Valor declarado menos o recolhido, por rubrica e FPAS)

Competência FPAS Situação Rubrica Valor
13/2015 515 OPS Previdência 100,00
515 OPS Outras Entidades 0,00


Fui ver no extrato de contribuições e esta aparecendo o seguinte:

Razão Social: xxxxxxxxxx CNPJ: xxxxxxxx
Situação no Cadastro: ATIVA / Competência: 13/2015


Competência Quantidade de Documentos Valor Recolhido Imputação (*) Débito
13º Salário Não Consta
12/2015 1 258,00
11/2015 2 358,00
10/2015 1 258,00
09/2015 1 258,00
08/2015 1 249,40



No mês 11 consta dois documentos

Número do Documento Competência Valor Recolhido Data do Recolhimento Imputação (*) Situação do Recolhimento
04197.1999.0080853 11/2015 258,00 14/12/2015
04197.1999.0080852 11/2015 100,00 14/12/2015

O segundo documento de R$ 100,00 é o dito cujo referente ao 13º.
Na GPS em questão está destacado competência 13/2015

Vocês que são feras em Gfip, já viram algum caso destes?
E como posso resolver??

Obrigada desde já.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 27 julho 2017 | 13:49

Patricia Manik ... boa tarde.

É o caso típico de digitação errada de dados no momento da quitação. Ao invés de digitarem "13/2015", informaram "11/2015".
Faça um Pedido de Retificação de GPS - RETGPS, e apresente na RFB (com os documentos que constam no formulário do pedido).

Luana Amaral Matos Pereira

Luana Amaral Matos Pereira

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 11 agosto 2017 | 11:45

Bom dia colegas!

Ao consultar o Relatório Complementar de Situação Fiscal de uma empresa, consta divergência de GFIPxGPS.
Essa divergência ocorreu, devido o cliente pagar a GPS fora do prazo sem solicitar o recálculo de guia.
Neste caso, como faço o ajuste? Poderiam me auxiliar quanto aos procedimentos corretos?

Desde já agradeço!!

Att.

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 11 agosto 2017 | 11:51

Luana Amaral Matos Pereira bom dia!

Bem-vinda à nossa equipe do Fórum!
Ganhamos um reforço na nossa equipe ebaaaa, a partir de hoje temos um novo colaborador no Fórum Contábil!
Desejamos que você se sinta bem entre nós, que faça parte das nossas vivências, que encontre oportunidades e condições para aprender e crescer assim como contribuir para o aprendizado de todos.
Esperamos sinceramente que a sua experiência conosco seja excelente e duradoura. Sinta-se muito bem acolhida. Desejamos as boas-vindas, muitas realizações e sucesso nesta nova empreitada. Boa sorte nas buscas e bom trabalho!
-------------------------------------

Solução, gere uma guia com mesmo código de recolhimento para cada competência que esta apresentado divergência, colocando o valor apresentado na divergência, apos reconhecimento dos pagamentos dentro de 5 a 7 dias as pendencias serão regularizadas a situação.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Luana Amaral Matos Pereira

Luana Amaral Matos Pereira

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 11 agosto 2017 | 13:34

Muito obrigada Fredson Lopes!

Espero poder colaborar e tenho a certeza do conhecimento e experiência que essa relação com vocês me proporcionará.
Desejo também sucesso a todos e novas realizações sempre!
Quanto a resposta, vou tentar gerar a guia.

Muito obrigada!

Att

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 11 agosto 2017 | 13:36

Luana Amaral Matos Pereira,

Segue link para gerar a guia de gps, clique aqui, sucesso.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
marcela

Marcela

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 4 setembro 2017 | 15:53

Boa tarde!
Preciso de ajuda, nao sei como resolver as pendencias abaixo,

Divergência de GFIP x GPS(Valor declarado menos o recolhido, por rubrica e FPAS)

Competência FPAS Situação Rubrica Valor
01/2017 515 FPG Previdência 79,75
515 FPG Outras Entidades 0,00
02/2017 515 FPG Previdência 82,87
515 FPG Outras Entidades 0,00
03/2017 515 FPG Previdência 84,91
515 FPG Outras Entidades 0,00
04/2017 515 FPG Previdência 82,46
515 FPG Outras Entidades 0,01
05/2017 515 FPG Previdência 95,60
515 FPG Outras Entidades 0,02
06/2017 515 FPG Previdência 89,40
515 FPG Outras Entidades 0,00
07/2017 515 FPG Previdência 320,11
515 FPG Outras Entidades 0,00

ANDREA

Andrea

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 24 novembro 2017 | 15:48

Sou de um escritorio de contabilidade, e ao consultar uma de nossas empresas esta aparecendo no mesmo mês:
FPAS (515) Situação (FPG) e
FPAS (612) Situação (OPS);

Esse FPG está a mais e com valor errado. Alguém pode me auxiliar como proceder p cancelar.

CASSIA KELVIA ALVES FERREIRA

Cassia Kelvia Alves Ferreira

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 1 fevereiro 2018 | 17:30

Boa tarde!

A empresa esta participando de uma fiscalização do MTE onde solicita a alteração salarial de um funcionário de 04/2015 á 11/2017 , foram feitas as sefip , porem ao consultar na receita não aparece todos os envios de algumas competências , tenho o protocolo de envio e as rubricas modificadas, alguém ja passou por isso?

Natalia

Natalia

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 20 fevereiro 2018 | 10:49

Bom dia! Gostaria muito da ajuda de vocês.

No meu caso a folha de pagamento saiu com o valor de R$ 1.431,26 e na Informação para a Sefip saiu o valor a pagar 1.446,23.

Sendo que deu esta mensagem quando eu fui emitir a certidão.

divergÊncia gfip x gps(valor declarado menos o recolhido por rubrica e fpas)

08/2017 Fpas 515 Previdencia 116,71. outras entidades 0,00

Como devo proceder neste caso?

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 6 anos Terça-Feira | 20 fevereiro 2018 | 12:45

Natalia boa tarde,

Bem vinda ao contábil!

No caso em tela possível mente foi enviado a gefip com a tabela de inss desatualizada, por isso a divergência, sendo este o motivo você deveras gerar uma guia complementar para a mesma competência e dentro de 5 a 7 dias o sistema da RFB atualizará o status retirando a pendência.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Madalena Souza

Madalena Souza

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 24 abril 2018 | 17:04

Divergência de GFIP x GPS(Valor declarado menos o recolhido, por rubrica e FPAS)

Estou com o seguinte problema: Gero as informações normalmente pelo SEFIP, o condominio paga a guia e meses depois a Receita cobra uma diferença do valor pago.

Divergência de GFIP x GPS(Valor declarado menos o recolhido, por rubrica e FPAS)

Competência FPAS Situação Rubrica Valor

13/2017 566 FPG Previdência 403,14 566 FPG Outras Entidades 62,56

Foi calculado certo, é a segunda vez que acontece isso, queria saber de onde eles tiram essas diferenças de valor a pagar.

Agradeço quem puder me ajudar.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 5 anos Terça-Feira | 24 abril 2018 | 17:45

Madalena Souza

Divergências geralmente são valores NÃO pagos, ou pagos e computados incorretamente, por exemplo se houve erro na digitação da competência por exemplo e foi lançado como 13/2007 ao invés de 13/2017 vai gerar uma divergência....

Então primeiro precisa ver se a guia está correta, se não aconteceu algum erro na hora do pagamento.

cassiana da cruz diana

Cassiana da Cruz Diana

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 4 dezembro 2018 | 14:22

Boa tarde Caros Colegas,

Estou com um "abacaxi" para descascar...rs

O cliente esqueceu de pagar o FGTS no dia 07, mas pagou o INSS corretamente.

O problema que ao gerar uma nova guia de FGTS com juros e multa acabou gerando também multa do INSS
No E-cac aparece a seguinte divergência

Divergência de GFIP x GPS(Valor declarado menos o recolhido, por rubrica e FPAS)

33,76 do INSS

MAs o INSS foi recolhido corretamente..rs acredito que pq foi utilizado a mesma chave, como faço para desaparecer este valor, afinal não foi recolhido fora do prazo, preciso enviar nova SEFIP? e como?

Me ajudemmmm..rs
obrigada

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 4 dezembro 2018 | 14:39

Cassiana da Cruz Diana,

Boa tarde. Quando se envia uma nova GFIP com a mesma "competência - CNPJ - código de recolhimento - FPAS" da anterior, então há a substituição da declaração no sistema. Se o INSS foi recolhido corretamente, não haveria porquê aparecer essa divergência. Confira a GPS paga com o valor devido na GFIP (veja se não houve erro de digitação na hora do recolhimento ...).

RONAN EUSTAQUIO CANDIDO

Ronan Eustaquio Candido

Ouro DIVISÃO 1, Chefe Recursos Humanos
há 5 anos Terça-Feira | 4 dezembro 2018 | 14:47

Boa tarde Cassiana,
Então de acordo com o que você falou não era para gerar diferença, verifique na Gfip gerada anteriormente o valor da GPS comparando com a Gfip gerada posteriormente senão estão com valores divergentes.

cassiana da cruz diana

Cassiana da Cruz Diana

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 4 dezembro 2018 | 14:48

Márcio Padilha Mello

Márcio o problema é que usei a mesma chave, na verdade ele atualizou juros do FGTS e do INSS ( sendo que INSS já havia sido recolhido corretamente) eu não atentei a conferência da GFIP pois acreditei que só iria atualizar o FGTS, o problema que o valor do INSS ficou diferente do recolhido.

E agora não sei como acertar.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 4 dezembro 2018 | 15:12

Cassiana, mas o "Total a Recolher", no relatório "Comprovante de Declaração à Previdência", deveria ser o valor originalmente devido, e que foi pago. Estranho ...
Se a GPS foi paga corretamente, então envie uma nova GFIP sem assinalar o item "Previdência Social - Em Atraso", na "Abertura de Movimento" (... modalidade "9").

Página 6 de 7

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.