Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 3.400

Contratação de funcionário de 16 anos no MEI

Rodrigo

Rodrigo

Iniciante DIVISÃO 3 , Proprietário(a)
há 10 anos Terça-Feira | 17 março 2015 | 12:03

Olá, estou precisando esclarecer algumas dúvidas na contratação de um funcionário.

Sou MEI e meu funcionário de 16 anos trabalha 4 horas por dia.

Quais os passos para assinar a carteira dele e quais informações tenho que incluir?

Att
Rodrigo

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 17 março 2015 | 12:35

Olá Rodrigo

O registro de funcionário neste caso deve observar alguns detalhes: não pode trabalhar à noite, em locais perigosos,insalubres, eróticos, submetido a excesso de força física, suas férias de trabalho devem coincidir com as férias escolares... atentando a isso, pode registrá-lo normalmente.

Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"
Rodrigo

Rodrigo

há 10 anos Terça-Feira | 17 março 2015 | 20:20

Ok, está tudo certinho sim.

Mas a minha dúvida é quais os passos para assinar a carteira.

É meu primeiro empregado, não sei como preencher.

Ele recebe 400,00 + VT

GILBERTO GREGUER

Gilberto Greguer

Prata DIVISÃO 1
há 10 anos Terça-Feira | 17 março 2015 | 21:11

Rodrigo boa noite!

O ideal e que a partir de agora você contrate um contador, visto que será necessário prestar informação referente ao funcionário que você vai contratar, pois sera obrigado a enviar oFGTS mensal deste funcionário além de confeccionar a folha de pagamento mensal bem como apurar a diferença do INSS, este relatórios são de caráter obrigatórios e o descumprimento esta passível de multa.

No que tange a contratação, deve observar a legislação vigente da CLT, pois neste caso o MEI equipara-se a qualquer outra empresa em direitos e deveres.

Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.

Voltaire
magno bastos de paula

Magno Bastos de Paula

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 18 março 2015 | 11:52

Rodrigo ,

Além de preencher os dados na CTPS, tem folha de pagamento, enviar declarações, como: GFIP. CAGED, RAIS, DIRF. É necessário ter um conhecimento na área para fazer as declarações .Nesse caso o microempreendedor precisa de um contador ou folha de pagamento terceirizada.

"As Dificuldade estão para todos os lados,basta apenas encara -las,para conquistar o sucesso" . Magno Bastos
GILBERTO GREGUER

Gilberto Greguer

Prata DIVISÃO 1
há 10 anos Quarta-Feira | 18 março 2015 | 12:15

Bom dia Rodrigo!

Como frisou nosso ilustre amigo Magno, você tem uma serie de obrigações para cumprir e para quem não esta inserido nesta atividade, fica complicado compreender todo este contexto, sem a ajuda profissional neste momento você estará exposto a sofrer penalidades por falta de entrega dos relatórios exigidos.

Por isto neste momento volto a reiterar que o melhor é a contratação de uma mão de obra especializada, lembra-se que o barato de agora pode lhe custar caro amanhã.

Lhe aconselho caso realmente deseja efetuar esta empreitada, que faça um curso de DEPARTAMENTO PESSOAL, só assim saberá como proceder.

Abraço Gilberto!

Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.

Voltaire
Rodrigo

Rodrigo

há 10 anos Quarta-Feira | 18 março 2015 | 12:38

Muito obrigado pelas respostas!

Procurarei um profissional então.

Só mais uma pergunta, eu até irei perguntar para esse profissional, eu terei que contratar mais um empregado e sei que o MEI aceita apenas 1 então terei que mudar de classificação da empresa.

Minha pergunta é, posso assinar a carteira de 1 empregado agora como MEI e daqui a uns 2 meses quando terei o outro empregado muda a classificação para assinar dos 2 empregados?

A pergunta é se teria algum problema para depois mudar o empregado que assinei no MEI, se seria melhor trocar a classificação primeiro e já assinar esse empregado entende.

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 18 março 2015 | 12:45

Rodrigo, sendo mei você pode registrar 01 funcionário agora e, quando precisar registrar o outro, antes você muda a classificação da empresa.

Para o empregado não vai mudar nada.

Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade